Ter um cachorro inteligente facilita bastante algumas questões de convivência, como o adestramento e a socialização. Mas sabia que existem raças que se destacam quando o assunto é inteligência? É claro que todo cãozinho é habilidoso e esperto da sua própria maneira, mas o Poodle, por exemplo, está entre as raças de cachorro mais inteligentes do mundo. Isso significa que ele é um animal relativamente fácil de ser adestrado e costuma ser muito obediente. Para saber mais sobre o Poodle, que é um cachorro mais inteligente do que muitas outras raças, veja a matéria a seguir!
Cachorro mais inteligente do mundo é o Border Collie
Apesar da sua inteligência notável, o Poodle não consegue desbancar o Border Collie, que é a raça de cachorro mais inteligente que existe. O ranking desenvolvido por Stanley Coren, um psicólogo norte-americano que dedicou longos anos para entender as habilidades cognitivas dos cães, tem o topo da lista liderado pelo cachorro Border Collie. De acordo com o estudo, a raça tem inúmeras qualidades e uma esperteza fora do comum.
Alguns fatores que contribuem para tamanha destreza do cachorro mais inteligente são a facilidade de aprendizado, obediência, adaptabilidade e até mesmo os seus instintos naturais. A raça Border Collie era muito utilizada no pastoreio de rebanhos e possui muita aptidão para a liderança.
O Poodle fica em segundo lugar no ranking de raças de cachorros mais inteligentes
No quesito inteligência, o Poodle não fica muito atrás do Border Collie! O peludinho ocupa o segundo lugar do ranking e possui muita agilidade e destreza para aprender. Não é à toa que essa é uma das raças de cachorro mais fáceis de adestrar. Além de estarem sempre com disposição de obedecer e agradar o tutor, o Poodle - filhote ou adulto - tem muito foco e determinação para aprender comandos e truques. Uma curiosidade sobre o Poodle, inclusive, é que esses animais geralmente atendem as instruções com poucas repetições.
Como se não bastasse ser um cachorro inteligente por natureza, o Poodle também é muito adaptável e sociável. Ele mantém boas relações com os humanos - incluindo crianças - e normalmente se dá bem com outros cachorros e animais.
Além do cachorro Poodle, outras raças inteligentes que merecem destaque são o Pastor Alemão, Golden Retriever, Doberman e Labrador Retriever.
Como adestrar um Poodle filhote?
O adestramento de cães - seja um Poodle ou não - não é nenhum bicho de sete cabeças, e pode ser feito em casa. Se você parar para pensar, desde o início da vida do cãozinho a gente ensina um monte de coisas - como o jeito certo de usar o banheiro, por exemplo - e esses treinos, ainda que sejam mais básicos, também são uma forma de adestrar.
Mas e como adestrar um Poodle filhote ou adulto? Por ser um cachorro inteligente, não é necessário muito esforço para ensinar os doguinhos desta raça. Algumas dicas que podem ajudar são:
Investir no reforço positivo. Isso pode ser feito tanto com petiscos quanto com palavras de incentivo e carinho. Sempre que o Poodle filhote e adulto fizerem algo que você aprova e gostaria que ele repetisse, é só oferecer algum desses “mimos” para ele entender aquilo como uma associação positiva.
Ensinar o “não” para cachorro. O filhote de Poodle, em especial, gosta de agradar a família. Isso significa que quando o cãozinho entende o significado da palavra “não”, ele dificilmente vai repetir aquele comportamento. O Poodle só quer te ver feliz e fará de tudo para conseguir isso.
Evitar castigos e punições. Antigamente, muitos achavam que essa era a forma certa de educar um cachorro, mas não é verdade. Qualquer forma de punir o animal pode acabar causando traumas no Poodle, e por isso é algo que deve ser evitado.
Outras formas de estimular ainda mais as habilidades cognitivas do doguinho é com acessórios. Brinquedos interativos, banheiro inteligente para cachorro e comedouros lentos são ótimas formas de despertar a percepção e aprendizagem do animal.
Redação: Juliana Melo