A dúvida se cachorro pode cruzar com irmão persegue muitos pais e mães de pet. É normal que tutores queiram ter mais doguinhos em casa e, por isso, desejam cruzar seus cães e cadelas. Como às vezes é difícil encontrar um tutor disposto a cruzar o pet com o seu, levanta-se a questão se cachorro irmão pode cruzar, o que seria muito mais rápido e prático uma vez que a quantidade de filhotes em uma ninhada costuma ser grande. Mas afinal, cachorros irmãos podem cruzar ou o resultado é perigoso? O Patas da Casa te explica como funciona e quais as consequências desse tipo de reprodução de cachorro.
Cachorros irmãos podem cruzar?
É muito mais fácil cruzar cães que a gente já conhece. Por isso, muitas pessoas se perguntam se cachorros irmãos podem cruzar. Essa técnica é até bastante utilizada por alguns criadores para promover uma reprodução mais rápida. Mas afinal, cachorro pode cruzar com irmão? A resposta é não. O cruzamento entre irmãos é perigoso para a mãe e para os filhotes que vão nascer. Existem diversos problemas que podem aparecer na genética e na saúde do animal durante a gestação canina. Por isso, não é nada aconselhável acasalar cachorro com outro da mesma família, seja com irmão, mãe, pai ou filhote. O mesmo vale quando pensamos em cães de diferentes ninhadas que vieram da mesma mãe. Ainda que não tenham nascido juntos, são irmãos e podem ter os mesmos problemas quando cruzam.
Por que a ideia de que “cachorro irmão pode cruzar'' é tão errada? Entenda os perigos!
Como explicamos, não se pode cruzar cachorros irmãos pois esse processo causa diversos problemas de saúde. Mas que problemas são esses? Quando se cruza cães da mesma família, seja qual for seu grau de parentesco (uma prática chamada endogamia), você está mexendo com a genética canina. Isso causa um empobrecimento e diminuição da variabilidade genética de uma espécie. Ao unir os genes de cães que fazem parte de uma família, eles falham e o resultado são diversas anomalias causadas por falhas genéticas. Assim, os filhotes nascem com inúmeros problemas de saúde e, na maioria das vezes, sofrem alguma má formação.
A longo prazo, acasalar cachorro da mesma família pode causar até mesmo o desaparecimento da espécie
Achar que cachorro irmão pode cruzar entre si levanta mais um problema: o empobrecimento da genética do cachorro a longo prazo. Imagine que você tenha um cachorro que sofreu com algum vírus e tenha sequelas. Como explicamos, ao cruzar com o cão irmão você está priorizando o aparecimento de problemas de saúde. Isso significa que a probabilidade é que todos os filhotes também se tornem mais sensíveis a esse vírus e essa característica será passada por todas as gerações. Com isso, esse vírus terá mais facilidade de matar toda a família a longo prazo, pois ela simplesmente não será capaz de evoluir para combatê-lo, uma vez que todos têm a genética semelhante. Ou seja, a endogamia diminui a variabilidade genética e, assim, a tendência é que a raça não se desenvolva e até mesmo desapareça de vez. Portanto, se a sua dúvida é se cachorro pode cruzar com irmão, definitivamente a resposta é não!
Existe alguma situação em que cachorro irmão pode cruzar?
Você jamais pode achar que cachorros irmãos podem cruzar. Os tutores não têm o conhecimento necessário para promover isso e a probabilidade de causar todos os problemas citados anteriormente é gigante. Mas será que existe alguma situação em que cachorro irmão pode cruzar com outro e dar certo? Existem alguns criadores profissionais em genética que utilizam sim desse tipo de cruzamento para finalidades bem específicas. As mais comuns são quando é preciso realizar o aprimoramento genético de uma raça ou, ainda mais frequente, quando se busca preservar uma raça de cachorro rara com risco de sofrer extinção e os únicos disponíveis são de uma mesma família.
Nesses casos, pode cruzar cachorros irmãos sim, mas isso deve ser feito apenas por profissionais que tenham conhecimento sobre o assunto e só depois de muitos estudos e análises. Outros criadores que não sejam profissionais nisso e tutores de animais não podem, em hipótese alguma acasalar cachorro de mesma família, pois com certeza vai dar errado.
Saiba como acasalar cachorro de forma segura para todos
Já está mais do que claro que a ideia de que “cachorros irmãos podem cruzar” é completamente errada. Mas então, como acasalar cachorro de maneira correta e saudável para todos? O primeiro passo é levar o animal ao veterinário para realizar consultas e exames. O aconselhamento médico é fundamental para saber antes de cruzar se há algum risco para o animal. Depois, busque um parceiro adequado ao seu pet. Para saber qual é o perfil indicado, converse com o veterinário, que saberá orientar de acordo com raça, idade e tamanho do seu doguinho. Então, busque um profissional para te ajudar a realizar a reprodução, sempre em um ambiente controlado e organizado que seja propício para o acasalamento seguro. Se atente com as fases do cio da cadela para fazer o acasalamento no período certo!
Todo esse processo pode ser demorado, mas é fundamental para evitar doenças sexualmente transmissíveis e outras complicações durante e após a cruza. Caso você não queira que seu doguinho tenha mais filhotes, a melhor saída é a castração de cachorro, procedimento seguro e que traz benefícios à saúde e melhora o comportamento do animal.
Redação: Maria Luísa Pimenta