A lista de alimentos proibidos para cachorro é algo que todo tutor deve saber de cor. Em festividades como o Natal, toda a família se reúne para celebrar e trocar presentes, mas tem uma coisa que é muito esperada durante todo o ano: as comidas gostosas da ceia. Farofa, peru, nozes, panetone, salpição e outras delícias são itens obrigatórios na noite de Natal. Mas como os cães ficam nessa história toda? Para incluir os peludos na festividade, é preciso saber o que cachorro pode comer ou não nas festas de fim de ano para não colocar a saúde deles em risco. Por isso, é preciso recordar quais são os alimentos que cachorro não pode comer na ceia de Natal para não estragar a festa de fim de ano com uma intoxicação. Como os peludos também merecem um espacinho nessa festa, o Patas da Casa vai te dizer o que dar para o seu cachorro de Natal. Vem conferir!
Quais são os alimentos da ceia de Natal?
A lista de alimentos que são tradicionalmente servidos durante a festa de Natal é bem longa: tem peru, chester, tender, salpicão, salada de maionese, farofa, arroz com passas, bacalhau, panetone e a famosa rabanada. Contudo, é preciso ter muito cuidado na hora de oferecer um alimento dessa lista para o pet, pois alguns deles podem ser bem prejudiciais para a saúde do cachorro. Veja quais são os alimentos da ceia de natal e os alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum durante a festividade:
- Farofa: o cachorro pode comer farinha de mandioca para enriquecer a alimentação, contudo, a farofa da ceia não deve ser oferecida para o pet. Além de ser muito gordurosa, as farofas de Natal costumam conter uva passas, que podem afetar o funcionamento dos rins do cão. Além disso, as farofas são temperadas com alho e cebola, que são super tóxicos. Ou seja, o cachorro pode comer farinha, mas ele não pode comer farofa de Natal.
- Salpicão: está enganado quem pensa que cachorro pode comer maionese, item que normalmente está entre os ingredientes do salpicão. Além de ser um prato muito pesado, o salpicão não é digerido facilmente pelo organismo do animal.
- Molhos: os molhos são um veneno para seu cachorro, sejam eles industrializados ou não. A quantidade de tempero que os molhos contém podem irritar o sistema digestivo do cachorro, que é muito sensível. O cachorro vomitando amarelo pode ser uma consequência da ingestão desse tipo de molho.
- Nozes: as nozes não são metabolizadas pelo organismo canino e podem deixar o cachorro com dor de barriga, diarreia e vômitos.
- Uva: seja passas ou in natura, a uva é uma das frutas para cachorro mais perigosas. Em grandes quantidades, pode sobrecarregar os rins do animal e até levar à morte.
- Rabanada: nem pense que pode dar rabanada para cachorro. Além de ser um alimento cheio de açúcares, a fritura é super perigosa e pode causar pancreatite canina.
- Panetone: assim como a rabanada, o panetone é um alimento que contém açúcar, então nada de oferecer para o cão, independentemente se ele for de frutas cítricas ou chocolate.
- Chocolate: o chocolate é perigosíssimo devido a presença da substância teobromina, que é super tóxica para o animal. Ou seja, dar chocolate para cachorro pode até matá-lo.
- Ossos de aves: osso para cachorro faz mal e oferece riscos de perfurar os órgãos do animal, por isso, nada de dar o osso da coxa do chester ou peru para alegrar o peludo.
O que dar para o seu cachorro de Natal?
Se você quer saber o que dar para o seu cachorro no Natal para incluí-lo na festividade, escolha opções de alimentos seguros e que não vão fazer mal para o pet. Você pode sim incluir nessa lista algumas comidas típicas do Natal, desde que preparadas de maneira correta para não fazer mal. Confira a lista de alimentos que cachorro pode comer durante o natal:
- Arroz: o cachorro pode comer arroz no Natal, mas ele precisa ser preparado sem sal ou nenhum tempero. Não ofereça quantidades exageradas de arroz para não deixar o animal empanturrado.
- Frutas: a lista de frutas que pode dar para cachorro é gigante, mas é preciso muita atenção para não oferecer uma que faça mal, como frutas cítricas, abacate, uva e carambola. As frutas para cachorro que estão liberadas são kiwi, melancia, morango, manga, banana, melão, goiaba, pêssego, ameixa, mirtilo, maçã e pera. Contudo, existem frutas que exigem algumas restrições. Por exemplo, o cachorro pode comer mamão, mas como essa fruta tem um efeito laxante, ela não deve ser oferecida em grandes quantidades.
- Legumes: as verduras e legumes para cachorro são opções super saudáveis para compor a ceia de Natal canina. Você pode oferecer cenoura, batata doce, abóbora, abobrinha, brócolis, chuchu, couve, espinafre e até repolho. Porém, é preciso saber como preparar legumes para cachorro de maneira correta, por isso é importante pesquisar como o legume ou verdura deve ser preparado, antes de oferecer para o pet. Lembre-se de não adicionar sal na receita!
- Bacalhau: por incrível que pareça, o cachorro pode comer bacalhau, um alimento que possui todos os aminoácidos necessários para a dieta canina, mas ele precisa estar fresco e sem temperos. Jamais o bacalhau dessalgado deve ser oferecido para o pet devido a grande quantidade de sódio, que pode sobrecarregar os rins e o coração.
- Peru e chester: pode dar Chester para cachorro sem nenhum problema. Contudo, apenas as partes brancas da carne devem ser oferecidas, e o alimento precisa estar sem temperos como o sal, alho e cebola. Uma dica é fazer uma parte separada e usar temperos que cachorro pode comer, como manjericão, cúrcuma, tomilho, azeite de oliva e salsinha. Se a dúvida é se cachorro pode comer pele de frango, a resposta é não! A pele é gordurosa e pode deixar o cachorro com diarreia. Se você quer economizar, saiba que o cachorro pode comer frango, então você pode preparar um peito de frango em vez das tradicionais aves natalinas, já que ele é um alimento mais barato. Lembre-se de não exagerar na quantidade.
- Tender: o tender está liberado para a alegria dos cães, mas deve ser oferecido sem tempero e em poucas quantidades.
Riscos de oferecer comida que cachorro não pode comer no Natal
Os petiscos são uma das formas de dizer eu te amo para cachorro. Contudo, como vimos acima, é preciso ter cuidado com a ceia de Natal. Isso porque o sistema gastrointestinal dos humanos funciona de maneira bem diferente dos pets, e por isso existem alimentos que não podem ser oferecidos para o animal. Então nada de oferecer para o cão um alimento do seu prato, porque alguns ingredientes podem não ser digeridos pelo organismo canino e ainda podem deixar o cachorro doente.
Consulte um veterinário para saber o que dar para o seu cachorro no Natal
Embora esses alimentos que cachorro pode comer sejam seguros para o pet, é preciso ter muito cuidado com cãezinhos que possuem problemas de saúde. A diabetes em cachorro, por exemplo, é uma condição que restringe a alimentação canina e precisa de cuidados especiais. Outro exemplo é o cachorro obeso, que precisa de uma dieta balanceada. Por isso, se o seu cãozinho possui algum problema de saúde, o ideal é tirar as dúvidas com o médico veterinário para saber o que dar para o seu cachorro de Natal.