Nenhum tutor gosta de ver o seu cachorro com dor de barriga. No entanto, esse é um problema mais comum do que muita gente imagina, e que pode ter relação com diferentes causas. O ideal é que a situação seja avaliada por um profissional de confiança. Mas, para entender melhor sobre o que acontece com o cachorro com dor de barriga, o que fazer e outros detalhes, conversamos com a médica veterinária Tatiana De Vita. Confira as recomendações da especialista abaixo!
Cachorro com dor de barriga: o que pode ser?
A dor de barriga em cachorro se apresenta de diferentes formas. Além da diarreia — que costuma ser comum em situações assim —, o animal também pode manifestar outros sintomas, como emagrecimento, vômito, dor no abdômen, apatia e falta de apetite. Mas, além de saber o que dar para cachorro com dor de barriga para aliviar o incômodo, é fundamental investigar a raiz do problema.
De acordo com Tatiana, existem diversas causas para a dor de barriga em cães, como:
- Infecções;
- Alergias alimentares;
- Flatulência;
- Doenças endócrinas;
- Corpo estranho;
- Parasitas;
- Neoplasias.
“Assim que o tutor perceber dor de barriga no cachorro, já deve procurar atendimento imediato. Apenas o profissional poderá dizer se o sintoma que é observado é algo pontual, como flatulência por ingestão de alimentação inadequada, por exemplo, ou se necessita de exames e/ou alguma intervenção urgente, como no caso de corpos estranhos”, reforça.
Má alimentação geralmente deixa o cachorro com dor de barriga
Conforme a médica veterinária aponta, a alimentação é uma causa frequente da dor de barriga em cães, principalmente quando ela é feita de forma inadequada. É o que explica Tatiana: “Uma alimentação de baixa qualidade, mal armazenada e desbalanceada pode causar dores de barriga nos cães, pois pode aumentar a chance de gases e causar diarreia pelo desbalanço da microbiota e intoxicação.”

Para evitar problemas desse tipo, o ideal é apostar em uma ração para cachorro de alta qualidade — como as versões premium e super premium — e seguir as recomendações do veterinário quanto à dieta do pet, inclusive sobre a quantidade de petiscos. “Além disso, alguns cães apresentam sensibilidade a componentes específicos da dieta e, nesses casos, o veterinário conseguirá indicar um alimento que se adapte a essa condição”, complementa.
O que dar para um cachorro com dor de barriga?
Para amenizar o incômodo de um cachorro com dor de barriga, muitos tutores costumam procurar alternativas caseiras na internet. Sobre isso, Tatiana revela que os medicamentos caseiros até podem mascarar os sintomas pontualmente, mas não devem ser uma opção. “A dor de barriga é um sintoma, e não a causa. É importante buscar ajuda profissional para tratar a causa, que vai diferenciar caso a caso”.
Então, o que dar para cachorro com dor de barriga? Bom, o primeiro passo é ter uma consulta com um veterinário de confiança para diagnosticar o paciente. “Exames de sangue, urina, fezes, ultrassom, raio X, são alguns dos exames comuns que podem auxiliar no diagnóstico de doenças endócrinas, infecciosas, tumorais, corpos estranhos, entre outras”, conta a especialista.
Com base no diagnóstico, o profissional indicará o melhor tratamento para o seu amigo de quatro patas, que pode incluir a administração de antibióticos, analgésicos e outros medicamentos específicos. Vale lembrar que a automedicação não é indicada, pois o uso de remédios errados ou em dosagens inadequadas pode acabar prejudicando a situação do animal.
Outros cuidados importantes são oferecer bastante água para cachorro e apostar em uma alimentação leve para não sobrecarregar um sistema digestivo que já está sobrecarregado. Em algumas situações, os veterinários também podem indicar alternativas naturais, como chás de camomila, hortelã e erva-doce. Porém, é importante que sempre haja supervisão de um profissional.