Um cão vomitando é um sinal claro de que algo não está certo com o organismo do animal e que ele precisa de ajuda, mas você sabe o que provoca o vômito amarelo de cachorro? Na maioria das vezes, o cachorro vomitando amarelo não é motivo de preocupação, pois a principal causa desse sintoma está associada ao estômago vazio. Mas quando se trata de saúde, é melhor não vacilar: quando é muito frequente, o cachorro vomitando amarelo com espuma pode ser indicativo de algum problema de mais grave. O Patas da Casa vai te mostrar as possíveis causas desse sintoma e o que fazer quando o cachorro vomita amarelo. Confira!
Na maioria das vezes, o cachorro vomitando amarelo não é grave
Embora seja inevitável não se preocupar com um cachorro vomitando, a boa notícia é que, na maioria das vezes, o vômito não se trata de um caso grave de saúde, especialmente no caso do cachorro vomitando líquido amarelo. Na verdade, o estômago vazio é um dos principais motivos do vômito amarelo: cachorro que passa muito tempo sem se alimentar pode ser acometido pelo chamado “vômito bilioso”, que ocorre quando não há alimentos para realizar o processo de neutralização do ácido gástrico, líquido responsável pela digestão de proteínas pelo estômago. Como o estômago está vazio, esse ácido acaba irritando o revestimento estomacal e ocasionando o vômito. Mas porque o cachorro vomita amarelo? Isso acontece porque o ato de vomitar contrai o estômago e intestino do animal, liberando a bile, que é o líquido responsável pela coloração amarelada do vômito.
O problema não está no vômito em si, mas no motivo do porquê o cachorro não quer comer. O cachorro vomitando amarelo por não querer comer pode acontecer caso ele tenha enjoado da ração para cachorro, se ele estiver triste e abatido ou pode ser devido a alguma condição de saúde que tira o apetite, como é o caso da doença do carrapato. Então se o cachorro vomitou amarelo e não está comendo como deveria, fique atento para descobrir a origem do problema.
Cachorro vomitando gosma amarela pode ser sinal de doenças em alguns casos
Apesar do cachorro vomitando gosma amarela possa, em alguns casos, não ser motivo de grande preocupação, isso não significa que os tutores devem deixar o pet de lado e ignorar esse sinal. Pelo contrário, esse é o momento do tutor ligar o alerta e observar atentamente o animal, sobretudo porque o cachorro vomitando espuma amarela pode sim ser um indicativo de problemas mais graves. Confira as principais doenças que causam este sintoma:
O que fazer quando o cachorro vomita amarelo?
Quando o cachorro vomita amarelo, é importante tomar algumas precauções para ter certeza de que não se trata de nada sério, como observar o doguinho para saber se a coloração do vômito vai continuar a mesma e se a frequência vai aumentar ou diminuir. Se o vômito for frequente, é necessário buscar a ajuda de um médico veterinário para entender porque o cachorro vomita amarelo. Se o problema for um cachorro de estômago vazio, o ideal é esperar algumas horas após o vômito e oferecer algo atrativo para o animal, como um sachê para cachorro. Enquanto isso, você pode oferecer remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo, como chá de camomila e soro caseiro, para hidratar o peludo. Veja como preparar:
- Soro para cachorro: ferva 1 litro de água mineral, coloque o líquido em um recipiente de vidro, adicione 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal e ½ colher de chá de bicarbonato de sódio. Espere esfriar e ofereça para o pet.
- Chá de camomila: calmante natural para cachorro com propriedades antiinflamatórias, o chá de camomila é um ótimo remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo. Para prepará-lo, basta ferver uma xícara de água mineral, colocar a camomila em infusão sem nenhum adoçante, esperar esfriar e dar de pouco em pouco para o animal.