Estar atento aos alimentos proibidos para cachorro pode evitar muitos problemas que afetam a saúde do pet. As frutas para cachorro, por exemplo, são ótimas fontes de nutrientes que servem como petiscos, mas isso não quer dizer que o animal pode comer qualquer uma. Entre elas, as frutas cítricas merecem atenção: afinal, cachorro pode comer laranja? Faz mal? Qual a quantidade correta para oferecer ao pet? Cachorro pode comer casca de laranja? São muitas perguntas quando se trata da alimentação de pets. Veja a seguir se pode dar laranja para cachorro e quais cuidados o tutor deve tomar.
Posso dar laranja para cachorro?
Dar laranja para cachorro não é proibido. Mas é preciso moderação: por ser uma fruta cítrica, o ideal é oferecer somente a polpa da fruta. Assim como na hora de dar maçã para cachorro, retire todas as sementes para evitar engasgos e obstrução no intestino. Cachorro pode comer laranja lima e outros tipos de laranjas, mas todas devem ser evitadas em excesso, pois o açúcar da fruta pode desencadear um quadro de diabetes canina. O recomendado é oferecer uma pequena quantidade da fruta para cachorro - e só de vez em quando.
Já o suco da laranja faz mal para o cachorro, principalmente no estômago. Também existem algumas que não podem ser dadas de jeito nenhum. Na lista de o que cachorro não pode comer estão frutas como uva, maracujá, abacate, cereja, abacaxi e açaí. Todas elas são tóxicas para os cães e podem causar diferentes sintomas. A uva para cachorro e o abacate, por exemplo, causam vômitos e diarreia, já o cianeto presente no maracujá causa intoxicação.
Laranja pode dar para cachorro filhote? Todas as raças podem comer?
O cachorro pode comer laranja, desde que seja oferecida apenas a polpa, mas é preciso muita atenção a raça do cachorro: o Bulldog Francês e Inglês, Pastor Alemão e Yorkshire Terrier têm predisposição a doenças estomacais e as frutas cítricas são prejudiciais. Um cachorro que já tem problemas no estômago, como a gastrite canina, ou estão com sistema imunológico podem até mesmo ter uma piora no quadro. Lembre-se que a ração para cachorro deve ser sempre a primeira opção de alimentação para o pet, sendo a melhor forma dele obter todos os nutrientes necessários. Frutas e outros alimentos que cachorro pode comer devem ser apenas petiscos ocasionais.
Frutas para cachorro: quais são liberadas?
Antes de oferecer qualquer fruta para cachorro, é importante se certificar de como anda a saúde do cachorro. Por exemplo, um cachorro diabético ou com obesidade pode ter problemas com algumas frutas ricas em açúcar. As frutas que o cachorro pode comer são:
- Banana
- Melão
- Goiaba
- Coco (e água de coco)
- Melancia
- Pera
- Maçã
- Manga
- Morango, entre outras
Muitas dessas são frutas que fazem muito bem para a saúde do animal. Por exemplo, o melão, coco e melancia são ótimas frutas para o cachorro no verão, por serem ricas em líquidos, elas são opções que ajudam a refrescar o animal. Nunca ofereça a casca e sementes, independente da fruta. Fique atento também aos alimentos proibidos para cachorro, como o chocolate, frituras e gorduras, bem como carne crua e bebidas.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes