Identificar um cachorro triste ou feliz pode ser uma tarefa desafiadora para alguns pais de pet. Mas, ao mesmo tempo, não é uma missão impossível como muitos podem pensar. Mesmo que os cães não sejam capazes de falar como os humanos, eles conseguem se expressar muito bem de outras formas. Por isso, entender como funciona a linguagem canina faz toda a diferença nessas horas.
Então como saber se o cachorro está feliz? Como identificar um cachorro triste? Para não haver dúvidas, o Patas da Casa preparou um infográfico com os principais sinais que indicam cada emoção canina!
Como saber se o cachorro está feliz?
Um cachorro feliz normalmente é aquele que abana o rabinho e carrega um olhar alegre. Ele fica entusiasmado para brincar, tem um sono regulado e alimentação balanceada. Além disso, apresenta um comportamento social positivo e, ao mesmo tempo, é independente. Ou seja, é um cachorro que pode ficar sozinho em casa por algumas horinhas sem causar nenhum problema. Cachorros felizes também tendem a tentar se aproximar dos humanos para receber carinho!
O que deixa um cão feliz?
Uma rotina apropriada de exercícios físicos, o acesso a uma ração para cachorro de qualidade, consultas de check-up regulares e um tempo de qualidade ao lado do tutor são algumas coisas que deixam o cachorro feliz. Esses são os principais sinais de que seu cãozinho tem qualidade de vida!
O que significa quando o cachorro sorri?
Até é possível ver um cachorro sorrindo, mas esses sorrisos não são exatamente uma reação voluntária do animal. Na verdade, o sorriso dos cães normalmente surge quando os animais estão relaxados ou de maneira automática quando eles veem alguém sorrindo. É a “resposta” deles.
O cachorro triste muda drasticamente de comportamento
“Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste” é um dos relatos mais comuns de tutores que percebem que o cãozinho não está bem. A perda de apetite é frequente em um cachorro triste, assim como alterações no sono, perda de peso, rabinho baixo e até isolamento social. Também costuma ser comum ver o animal perdendo o interesse por brincadeiras e outras atividades que antes ele gostava.
No caso de um cachorro triste, o que fazer de imediato é entender a origem da tristeza do animal. Às vezes pode ser um problema de saúde que está afetando o comportamento do pet, ou até mesmo falta de estímulos adequados na rotina dele.
Um cachorro ansioso pode se lamber compulsivamente
A ansiedade canina é um problema e tanto na rotina dos cachorros, principalmente a ansiedade de separação. Isso acontece normalmente quando o animal é muito apegado, e até um pouco dependente dos donos. Então, sempre que a família precisa sair de casa, o animal se frustra e apresenta comportamentos destrutivos, lambe a pata compulsivamente e uiva/vocaliza excessivamente. Quadros de hiperatividade e agressividade também costumam ser comuns.
Cachorro com medo vai tentar se esconder
É comum ver um cachorro com medo de fogos ou de trovões. Como a audição canina é super sensível, barulhos muito altos — mesmo de longe — são super incômodos e podem provocar medo nos cães. Nesses casos, o medo se manifesta por meio de tremedeiras, respiração ofegante (como se fosse um cachorro com falta de ar), tentativas de se esconder e micção nos lugares errados. Em alguns casos, o cachorro pode ficar agressivo para tentar se proteger daquilo que despertou seu medo.