O verão é a estação mais quente do ano, e é natural que tutores queiram aproveitar essa época para passear e desfrutar a praia ao lado do peludo. Por outro lado, muitos tutores ficam em dúvida se pode levar cachorro na praia ou se essa prática é considerada uma infração. Em algumas praias brasileiras, até é permitido levar cachorro na praia, mas é preciso seguir uma série de cuidados para manter o pet seguro.
Para te mostrar o que fazer quando levar o cachorro na praia, o Patas da Casa trouxe um infográfico com 10 dicas para um passeio seguro e divertido com seu amigo de quatro patas. Vem conferir!
1) O cachorro precisa estar vacinado e vermifugado
O cachorro na praia, ou em qualquer ambiente externo, precisa estar com as vacinas e o remédio de verme em dia. Isso porque a praia é um local em que o animal pode entrar em contato com vários parasitas, como pulgas e carrapatos, que podem causar problemas de saúde como a doença do carrapato.
2) Leve o cão nos horários menos quente
Assim como o asfalto, a areia também pode queimar a pata de cachorro durante os horários mais quentes do dia. Por isso, para evitar que o cachorro queime as patinhas, leve ele para aproveitar a praia bem cedo, antes das 10h, ou no final da tarde, após 16h. Além de queimar as almofadinhas do cachorro, os raios solares também podem provocar insolação e queimaduras na pele.
3) Utilize um protetor solar para cachorro
Independentemente do horário escolhido para levar o pet, o protetor solar para cachorro é fundamental para proteger a pele, as patas e o focinho do cachorro na praia. Além de proteger de queimaduras durante o passeio, o protetor solar ainda evita o desenvolvimento de câncer de pele nos pets.
4) Coloque uma coleira de identificação no cachorro
Segurança nunca é demais, né?! Por isso, não custa nada investir em uma coleira para cachorro que contenha as informações do animal, para caso ele se perca na praia. Geralmente, as coleiras de identificação contêm o nome de cachorro, nome do tutor e telefone para contato.
5) Fique sempre de olho no cachorro
Muitos tutores têm o hábito de deixar o cão solto na praia, explorando o ambiente. Mesmo que o animal seja treinado e o tutor sinta confiança para deixá-lo solto, essa é uma prática muito perigosa que, inclusive, não é permitida na grande maioria das praias. Por isso, lembre-se de ficar de olho no animal o tempo inteiro!
6) Leve bastante água para o cão
Oferecer água fresca e gelada para o cachorro com calor é fundamental para deixar o pet hidratado. Eles adoram correr, nadar e se divertir, e expostos ao sol, tendem a sentir mais sede. Além disso, é importantíssimo evitar a ingestão de água salgada do mar, pois o sal pode irritar o trato digestivo do animal e ocasionar um cachorro vomitando, com diarreia e até com gastroenterite.
7) Leve petiscos e comida para o cão
As brincadeiras para cachorro na praia, como buscar a bolinha ou nadar, ajudam a gastar a energia do animal, mas podem deixar o peludo esfomeado. Por esse motivo, não se esqueça de levar petiscos e até ração, caso ele esteja habituado a comer no horário em que estiver na praia. Além disso, uma dica super bacana é selecionar frutas que o cachorro pode comer para tornar o passeio ainda mais gostoso.
8) Leve picolé para refrescar o cachorro
Verão, calor, sol e praia pedem um picolé para refrescar. Pensando nisso, você pode preparar um picolé para cachorro em casa, com frutas que sejam liberadas para o consumo canino, e levar refrigerado para o animal comer. É só bater a fruta com água e congelá-la ou picar em pedacinhos menores e misturar com a água antes de refrigerar. Jamais ofereça picolés industrializados para o pet, pois eles podem conter açúcar e ingredientes tóxicos para o animal.
9) Não esqueça de levar uma barraca de sol
O cachorro pode ir na praia sem nenhum problema, mas especialmente nos dias de muito sol, a presença de uma barraca é essencial para proteger o animal dos raios ultravioleta. Esse é um cuidado muito importante para evitar a hipertermia em cães, que acontece quando a temperatura corporal se eleva mais do que o normal.
10) Leve uma toalha para secar o cachorro
Levar uma toalha para praia é fundamental para tirar o excesso de água do corpo do cachorro após o banho de mar. Isso evita que o peludo fique em contato com o vento gelado e contraia uma gripe canina. Você também pode estender a toalha na areia para que o cão possa deitar enquanto se seca no sol.
Pode andar com cachorro na areia da praia?
Quando pensamos em cachorro na praia, meme engraçado é o que não falta. Tem cachorro de óculos de sol deitado na cadeira, de chapéu de sol, enterrado na areia e até pegando uma onda. Mas será que pode andar com cachorro na areia da praia? Até pode, mas não são todas as praias que permitem a presença de cães, por isso é muito importante pesquisar quais praias são pet friendly antes de levar o pet para se refrescar e se divertir.
Quais praias são permitidos cães?
No Rio de Janeiro, desde 2019 é permitido a circulação de cachorros na praia, mas é necessário seguir algumas regras, como utilizar coleira e recolher os dejetos do animal. Em São Paulo, poucas praias são pet friendly, mas em algumas, a presença de cães é permitida, como na praia de Santos. Para ter certeza, não esqueça de pesquisar se é permitido levar cachorro na praia ou não.
Qual a multa por levar cachorro na praia?
Nem toda praia que não permite a presença de cães aplica multa para os tutores, mas algumas regiões podem sim multar por levar o cachorro na praia. O preço pode variar de R$500 até R$3000, dependendo da gravidade da infração e da praia em questão.