A equipe da Sociedade Humanitária de Wisconsin, um abrigo de cães e gatos localizado na cidade de Kenosha, Estados Unidos, foi surpreendida no último mês com os exames de um pet que havia chegado recentemente no local. Eles receberam Bella, um filhote de cachorro de 6 meses com uma condição raríssima e inacreditável. O caso de Bella é tão especial que, em 145 anos de funcionamento, o abrigo afirma que nunca viu nada parecido antes.
Cachorro é diagnosticada com condição raríssima
Logo quando Bella chegou na Sociedade Humanitária de Wisconsin, os veterinários perceberam que a peluda era um tanto quanto “especial”. Bella é uma vira-lata, e, diferente da maioria dos cães que possuem 5 dedos em cada patinha, ela nasceu com 9 dedos na pata traseira direita.
Visualmente, é possível perceber que a pata de cachorro de Bella é bem mais larga do que as demais. A equipe médica do abrigo realizou exames de raio-x para investigar a situação, e o resultado deixou todos surpresos: Bella foi diagnosticada com dimelia, uma condição de saúde rara que causa a duplicação de ossos.
Exames mostram ossos duplicados de Bella
Nas redes sociais do abrigo, a equipe contou um pouco sobre o caso de Bella e compartilhou as radiografias realizadas nela. O resultado impressionante das imagens mostrou que a cadela tem um fêmur adicional, duas tíbias, duas fíbulas e cinco dedos a mais na pata traseira. Como a dimelia é uma condição considerada rara e pouco conhecida, a equipe decidiu acionar um cirurgião especialista para avaliar o caso de Bella.
A primeira abordagem do médico envolvia amputar a perna direita de Bella, mas como ela faz uso da patinha confortavelmente no dia a dia, a ideia foi descartada por ele. A recomendação foi manter o membro e acompanhar o desenvolvimento dele na medida que Bella cresce. Veja o vídeo publicado nas redes do abrigo para entender melhor o caso:
@wischumane The first “5-legged” #puppy at WHS in our 145-year history 🤯 Bella is 4mo and has an extremely #rarecondition called #dimelia ♬ Ed bassmaster - The Potted Oasis
A dimelia em cachorro é uma anomalia genética
Não é de se espantar que a equipe médica tenha ficado surpresa ao receber o exame e o diagnóstico de Bella. Afinal, a dimelia em cachorro é uma anomalia congênita rara que quase não é vista entre os veterinários. A dimelia é caracterizada por provocar a duplicação dos ossos, afetando a anatomia do cachorro.
Ela é tão rara que a equipe que está cuidando de Bella só conseguiu encontrar um caso parecido com o dela em uma Cocker Spaniel, registrado em 2006. Porém, diferente de Bella, a dimelia só afetou uma pata da Cocker. No caso da Bella, é como se ela tivesse uma “perna a mais” no corpo. Por essa razão, a mobilidade da cadela é um pouco afetada, mas ela consegue brincar, passear e correr confortavelmente. A cadela foi encaminhada para adoção e a equipe do abrigo está em busca de um lar tão especial e único quanto a Bella.