Todo pai ou mãe de pet já deve ter observado o cachorro tossindo depois de beber água e ficou preocupado. O sintoma é sempre um sinal de alerta. Isso porque a condição pode ter diferentes causas: desde um simples engasgo na hora de se hidratar até quadros mais graves, como a tosse dos canis ou problemas na traqueia. Como ainda não inventaram uma forma de comunicação efetiva entre os humanos e os cachorrinhos, saber o que está realmente acontecendo nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda assim, existem formas de identificar o problema e ajudar o seu amigo da melhor maneira possível. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu os principais motivos por trás da tosse de cachorro depois de beber água. Dá uma olhada!
Quais as causas por trás do cachorro tossindo depois de beber água?
Se você já viu o seu cachorro tossindo logo após beber água, saiba que a probabilidade de ser algo sério ou urgente é bem pequena. Nesse caso, é comum que o sintoma seja motivado por um leve engasgo do animal. Cães que tem o costume de beber água rápido demais, por exemplo, podem sofrer com esse incômodo constantemente. A tosse também pode surgir depois do cachorro se exercitar ou brincar muito: como ele está com a respiração mais ofegante e acelerada, o engasgo pode ocorrer. Além disso, um animal que tem o costume de comer rápido demais pode tossir quando for beber água logo depois de se alimentar. É importante que o tutor preste bastante atenção nesses hábitos, principalmente com animais mais ansiosos, pois isso pode gerar problemas na saúde do animal a longo prazo.
A tosse do cachorro depois de beber água pode estar ligada a problemas de saúde
Embora a tosse de cachorro depois de beber água pareça um sintoma inexpressivo, ele não deve ser subestimada, especialmente quando se torna muito comum na rotina do seu amigo. O quadro pode estar relacionado ao surgimento de diversas doenças, como a tosse de canis. Extremamente contagiosa, a doença é bastante comum no inverno e costuma apresentar outros sintomas, como corrimento nasal, febre, espirros, falta de apetite e secreção ocular. Outro quadro que também pode estar relacionado com a tosse do animal é o colapso de traqueia em cães. Comum em cachorros de pequeno porte, o transtorno trata-se de uma redução do diâmetro da traqueia, que resulta na interferência do fluxo de ar. Por isso, é fundamental que o tutor preste atenção na rotina do animal e consulte um veterinário caso a tosse ao beber água se torne muito frequente.
Cachorro com tosse: o que fazer quando o animal apresenta o sintoma com frequência?
Percebeu que o seu doguinho está tossindo em outros momentos além da hora de se hidratar? O primeiro passo é observar outros possíveis sintomas que o cachorro pode estar apresentando. Se houver outros sinais, é importante marcar uma consulta com o veterinário. O profissional saberá diagnosticar com clareza a origem da tosse de cachorro e, assim, prescrever o tratamento adequado. Para isso, é comum que o veterinário faça perguntas sobre o estilo de vida do animal, a rotina dele e as características do quadro. Além disso, exames de imagem, como o raio-x, também podem ser solicitados. O tratamento pode variar de acordo com a causa da tosse. Um cachorro com tosse de canis, por exemplo, pode fazer uso de antibióticos e nebulização para tratar o quadro.
Redação: Úrsula Gomes