Saber o que é liberado e o que o cachorro não pode comer é fundamental para cuidar da alimentação dos pets. Isso inclui as frutas, que embora sejam saudáveis para nós, nem sempre fazem bem para o organismo canino - e é aí surge a dúvida se os cachorros podem comer uva ou não, por exemplo. Para esclarecer tudo sobre o assunto e falar dos riscos e cuidados necessários com a uva para cães, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber na matéria a seguir. Confira!
Cachorro pode comer uva?
Não, os cães não podem comer uva. Mesmo descascadas ou sem sementes, essa é uma das frutas para cachorro mais perigosas e que podem causar uma série de problemas à saúde dos animais. Então, se a ideia é diversificar a dieta do cãozinho e você está se perguntando se cachorro pode comer uva verde ou roxa, a resposta é não. Apesar de parecerem inofensivas, essas pequenas frutinhas fazem um mal aos cães e não existe consumo seguro. Ou seja, cachorro não pode comer uva de jeito nenhum!
Se você quer saber se cachorro pode comer uva passa (que nada mais é do que a uva desidratada), a resposta continua sendo não. Qualquer variedade desta fruta é altamente prejudicial para os cães.
Por que cachorro não pode comer uva?
Não pode dar uva para cachorro (muito menos uva passa) porque são frutas que contêm substâncias tóxicas para o organismo canino. Não se sabe exatamente o que causa essa toxicidade, mas o consumo de uva por cães é capaz de desencadear várias reações que variam de gravidade. Alguns sintomas típicos de um cachorro envenenado que podem ser observados nesses casos são:
- Vômitos
- Diarreia
- Dor abdominal
- Desidratação
- Letargia ou fraqueza
- Aumento de sede
- Alterações urinárias
- Insuficiência renal em cães
Os sintomas podem ocorrer isolados ou em conjunto. Caso note qualquer mudança no comportamento ou saúde do animal, não hesite em procurar ajuda imediata. Um cuidado importante para evitar a ingestão acidental de uva pelo cachorro é evitar deixar a fruta exposta sem qualquer supervisão. Prefira guardá-la na geladeira e em recipientes fechados para não correr o risco do seu bichinho abocanhar um cacho sem querer.
Confira outros alimentos que são prejudiciais para os cães
Agora você já sabe que não pode dar uva para cachorro e não vai mais pôr em risco a saúde do seu amigo de quatro patas. Ufa! Mas sabia que existem várias outras frutas do nosso dia a dia que também devem ser evitadas pelos pets? O abacate, carambola e frutas cítricas (como laranja e maracujá), por exemplo, também não são ideais para a dieta dos cães. Além disso, também existem legumes e vegetais que cachorro não pode comer, como mandioca, cebola e alho.
Por outro lado, você também pode pesquisar quais frutas e outros alimentos mais tranquilos que os animais podem consumir. O cachorro pode comer banana, manga, morango, melão, abóbora, batata doce, cenoura, vagem, espinafre… a lista é grande! Por isso, converse com um veterinário para maiores informações e não inclua nenhum alimento diferente na dieta do seu dog sem saber se ele é liberado ou não.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes