A maior tragédia da história do Rio Grande do Sul, causada pelas fortes chuvas na região, impactou cerca de 400 municípios e afetou mais de 2 milhões de pessoas. Contudo, não são apenas os humanos que sofrem com a tragédia: os cachorros, gatos e outras espécies também estão passando por dificuldades e lutam para sobreviver. Ao todo, estima-se que já foram resgatados mais de 11 mil animais - e as cenas compartilhadas nas redes sociais de cachorros resgatados são de partir o coração de qualquer um.
Nessa semana, um gesto de solidariedade emocionou os internautas quando um abrigo improvisado para cães resgatados recebeu doações de bichinhos de pelúcia para entreter os pets afetados pelas enchentes. A reação dos peludos com os brinquedos doados é um lembrete de fé e esperança e mostra como esses animais têm muito a nos ensinar.
Voluntários se mobilizam para resgatar cachorros abandonados no sul
Já faz 15 dias que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o primeiro alerta vermelho para as chuvas elevadas no Rio Grande do Sul. Depois do alerta, um verdadeiro pesadelo começou na vida da população do estado e também dos animais. De uma hora para outra, eles tiveram suas casas invadidas pela água da enchente. O volume da água subiu tão rápido que muitos moradores não tiveram nem tempo de levar seus animais de estimação, e muitos deles ficaram para trás esperando serem resgatados. Os voluntários estão desempenhando um papel muito importante no resgate de cães, gatos e outras espécies animais nas regiões afetadas.
Cães resgatados ganham bichos de pelúcia em abrigo
No cenário desolador que se espalha pelas mídias sociais, algumas cenas ajudam a renovar as esperanças de dias melhores. Um abrigo de cães improvisado por voluntários compartilhou um momento muito especial com os pets resgatados: os peludos ganharam bichinhos de pelúcia e puderam brincar pela primeira vez desde a tragédia.
Nos primeiros dias, os voluntários conseguiram arrecadar o básico para manter os pets confortáveis e seguros, como ração, água, cobertores e coleira para cachorro. Porém, eles perceberam que os animais precisavam de alguma distração no abrigo, afinal, muitos estavam ali apenas esperando a chegada dos tutores. Por isso, os responsáveis pelos cuidados dos pets decidiram arrecadar bichinhos de pelúcia para cachorro. O objetivo era entretê-los durante esse período tão difícil, proporcionando um pouquinho de felicidade e carinho até tudo voltar ao normal.
O vídeo dos cachorros com os bichinhos de pelúcia foi publicado no perfil da voluntária Josiane Zimmer e a cena dos animais se divertindo aqueceu o coração dos internautas. No registro, ela mostra a reação de felicidade dos peludos balançando o rabinho enquanto brincam, provando que para deixar um cachorro feliz não é preciso muita coisa, basta um pouquinho de diversão e amor. Confira o vídeo:
Veja como ajudar cães resgatados das enchentes do Rio Grande do Sul
Se você ficou tocado com a linda e importante atitude desse grupo de voluntários, que tal se mobilizar para ajudar as vítimas da enchente? No post de Josiane, ela disponibiliza uma forma de ajudar o abrigo por meio de doações por PIX, mas se você desejar ajudar com doações, também é possível. Além de Josiane, vários grupos de voluntariado estão pedindo por produtos básicos para os animais, sejam eles gatos ou cachorros. O mesmo está sendo feito para ajudar pessoas desabrigadas vítimas das enchentes. Basta pesquisar por grupos de confiança para ajudar a população e os animais.
No momento, as doações mais importantes são de ração para cachorro e gato, cobertores, toalhas, coleiras, kits de primeiros socorros e até jornais e caixas de areia. Mas se você quiser proporcionar um pouco de alegria para esses pets, brinquedos para cachorro e gato também serão úteis.
Vale lembrar que muitos desses animais são de rua e estão precisando de uma família. Por isso, se você quiser outra forma de ajudar os animais que vivenciaram essa tragédia, oferecer lar temporário ou mesmo adotar é uma excelente forma de ajudá-los.