Flagrar um cachorro fazendo xixi no lugar errado, roendo os móveis da casa ou até mordendo um chinelo são coisas que sempre deixam os tutores apreensivos. Na hora de chamar a atenção do animal, geralmente surge o famoso olhar de cão arrependido. Mas será que o cachorro sabe quando faz coisa errada? Ou essa carinha de arrependimento tem outra explicação? O Patas da Casa te explica por que isso acontece e ainda te dá dicas de como agir quando o cachorro faz algo errado. Vem com a gente!
Afinal, o cachorro sabe quando faz coisa errada?
Deduzir que o cachorro sabe quando faz coisa errada não é certo, porque induz a pensar que os cães têm um nível de racionalidade — e não é verdade. Os animais não são capazes de entender nem refletir sobre o que eles fazem de errado, eles apenas interpretam as reações dos tutores como positivas ou negativas, e reagem a isso.
Isso reflete no comportamento canino. Quando o cão faz algo de errado, é comum que o dono chame a atenção dele e adote uma postura mais impositiva. Dessa forma, o cachorro “entende” o que a gente fala — a partir de palavras, expressões e gestos — e automaticamente muda de atitude.
Nessas horas, é comum ver o cachorro com orelhas para baixo, desviando o olhar, se encolhendo e até resmungando baixinho. Isso não quer dizer que os animais sentem culpa, já que a culpa é um sentimento humano e racional. Essa é apenas uma reação automática e instintiva do animal quando ele percebe que vai ser chamado a atenção.
Então o cachorro entende o que a gente fala?
De acordo com uma pesquisa da Universidade Eötvös Loránd, Hungria, os cães são capazes de entender algumas coisas que falamos. Palavras que são repetidas com frequência e associadas a reforços positivos, por exemplo, podem ser facilmente assimiladas por esses animais. Não é à toa que o adestramento de cães dá muito certo!
Também existem algumas técnicas que cachorros usam para "ler a mente" das pessoas, como:
- Tom de voz
- Leitura olfativa e auditiva
- Gestos e expressões
A partir dessas observações e do resgate da memória dos cães, o cachorro sente quando algo vai acontecer depois que ele fez uma coisa errada. Ou seja, se ele já fez algo de errado antes e foi chamado a atenção, ele associa as mudanças de comportamento do tutor — tom de voz, cheiro, batimentos cardíacos, gestos e expressões — a essa “lembrança” e consegue “prever” que o tutor vai brigar com ele. Por isso ele faz a cara de cão arrependido e parece se sentir culpado.
Como fazer o cachorro entender que fez algo errado?
O cachorro entende o que a gente fala pelo tom de voz e postura corporal. Para repreendê-lo quando ele faz algo de errado, o ideal é usar um tom firme e demonstrar confiança, mas sem gritos e punições. Só isso já é suficiente para que o animal perceba que fez algo que você não gostou.
Vale lembrar que gritar com o cachorro pode parecer uma boa solução, mas só vai piorar a situação, além de assustar o animal. É importante ter em mente que a audição canina é muito sensível, e sons muito altos podem ser até mesmo traumatizantes para os cães.
O mesmo vale para punições e castigos: isso não vai fazer o animal entender o que fez de errado. Na verdade, é algo que só vai contribuir para traumatizar e deixar o cachorro com medo do dono — o que está longe de ser uma relação saudável.
O que fazer para corrigir o cachorro?
O mais importante para corrigir o comportamento do cachorro é ser consistente e firme, sem gritar com ele, castigá-lo ou puni-lo. Também não se pode recompensar comportamentos indesejados: ao tentar distraí-lo com um petisco após uma atitude errada, o animal pode entender que aquilo é certo e voltar a repetir. A técnica do adestramento positivo só deve ser usada para treinamentos de comandos e ações que o tutor quer que o cão repita