Ver um cachorro espirrando é uma situação que pode parecer inofensiva, mas às vezes exige um olhar mais atento. A frequência dos espirros, principalmente quando vem acompanhada de outros sintomas, costuma ser um sinal de alerta. Para entender quais são as causas de um cachorro espirrando sem parar, conversamos com a médica veterinária Tatiana De Vita. Veja o que ela nos disse abaixo.
Cachorro espirrando: quais as principais causas do problema?
De acordo com a especialista, o espirro é o reflexo automático do corpo para expelir alguma partícula ou substância que pode ter entrado nas vias aéreas. Essa é uma situação que pode ter diversas causas. Dentre as mais comuns, Tatiana cita:
- Poeira
- Odores específicos
- Pólen
- Fumaça
Porém, a médica veterinária alerta que o espirro deve se tornar uma preocupação quando começa a ser frequente. “Além disso, quando o espirro vem acompanhado de outros sintomas, como coriza, tosse, apatia, mudança de comportamento, pode indicar um problema de saúde mais sério”, acrescenta.
Doenças respiratórias e alergias também podem deixar o cachorro espirrando
Quando o assunto é a saúde animal, todo cuidado é pouco. Isso porque, embora os espirros pareçam inofensivos, doenças do trato respiratório e alergias em cachorro são algumas possíveis causas por trás do problema. Nesses casos, é importante investigar a raiz do problema junto a um veterinário.
Sobre o assunto, Tatiana explica: “Alguns sintomas podem auxiliar a diferenciar essas situações, mas apenas um profissional veterinário pode confirmar a causa do problema. Por exemplo, o cachorro pode estar com uma traqueobronquite infecciosa, ou pode ter alergia a algum produto específico. Apenas o veterinário conseguirá confirmar a causa e entrar com o melhor tratamento.”

Cachorro espirrando muito precisa ser avaliado por um profissional
Um espirro ocasional geralmente não é motivo de preocupação, mas quando os cachorros espirram várias vezes ao longo dos dias, é fundamental entender o que está acontecendo. “O tutor deve procurar ajuda profissional assim que perceber que os sintomas estão frequentes, não existe uma causa conhecida e normal associada (como poeira ou perfume)”, orienta a médica veterinária.
A especialista também alerta que, nos casos em que o tutor percebe um desconforto ao espirrar, ou até mesmo sangue sendo expelido junto com a secreção, deve correr imediatamente para buscar ajuda, pois o animal pode ter aspirado algum corpo estranho que pode obstruir suas vias respiratórias.
Como evitar um cachorro espirrando sem parar?
Conforme Tatiana sugere, a principal maneira de evitar um cachorro espirrando é manter o animal longe da causa do espirro. “Nos casos em que o animal apresenta alergia a determinadas substâncias ou produtos, deve-se evitar seu contato. Caso não seja possível, o veterinário saberá a melhor conduta, seja com antialérgicos ou outras alternativas”.
Por outro lado, quando o motivo para um cachorro espirrando tem a ver com infecções, o médico veterinário deverá investigar qual o agente causador do problema (vírus, bactéria, fungos) e indicar o tratamento mais adequado para o paciente.