É inevitável ficar preocupado com o animal de estimação quando algo anormal está acontecendo com ele. Um cachorro com dor de barriga, por exemplo, é um sinal claro de que algo não está certo com a saúde do pet. O cocô de cachorro saudável tem o aspecto firme e castanho, enquanto o cachorro com diarreia elimina fezes mais pastosas. Mas e quando nos deparamos com o cachorro defecando sangue, o que pode ser? Para desvendar o que está por trás desse sintoma e o que fazer em caso de diarreia com sangue, conversamos com a veterinária Amanda Carloni, especialista em medicina veterinária preventiva.
Cachorro defecando sangue: o que pode ser ?
A presença de sangue nas necessidades fisiológicas do pet pode indicar uma série de problemas que afetam a saúde do animal, mas será que é perigoso sangue nas fezes do cachorro? De acordo com Amanda, esse é um sintoma que pode sim indicar um grave problema — como um câncer —, mas também pode ser consequência de uma questão menos grave.
Dentre as principais causas desse sintoma, a veterinária destaca:
- Parasitas intestinais: as verminoses, como a giárdia canina, são uma das principais causas de sangue nas fezes do cachorro. O verme age no sistema digestivo do cachorro e causa a giardíase, uma zoonose que pode acometer os humanos.
- Infecções bacterianas ou virais: as infecções bacterianas ou virais podem inflamar o intestino do cachorro e provocar lesões que aparecem nas fezes do pet. A parvovirose canina é um exemplo de uma doença viral grave que afeta o sistema gastrointestinal do pet.
- Colite: uma das principais causas do cachorro com diarreia, a colite é resultado da inflamação do trato gastrointestinal do animal e na maioria das vezes está relacionado com a alergia alimentar em cães.
- Intoxicações alimentares: a ingestão de substâncias tóxicas presente em alguns alimentos, como cebola e alho, pode levar a complicações no sistema digestivo do animal e causar a gastroenterite canina, uma inflamação aguda que pode resultar em sangramento nas fezes.
- Ingestão de objetos estranhos: ingerir objetos estranhos é um perigo para a saúde do animal por diversas razões, como a obstrução intestinal em cães. Os objetos podem gerar pequenas lesões no sistema gastrointestinal do cão que podem provocar sangramentos e desconforto.
- Neoplasias ou tumores no trato gastrointestinal: o câncer em cachorro no sistema gastrointestinal pode causar sangramento nas fezes do cão devido ao crescimento do tumor.
O que fazer em caso de diarreia com sangue?
A presença de sangue nas fezes pode ser indicativo de vários problemas de saúde graves, mas o que dar para o cachorro quando ele está evacuando sangue? Será que existe algum remédio para oferecer para o pet? Qual o remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue?
A veterinária Amanda explica a seguir exatamente o que fazer em caso de diarreia com sangue:
- Mantenha a calma para não estressar o cachorro;
- Isole o cão de outros animais para evitar a propagação de doenças;
- Evite alimentar o pet até obter orientação do veterinário;
- Anote as observações, como a quantidade de sangue e a frequência das evacuações sanguinolentas;
- Leve o cão ao médico veterinário para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado.
Ou seja, se você encontrou sangue nas fezes do cachorro, não tome nenhuma medida antes de levar seu amigo de quatro patas a um médico veterinário. Automedicar o animal sem um diagnóstico dado por um veterinário é super arriscado e pode piorar o quadro de saúde do cachorro. Apenas um especialista vai poder identificar qual das causas acima é o principal motivo do sangue nas fezes do animal.
Amanda ainda alerta sobre quais são os sinais de alerta que indicam que você deve procurar ajuda imediatamente: “Em casos de sangramento excessivo ou contínuo, abdômen distendido ou sensibilidade extrema, fraqueza extrema, letargia, perda de apetite, cachorro vomitando e evacuando sangue e mudanças drásticas no comportamento, procure um médico veterinário.”
Cachorro com dor de barriga: o que fazer?
E no caso de um um cachorro com dor de barriga, o que fazer? Quando nos deparamos com essa situação super desconfortável para o animal, logo nos perguntamos como aliviar esse incômodo. Será que existe remédio caseiro para cachorro com dor de barriga e vômito? E na hora de dar comida para o cachorro com infecção intestinal, o que devo oferecer?
A diarreia em cachorro pode deixar o animal desidratado, por isso ofereça muita água para o pet. Um remédio caseiro para cachorro com dor de barriga que pode ajudar no desconforto do animal e na hidratação são os chás. Sim, cachorro pode tomar chá, mas não são todos que podem ser oferecidos para o pet. Jamais ofereça chás cítricos, por exemplo. Opte por ervas como a camomila, hortelã, boldo e erva-doce, pois elas fazem muito bem para o trato gastrointestinal dos cães.
Além disso, é importante suspender a alimentação do animal durante 12 horas, até a flora intestinal se recompor. Se após esse tempo o pet tiver não estiver evacuando mais, você pode oferecer alguns alimentos para cachorro, como batata doce, frango cozido e abóbora. Vale lembrar que esses alimentos precisam estar cozidos e sem nenhum tempero, ok?
Além disso, o probiótico para cachorro com diarreia também é super recomendado, pois ajuda a combater os micro-organismos que estão no intestino. Mas lembre-se sempre de consultar um veterinário antes de oferecer qualquer medicamento.