Como educar cachorro teimoso? Essa é uma das maiores dúvidas dos pais de pet que têm um bichinho de estimação desobediente. Parece que não importa o que você faça, o cãozinho sempre segue as próprias regras e não dá a mínima para os seus comandos. Às vezes algumas atitudes até passam despercebidas, principalmente quando se trata de um filhote que ainda está em desenvolvimento, mas é importante observar e tentar corrigir comportamentos indesejados, ou você terá um cachorro teimoso no futuro. O que fazer nesses casos? Separamos 5 sinais de que o seu cãozinho precisa aprender a obedecer e algumas dicas de como fazer isso.
1) O cachorro teimoso costuma ter comportamentos destrutivos
O primeiro sinal de que você tem um cachorro desobediente e teimoso é quando ele começa a destruir tudo que encontra pela frente: móveis, tapetes, sofás, sapatos e até os próprios brinquedos. Mas como fazer o cachorro obedecer e parar de destruir as coisas? Para começar, os passeios não devem ser deixados de lado de jeito nenhum. A falta de exercícios físicos costuma ser o principal motivo para esse tipo de comportamento, e por isso é importante separar um tempinho para brincar com o cachorro. Os estímulos mentais também são necessários para evitar a ansiedade e o tédio, que podem ocasionar comportamentos destrutivos. Os brinquedos interativos são ótimos para lidar com isso.
2) Cachorro filhote desobediente não costuma fazer xixi e cocô no lugar certo
O processo de aprendizado dos cães demanda tempo e persistência, principalmente quando falamos de filhotes de cachorro. Os doguinhos ainda estão conhecendo o mundo e precisam ser ensinados desde cedo sobre o que é certo ou errado (e isso inclui o local onde eles devem fazer xixi e cocô ou não). Uma forma de como fazer o cachorro obedecer e aprender a fazer suas necessidades no lugar certo é com o estímulo positivo: você deve observar quando o cachorro está prestes a fazer xixi ou cocô e direcioná-lo para o lugar adequado. Quando eles acertarem, comemore com elogios, carinhos e palavras de incentivo como “Muito bem!” ou “Bom garoto!”.
Lembre-se que punição nunca é a solução e pode até traumatizar o cãozinho. Se ele errar algumas vezes, não desista. Isso é normal, mas uma hora vai dar certo!
3) Atitudes agressivas, como rosnar para o dono, são um sinal de cachorro teimoso
Se o seu cãozinho tem mania de rosnar ou ameaça te morder de vez em quando, é hora de ligar o alerta. A agressividade não é algo natural para os cachorros. Por isso, quando o animal começa a adotar atitudes muito agressivas - ainda mais com o dono - é sinal de que algo não vai bem. Então, como fazer o cachorro respeitar o dono? O primeiro passo é impor limites, mas nunca de maneira violenta. O cão precisa entender que deve obedecer o seu tutor e seguir suas ordens. Você pode colocar isso em prática ao falar com o cachorro com um tom mais firme (mas não agressivo) e deixando de fazer as vontades dele. Se ele latir porque quer comer, por exemplo, não ofereça a ração de imediato. Espere um tempo para que ele perceba que você é que fornece a comida para ele, e ele precisa saber se comportar para receber o que ele quer.
4) Latir demais é um comportamento típico de cachorro desobediente
Os latidos de cachorro fazem parte dos instintos e da comunicação animal, mas quando eles acontecem de maneira excessiva isso pode ser sinal de problema. Um cachorro teimoso e desobediente tem o hábito de latir sem motivo aparente, e não cessa facilmente. O comportamento geralmente está ligado a compulsão, agressividade ou medo, mas não importa qual seja a razão, o tutor deve buscar orientação profissional para entender o que está acontecendo com o doguinho. O adestrador vai ajudar a entender a causa e poderá direcionar a atenção do cachorro desobediente para outras coisas.
5) O filhote desobediente pode sofrer com ansiedade de separação
Às vezes a teimosia e desobediência são o reflexo de filhotes de cachorro que sofrem com ansiedade de separação. Isso quer dizer que o cãozinho é tão apegado com seus tutores que ele se torna super dependente e não consegue ficar sozinho por muito tempo. Então, sempre que a família sai de casa, o cachorro desenvolve hábitos destrutivos, late excessivamente ou faz as necessidades no lugar errado.
Esse é o jeitinho que o filhote desobediente tem de dizer que algo não está certo, e você deve redobrar a atenção com ele para não piorar a situação. É importante adotar algumas técnicas, como investir no enriquecimento ambiental e não prolongar despedidas. O adestramento também é bem-vindo: uma sessão de 5 minutos de treinamento com petiscos cerca de 20 minutos antes de sair de casa já ajuda a cansar o cachorro filhote desobediente, que vai ficar menos agitado.
Redação: Juliana Melo