Todo cão precisa de uma rotina de cuidados regulares com a pelagem. Mas sabia que alguns pets dão menos trabalho do que outros? Não apenas por exigirem menos cuidados, mas também por serem cachorros que não soltam pelos. Bom, não totalmente: os cães sempre vão soltar uma certa quantidade de pelo porque faz parte do processo de renovação da pelagem. Porém, algumas raças soltam bem menos do que outras. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quer saber quais são as raças de cachorro que soltam menos pelo? O Patas da Casa selecionou 10 raças que têm essa característica e que dão pouco trabalho na hora de manter a casa limpa. Confira!

1) Poodle é um dos principais exemplos de cachorros que não soltam pelos

Cachorros que não soltam pelo: Poodle deitado na grama

Para quem procura um cachorro que não solta pelo, o Poodle é uma excelente escolha. Apesar de ser peludinho, a textura dos fios dessa raça é bem leve e não cai com grande intensidade. Mas é importante ter em mente que, por ser um cachorro com pelo cacheado, o tutor precisa ter uma rotina de escovação diária dos fios para manter o aspecto do pompom do cachorro Poodle sempre bonito e saudável.

2) Cão de Crista Chinês é um cachorro de pelo curto que não dá trabalho

cão de crista chinês deitado

Nada melhor do que uma raça de cachorro sem pelo para evitar os tufos espalhados pela casa, não é mesmo? O Cão de Crista Chinês é um desses doguinhos que tem o corpo praticamente todo pelado, mas com algumas “jubas” formadas no topo da cabeça, patas e cauda. No resto do corpo da raça Cão de Crista Chinês, há uma fina penugem, quase imperceptível e que não cai tanto.

3) Mesmo peludo, o Yorkshire é um cachorro que não solta pelo em excesso

yorkshire com lacinho na cabeça

O Yorkshire é uma raça que pode surpreender por estar nessa lista. Isso porque ele é um cachorro pequeno peludo, então muitas pessoas imaginam que ele solta bastante pelo, mas não é bem assim. A raça Yorkshire tem pelos finos e longos, de aspecto sempre brilhante e sedoso, mas que não se solta com facilidade. No entanto, não significa que ele não precise de cuidados diários: a escovação dos fios em dias alternados é fundamental.

4) Fox Paulistinha é uma raça de cachorro pequeno e pelo curto

fox paulistinha deitado

Um dos únicos cachorros brasileiros, o Fox Paulistinha é uma companhia muito agradável e que não dá tanto trabalho quando o assunto é pelagem. Por ser um cachorro de pelo curto e que não solta tanto pelo, os cuidados são bem simples. Basta uma escovação semanal com luva específica para remover os fios do corpo da raça Fox Paulistinha (o famoso Terrier Brasileiro).

5) Maltês é outro cachorro que não solta pelo tanto quanto outras raças

maltês deitado

O cachorro Maltês é outro da lista de cachorros que não soltam pelo em excesso mesmo sendo bem peludinhos! Durante todo o ano, é muito difícil ver esse cãozinho deixando fios espalhados pela casa — até mesmo durante a época de troca de pelos. Por isso, a raça Maltês acaba sendo uma boa opção para quem não quer ter o trabalho de limpar a casa com frequência.

6) Shih Tzu não é um cachorro de pelo curto, mas solta pouco pelo

shih tzu em pé feliz

O Shih Tzu é uma raça de pelagem volumosa e, ao mesmo tempo, é um cachorro que não solta pelo como outros cães. Pelo contrário: ele, assim como a raça de cachorro Yorkshire, quase não dá trabalho, mas exige um cuidado com a escovação dos fios para evitar a formação de nós. Por isso, se você procura um cachorro fofo, cãopanheiro e que não vai deixar a casa toda cheia de pelos, a raça Shih Tzu é a escolha certa!

7) Lhasa Apso é uma das raças que soltam menos pelo

lhasa apso peludo preto

De pelagem longa, lisa e bastante densa, a raça Lhasa Apso parece dar trabalho de cuidar, mas na verdade ele é um dos cachorros que não soltam pelo em excesso. As escovações devem acontecer, preferencialmente, todos os dias para evitar emaranhados. Mas, ainda assim, ele é um cachorro que não cresce, não solta muito pelo e que é perfeito para todo tipo de família.

8) Dos cachorros que não soltam pelos, o Bichon Frisé é um dos mais felpudos

bichon frisé peludo

O cachorro Bichon Frisé, assim como a raça Poodle, é outro exemplo de cão cacheado que não vai deixar um monte de tufos por onde passa. Ele é um cachorro que não solta pelo e que é muito tranquilo de cuidar. Duas escovações por semana muitas vezes é suficiente para retirar os fios mortos e manter a aparência bonita e felpuda da raça.

9) Schnauzer é outro cão que não perde tanto pelo em casa

schnauzer preto

O Schnauzer, independentemente da variação, é o tipo de cãozinho que não exige tantos cuidados específicos com os fios. Ele tem uma pelagem dura e densa, que fica bem fixa no corpo e não cai com facilidade. Ou seja, é um cachorro que não solta pelo igual a outros cães. Em caso de quedas em excesso na raça Schnauzer, é bom consultar um veterinário!

10) Vira-lata pode ser um dos cachorros que não soltam pelo (mas é sempre um mistério!)

vira-lata caramelo com bandana

Os cachorros vira-latas são sempre uma caixinha de surpresas, tanto na aparência quanto na personalidade. Mas acredite: é possível ver um cachorro que não solta pelo em excesso, mesmo ele sendo vira-lata. O tamanho desses doguinhos é muito variado. Embora a maioria seja de porte médio, também é possível encontrar variações de cachorro grande e variações de cachorro pequeno de pelo curto que não solta tanto pelo.