Você já deve ter reparado nas prateleiras dos supermercados que existem diferentes tipos de ração para cães: tem ração para cachorro filhote, cachorro adulto e também para cachorro idoso. Mas será que é seguro oferecer uma ração de adulto para os filhotes? Os cães possuem necessidades nutricionais diferentes e precisam se alimentar com uma ração que seja adequada à fase da vida. Por isso, é fundamental entender se o cachorro filhote pode comer ração de adulto e quais são as consequências dessa prática.
Tem problema dar ração de cachorro adulto para filhote?
Oferecer uma ração de adulto para o filhote de cachorro não é uma prática recomendada por especialistas. Afinal, cada fase da vida canina exige uma quantidade diferente de nutrientes. O cachorro filhote, por exemplo, durante os primeiros meses de vida, passa por uma fase de intenso desenvolvimento e crescimento.
Eles apresentam o metabolismo mais acelerado, são cheios de energia e ainda estão fortalecendo os ossos e músculos, então precisam de uma dieta formulada especificamente para atender a essas necessidades. Tudo isso pode ser encontrado na ração para cachorro filhote.
Qual a diferença entre a ração para cachorro filhote e para adulto?
Não é à toa que o rótulo de uma ração para cachorro filhote indica que o alimento é para filhotinhos. Essas rações são formuladas para oferecer todos os nutrientes considerados essenciais para o desenvolvimento do filhote, diferentemente das rações indicadas para adultos e idosos. Confira quais são as diferenças entre a ração para cachorro filhote e as demais:
- Maior teor de proteínas: o filhote precisa de mais proteínas para a formação dos músculos, então geralmente, esse nutriente está presente em maior quantidade na ração para cachorro filhote.
- Maior teor de gorduras: o cachorro filhote precisa de muita energia para se desenvolver adequadamente. Por isso, a ração para cachorro filhote contém mais calorias, o que ajuda a fornecer a energia necessária para o desenvolvimento do pet. O ômega 3, por exemplo, é um tipo de gordura que auxilia no desenvolvimento cerebral e cognitivo do filhote.
- Prebiótico natural: geralmente, a ração para cachorro filhote contém prebióticos, componente que é fundamental para o funcionamento adequado do intestino do cachorro.
- Maior quantidade de nutrientes essenciais: outro fator importante da ração para cachorro filhote é que ela possui uma quantidade maior de nutrientes que são essenciais para o desenvolvimento do pet, como o cálcio e o fósforo. Tanto um quanto o outro são fundamentais para o fortalecimento dos músculos e dos ossos do cachorro.
O que acontece se um cachorro filhote comer ração de cachorro adulto
Para que os filhotes se desenvolvam de maneira saudável, eles precisam se alimentar com uma ração para filhote de cachorro. Se isso não acontecer, o filhote pode sofrer consequências em decorrência da falta de nutrientes. Veja que problemas são esses:
- Complicação no sistema osteomuscular: a ração para cachorro adulto possui menos cálcio e fósforo, nutrientes que são fundamentais para o fortalecimento muscular e ósseo. Por isso, a longo prazo, o cachorro filhote que se alimenta de ração para adulto pode apresentar problemas no crescimento dos ossos, dos músculos e da articulação, o que pode comprometer o movimento e a qualidade de vida do animal.
- Letargia: sem a quantidade de calorias, proteínas e gordura adequadas, o cachorro filhote pode aparentar maior cansaço no dia a dia. Isso acontece porque a ração para cachorro adulto não fornece os nutrientes suficientes para sustentar o metabolismo do filhote.
- Problemas de desenvolvimento: além dos problemas nos ossos, o filhote de cachorro que se alimenta de ração para adultos pode ter o desenvolvimento cognitivo afetado.
- Baixa imunidade: um cachorro filhote que se alimenta com ração para adultos pode ter a imunidade comprometida devido a menor quantidade de nutrientes essenciais, como é o caso do ômega 3. Por conta disso, o filhote de cachorro fica mais vulnerável e suscetível a desenvolver doenças.
É importante reforçar que as consequências citadas acima só irão surgir no cachorro filhote caso ele se alimente diariamente com uma ração que não é indicada para ele.
Até quando o cachorro tem que comer ração para filhote?
Já sabemos que os filhotes devem comer uma ração que seja específica para sua fase de vida. Mas com quantos meses o filhote pode comer ração de adulto? No geral, especialistas recomendam que a transição entre a ração para cachorro filhote e a ração de adultos seja feita quando o filhote completar 12 meses de vida. No entanto, isso pode variar dependendo da raça do cachorro.
Cachorros pequenos podem ser considerados adultos entre os 10 a 12 meses de vida, enquanto cães gigantes só vão atingir a maturidade entre 24 e 36 meses. Para que essa transição não seja feita antes do tempo, é fundamental que os tutores consultem um médico veterinário, pois ele vai indicar quando o filhote de cachorro deve começar a ingerir uma ração específica para adultos. Além disso, é importante que essa transição seja feita de maneira gradual, então aproveite esse momento para perguntar como fazer isso adequadamente de acordo com as características do seu pet.