Cachorro

Cachorro defecando sangue: o que pode ser?

Publicado - 19 Outubro 2023 - 17h15

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Amanda Carloni - Médica Veterinária Preventiva

Amanda Carloni / Médica Veterinária Preventiva

CRMV-BA: 5463

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduada em clínica médica de cães e gatos pela Equalis. Especialista em Medicina Veterinária Preventiva.

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

É inevitável ficar preocupado com o animal de estimação quando algo anormal está acontecendo com ele. Um cachorro com dor de barriga, por exemplo, é um sinal claro de que algo não está certo com a saúde do pet. O cocô de cachorro saudável tem o aspecto firme e castanho, enquanto o cachorro com diarreia elimina fezes mais pastosas. Mas e quando nos deparamos com o cachorro defecando sangue, o que pode ser? Para desvendar o que está por trás desse sintoma e o que fazer em caso de diarreia com sangue, conversamos com a veterinária Amanda Carloni, especialista em medicina veterinária preventiva. 

Cachorro defecando sangue: o que pode ser ?

A presença de sangue nas necessidades fisiológicas do pet pode indicar uma série de problemas que afetam a saúde do animal, mas será que é perigoso sangue nas fezes do cachorro? De acordo com Amanda, esse é um sintoma que pode sim indicar um grave problema — como um câncer —, mas também pode ser consequência de uma questão menos grave.

Dentre as principais causas desse sintoma, a veterinária destaca: 

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

  • Parasitas intestinais: as verminoses, como a giárdia canina, são uma das principais causas de sangue nas fezes do cachorro. O verme age no sistema digestivo do cachorro e causa a giardíase, uma zoonose que pode acometer os humanos. 
  • Infecções bacterianas ou virais: as infecções bacterianas ou virais podem inflamar o intestino do cachorro e provocar lesões que aparecem nas fezes do pet. A parvovirose canina é um exemplo de uma doença viral grave que afeta o sistema gastrointestinal do pet. 
  • Colite: uma das principais causas do cachorro com diarreia, a colite é resultado da inflamação do trato gastrointestinal do animal e na maioria das vezes está relacionado com a alergia alimentar em cães.  
  • Intoxicações alimentares: a ingestão de substâncias tóxicas presente em alguns alimentos, como cebola e alho, pode levar a complicações no sistema digestivo do animal e causar a gastroenterite canina, uma inflamação aguda que pode resultar em sangramento nas fezes.
  • Ingestão de objetos estranhos: ingerir objetos estranhos é um perigo para a saúde do animal por diversas razões, como a obstrução intestinal em cães. Os objetos podem gerar pequenas lesões no sistema gastrointestinal do cão que podem provocar sangramentos e desconforto. 
  • Neoplasias ou tumores no trato gastrointestinal: o câncer em cachorro no sistema gastrointestinal pode causar sangramento nas fezes do cão devido ao crescimento do tumor.
Alerta de imagens fortesfezes de cachorro

O que fazer em caso de diarreia com sangue?

A presença de sangue nas fezes pode ser indicativo de vários problemas de saúde graves, mas o que dar para o cachorro quando ele está evacuando sangue? Será que existe algum remédio para oferecer para o pet? Qual o remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue?

A veterinária Amanda explica a seguir exatamente o que fazer em caso de diarreia com sangue:

  1. Mantenha a calma para não estressar o cachorro;
  2. Isole o cão de outros animais para evitar a propagação de doenças;
  3. Evite alimentar o pet até obter orientação do veterinário;
  4. Anote as observações, como a quantidade de sangue e a frequência das evacuações sanguinolentas;
  5. Leve o cão ao médico veterinário para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado.

Ou seja, se você encontrou sangue nas fezes do cachorro, não tome nenhuma medida antes de levar seu amigo de quatro patas a um médico veterinário. Automedicar o animal sem um diagnóstico dado por um veterinário é super arriscado e pode piorar o quadro de saúde do cachorro. Apenas um especialista vai poder identificar qual das causas acima é o principal motivo do sangue nas fezes do animal.

Amanda ainda alerta sobre quais são os sinais de alerta que indicam que você deve procurar ajuda imediatamente: “Em casos de sangramento excessivo ou contínuo, abdômen distendido ou sensibilidade extrema, fraqueza extrema, letargia, perda de apetite, cachorro vomitando e evacuando sangue e mudanças drásticas no comportamento, procure um médico veterinário.”

Cachorro com dor de barriga: o que fazer?

E no caso de um um cachorro com dor de barriga, o que fazer? Quando nos deparamos com essa situação super desconfortável para o animal, logo nos perguntamos como aliviar esse incômodo. Será que existe remédio caseiro para cachorro com dor de barriga e vômito? E na hora de dar comida para o cachorro com infecção intestinal, o que devo oferecer?

A diarreia em cachorro pode deixar o animal desidratado, por isso ofereça muita água para o pet. Um remédio caseiro para cachorro com dor de barriga que pode ajudar no desconforto do animal e na hidratação são os chás. Sim, cachorro pode tomar chá, mas não são todos que podem ser oferecidos para o pet. Jamais ofereça chás cítricos, por exemplo. Opte por ervas como a camomila, hortelã, boldo e erva-doce, pois elas fazem muito bem para o trato gastrointestinal dos cães. 

Além disso, é importante suspender a alimentação do animal durante 12 horas, até a flora intestinal se recompor. Se após esse tempo o pet tiver não estiver evacuando mais, você pode oferecer alguns alimentos para cachorro, como batata doce, frango cozido e abóbora. Vale lembrar que esses alimentos precisam estar cozidos e sem nenhum tempero, ok?

Além disso, o probiótico para cachorro com diarreia também é super recomendado, pois ajuda a combater os micro-organismos que estão no intestino. Mas lembre-se sempre de consultar um veterinário antes de oferecer qualquer medicamento. 

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cachorro

Cachorro idoso: 6 brincadeiras para manter o ritmo de atividades físicas e mentais na terceira idade canina

Cuidar de um cachorro idoso não é tão difícil quanto parece. É claro que o cãozinho vai exigir mais atenção, principalmente em relaç...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas