Muitas pessoas acreditam que o cachorro entende o que a gente fala, mas será que isso é mesmo verdade? Embora os cães não falem a nossa língua, eles possuem a capacidade de interpretar a comunicação humana, mas não da maneira que imaginamos. Como não se comunicam por meio de palavras, os cães usam técnicas específicas para interpretar o que o humano está dizendo. Essa habilidade demonstra o quão inteligentes os cães podem ser - e que não devemos subestimá-los. Venha descobrir quais são as técnicas que o cachorro usa para interpretar o que você quer dizer.
O cachorro entende o que a gente fala?
Um estudo desenvolvido por duas brasileiras e publicado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, confirmou que o cachorro entende o que a gente fala. Com o título "Os cães respondem funcionalmente e usam informações emocionais das expressões humanas", as pesquisadoras Natalia Albuquerque e Briseida Resende chegaram a conclusão de que, embora a ‘lingua’ de cachorro seja diferente da nossa, esses animais têm uma habilidade incrível em perceber o que os humanos querem dizer por meio de alguns fatores, como expressões faciais, a entonação da voz, repetição de palavras, a rotina e a linguagem corporal. Os cães são muito atentos a esses sinais e se saem melhor quando eles são combinados a constância e uma comunicação clara.
Veja a seguir as 5 técnicas que seu cachorro usa para te interpretar:
1) Identificação de palavras repetidas
Um dos métodos mais eficazes para ensinar truques para cachorro é a repetição de palavras, e isso não é à toa. Repetir as palavras mais de uma vez faz com que elas se tornem familiares para os cães, facilitando a compreensão. Quando os cães ouvem palavras conhecidas, como "passear", "brincar" e "comer", eles conseguem associá-las a atividades que gostam. Isso ocorre porque a repetição cria uma conexão entre a palavra dita e a ação em si, ajudando os cães a entenderem o que os humanos estão dizendo.
2) Entonação da voz
Outra coisa que o cachorro entende é a entonação da sua voz - e eles vão usar isso a próprio favor para te interpretar. A audição canina é muito sensível, então eles conseguem distinguir entre um tom de voz amigável e um tom de repreensão, por exemplo, independentemente das palavras que você utilizou. De acordo com a vivência de cada animal, eles sabem que um tom de voz animado indica algo positivo, como um cumprimento ou brincadeira, enquanto um tom sério indica uma bronca. Isso é facilmente observado pelo comportamento canino, já que, quando são repreendidos, os cães tendem a ficar com o rabo entre as pernas, e quando estão felizes, tendem a balançar o rabinho.
3) Linguagem corporal
A linguagem corporal desempenha um papel fundamental na comunicação entre cachorro e tutor, pois os cães são muito atentos a sinais visuais. Então gestos, expressões e a postura corporal são sinais tão importantes quanto as palavras. O cachorro entende um sorriso como um sinal de afeto, enquanto uma postura tensa indica irritação. É por isso também que, durante o adestramento de cães, as mãos são muito utilizadas para ensinar o cão a dar a pata, deitar, rodar e ficar.
4) Observação da rotina
Você provavelmente já deve ter percebido que os cães sabem quando está perto da hora do passeio, da hora das refeições e da soneca. Os cachorros são animais que gostam de viver uma rotina com hábitos estabelecidos. Quando esses hábitos são consistentes, os cães aprendem a associar ações e sinais com eventos específicos. É por isso que, em algumas situações, parece até que o cachorro entende exatamente o que você vai fazer a seguir, pois ele aprende o que esperar em diferentes situações baseadas no contexto. Por exemplo, quando um humano pega a coleira para cachorro, o pet entende que é hora do passeio porque isso faz parte da rotina diária dele.
5) Interpretação das emoções
Você já deve ter percebido que, quando está triste, o cão busca ficar mais pertinho de você, como se estivesse oferecendo um um ‘ombro amigo’. Surpreendentemente, os cães reconhecem emoções humanas e tomam atitudes a partir delas porque conseguem compreender as expressão faciais. Essa descoberta foi feita por pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido. De acordo com a pesquisa, o cachorro entende não apenas as expressões faciais, como também identificam a emoção relacionada para reagir da melhor forma. Além disso, os pesquisadores acreditam que os cachorros são os únicos animais capazes de reconhecer as expressões faciais humanas e o que elas querem dizer.