Existem cães de todos os tamanhos e para todos os gostos! Cachorros pequenos e com um jeitinho mais delicado e fofo até raças de cachorro gigante, que são cães com uma aparência mais robusta e que nunca passam despercebidos. A altura e peso de um cachorro gigante pode variar, mas o peso mínimo para um animal desse porte geralmente é de 45 kg. Apesar de parecerem um pouco intimidadores, a verdade é que esses cães têm amor de sobra e tudo para se tornar um grande companheiro (e bota grande nisso!). Conheça as principais raças de cachorro gigante a seguir e se apaixone!
1. Dogue Alemão é uma das raças de cachorro gigante mais famosas
Um dos cachorros gigantes mais conhecidos é o Dogue Alemão, que se tornou bastante popular por ser a raça de cachorro do personagem Scooby Doo. Também chamado de cão dinamarquês, embora seja de origem alemã, os cachorros desta raça costumam medir cerca de 80 cm na fase adulta e o seu peso fica em torno de 62 kg. Se você acha isso muito, vai se espantar ao saber que, de acordo com o Guinness World Records, o maior cão Dogue Alemão já visto no mundo tinha uma altura de 110 cm e pesava 111 kg. É até difícil de imaginar, né? Mas a verdade é que embora os cachorros gigantes desta raça sejam bastante utilizados como cães de guarda, devido ao corpo robusto e musculoso, o Dogue Alemão também pode ser um amigo bem tranquilo em casa.
2. O cão Mastim Inglês pode pesar até 113 kg
Conhecido também como Mastiff Inglês, essa raça de cachorros gigantes é uma das mais antigas do mundo e tem uma presença muito forte. Com uma massa corporal bastante chamativa e um jeitinho bastante amigável, o Mastim Inglês é um dos melhores amigos que qualquer um pode querer. Esses cães são extremamente leais e sempre fazem de tudo para proteger a sua família! Mas é bom ter um espacinho aconchegante para eles, pois esses cachorros gigantes podem chegar a 90 cm de altura e pesar até 113 kg. O recorde de peso desta raça, inclusive, é ainda mais assustador: chamado de Zorba, o maior cão Mastim Inglês tinha 156 kg.
3. O cachorro São Bernardo é outra raça bastante popular
Todo mundo que já assistiu ao filme “Beethoven” já está familiarizado com o São Bernardo. Cachorro desta raça é super simpático e capaz de cativar qualquer um. Embora sejam cachorros gigantes, esses animais não são nem um pouco intimidantes. Na verdade, é justamente o contrário: o São Bernardo tem um jeitinho muito acolhedor e protetor. São bondosos e até levam uma fama de cachorro “babá”, tanto é que no filme de “Peter Pan” é justamente esse o papel que a Naná, uma cadelinha São Bernardo, desempenha. Já sobre sua altura, acredite se quiser: essa raça de cachorro grande pode medir até 90 cm de altura e pesar por volta de 120 kg.
4. O Terra Nova é um excelente nadador e costumava ajudar pescadores
Uma das raças de cachorro gigante é o Terra Nova, que foi originalmente criado para auxiliar pescadores em suas diversas tarefas. Não é à toa que esse cãozinho se tornou um excelente nadador e hoje em dia é muito utilizado no resgate aquático de vítimas. Inteligente e bondoso, o cachorro Terra Nova tem tudo para ser um ótimo companheiro de quatro patas, mas precisa ser socializado desde filhote. Eles podem medir até 75 cm e costumam pesar entre 50 e 70 kg.
5. Cachorro Tosa Inu pode variar de tamanho e peso
Esta raça de cachorro gigantes de origem japonesa é um pouco diferente das demais, já que se trata de uma grande mistura de outras raças e é um exemplar mais raro. Por isso, tanto o peso quanto a altura pode variar bastante. No geral, o Tosa Inu pode medir entre 60 e 80 cm, e seu peso costuma ficar na faixa de 35 a 60 kg - mas alguns cachorros gigantes podem chegar a pesar até 100 kg! É uma raça calma e bastante tranquila, mas ainda assim o tutor deve considerar um adestramento nos primeiros meses de vida do cãozinho.
6. Komondor: cachorro chama a atenção pela sua aparência
Não é difícil reconhecer um Komondor na rua - também chamado de “cão esfregão” - por um simples motivo: seu casaco de pelos sempre tem um destaque muito especial e é difícil ignorá-lo. Isso acontece porque a pelagem desta raça de cachorro gigante é bastante inusitada, lembrando dreads caídos pelo seu corpo e que precisam de cuidados específicos regularmente. Originário da Hungria, o cachorro Komondor pode medir entre 70 e 75 cm de altura e seu peso pode chegar até 60 kg.
7. Cachorro Cane Corso é tranquilo e amigável
Alto, magro e com uma presença grandiosa, o Cane Corso é uma raça de origem italiana bastante requisitada para o posto de cão de guarda. Com um corpo bem definido e forte instinto protetor, esse cachorro gigante é um ótimo caçador e está sempre em alerta quando o assunto é defender quem ele ama. Com uma altura média de 70 cm e peso que costuma ficar na faixa de 50 kg, o cachorro Cane Corso precisa de um espaço adequado para viver bem e praticar exercícios físicos regulares.
8. Dogo Argentino tem o temperamento muito calmo
Como o próprio nome já diz, o cachorro Dogo Argentino tem origem em um país vizinho ao nosso: a Argentina. Apesar do porte grande, essa é uma das raças de cachorro gigante mais tranquilas e “moles” que existem. Esses animais, inclusive, são bastante sensíveis e precisam ser tratados com muito amor e carinho, pois qualquer atitude mais agressiva é capaz de deixá-los profundamente tristes. A altura do Dogo Argentino varia entre 60 e 68 cm, e seu peso costuma ficar na faixa dos 45 a 50 kg.
9. Cão Boerboel é muito afetuoso e obediente
Outra raça de cachorro gigante é o Boerboel africano. Com um corpo forte e musculoso, esses animais podem chegar a 70 cm de altura e pesar cerca de 95 kg. Por isso, demandam um espaço adequado para viver. Mas no geral, a convivência com esses cães é tranquila e eles se dão bem com qualquer pessoa. Inclusive, uma das maiores qualidades do Boerboel é que ele é super obediente, então educá-lo não é uma tarefa muito difícil, mas é importante que a socialização aconteça ainda nos primeiros meses de vida do animal.
Redação: Juliana Melo