Uma raça pouco conhecida no Brasil, mas que vem ganhando holofotes ao redor do mundo, é o Cairn Terrier. Isso não tem acontecido à toa: ele foi eleito recentemente como o cachorro mais bonito do mundo, o que chamou a atenção para essa e outras qualidades do pet. De origem escocesa, esse cãozinho é um grande companheiro dos humanos e pode ser o animal de estimação perfeito para muitas famílias. A seguir, conheça as principais características do cachorro Cairn Terrier!
Cairn Terrier não é só um rostinho bonito
Se você já teve a curiosidade de saber qual é o cachorro mais bonito do mundo, saiba que não é nenhum Husky Siberiano ou Golden Retriever. Na verdade, de acordo com um estudo científico baseado na simetria e harmonia facial canina, o título de cachorro mais bonito do mundo vai para o Cairn Terrier, uma raça encantadora e cheia de personalidade.
Natural da Escócia, esse cão é conhecido por ter uma aparência fofa, pelagem desgrenhada e olhos expressivos. Ele é considerado um cachorro pequeno peludo que mede de 23 a 33 cm de altura, e pode pesar entre 6 e 8 kg. Mas, acredite se quiser, ele foi originalmente criado para caçar pequenos animais entre rochas (ou "cairns", em escocês). O Cairn Terrier é destemido, curioso e extremamente leal à sua família humana.
A raça é conhecida por ter um temperamento amigável, inteligente e brincalhão. De uma maneira geral, o cachorro mais bonito do mundo é ótimo com crianças e se adapta bem a diferentes ambientes, inclusive espaços pequenos. Para completar, ele tem uma energia contagiante, sendo ideal para quem procura um cão companheiro, leal e ativo.
Por que o Cairn Terrier foi eleito o cachorro mais bonito do mundo?
Muitos se surpreendem ao saber que, entre tantas raças imponentes e exuberantes, o Cairn Terrier foi considerado o cachorro mais bonito do mundo. Mas como isso aconteceu? A pesquisa que elegeu esse pet como o cachorro mais bonito do mundo utilizou critérios baseados na proporção áurea – um conceito matemático ligado à beleza estética. Ou seja, foi a simetria do rosto do Cairn Terrier que contribuiu para esse título entre dezenas de raças analisadas.





Além disso, uma curiosidade que poucas pessoas sabem é que a raça ficou famosa antes mesmo de ser conhecida como o cachorro mais bonito do mundo. Na verdade, o Cairn Terrier começou a ganhar popularidade depois de interpretar o icônico Totó, do filme O Mágico de Oz, em 1939.
Os principais cuidados com o cachorro Cairn Terrier
- Escovação: deve ser feita de duas a três vezes por semana para evitar nós e remover sujeiras, mantendo a pelagem característica da raça Cairn Terrier;
- Banho e tosa: banhos mensais são suficientes para manter a higiene do pet. Já a tosa pode ser feita a cada dois ou três meses, principalmente nas patas e ao redor dos olhos.
- Dentes: é importante escovar o dente de cachorro pelo menos de duas a três vezes por semana, prevenindo o acúmulo de tártaro e doenças bucais.
- Unhas: o tutor deve verificar e cortar a unha do cachorro pelo menos uma ou duas vezes por mês, uma vez que unhas muito compridas podem causar desconforto ou ferimentos.
- Ouvidos: é bom limpar o ouvido do cachorro regularmente com produtos recomendados por um veterinário para evitar inflamações e infecções.
Além desses cuidados com a higiene canina, é importante oferecer uma ração para cachorro de qualidade e adequada para a idade e porte do animal. As versões premium e super premium são as mais indicadas para isso. Outro ponto importante é proporcionar estímulos físicos e mentais ao Cairn Terrier: passeios, brinquedos interativos e outras atividades são essenciais para manter o animal saudável e ativo.