A ciência finalmente revelou qual é o cachorro mais bonito do mundo, e o resultado pode ser intrigante para muitas pessoas. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores do Reino Unido se uniram para fazer uma comparação entre 100 raças de cachorro utilizando a proporção áurea como critério de beleza. O estudo foi publicado no jornal Daily Mail, e o cachorro eleito como o mais bonito do mundo foi uma grande surpresa. Confira mais detalhes a seguir!
Como o cachorro mais bonito do mundo foi eleito?
Para escolher o cachorro mais bonito do mundo, pesquisadores utilizaram a proporção áurea. Trata-se de um cálculo matemático criado pelos gregos há mais de 2 mil anos que analisa a simetria e harmonia dos rostos. Esse cálculo já foi muito utilizado para avaliar a beleza de obras de arte (como esculturas), os humanos, e agora também ajudou a definir quais são os cachorros mais belos.
No estudo sobre os cães, pesquisadores analisaram o alinhamento facial, a disposição dos olhos, o focinho e outras características dos cães para identificar quais raças mais se aproximavam dessa razão matemática. E, por incrível que pareça, o grande vencedor eleito como cachorro mais bonito do mundo não é um cão de aparência tão chamativa, mas sim o peludo da raça Cairn Terrier. Esses cachorros pequenos peludos se destacaram pela simetria natural do rosto e atingiram uma proporção áurea de 88,7%.
O surpreendente campeão: conheça a raça Cairn Terrier
Quando pensamos no cachorro mais bonito do mundo, muitas pessoas imaginam raças como Husky Siberiano, Golden Retriever ou Pastor Alemão. No entanto, de acordo com o recente estudo, esse título vai para o Cairn Terrier. Pequeno, peludo e com um focinho arrebitado, esse cão foi cientificamente reconhecido como o mais simetricamente harmonioso.

Mas mais do que um rostinho bonito, o Cairn Terrier é uma raça cheia de personalidade. Originário da Escócia, ele foi criado para caçar pequenos animais e é conhecido por ser incrivelmente inteligente, leal e ativo. Ele é um tanto independente e aprende com facilidade, mas pode ser um pouco teimoso - característica típica do grupo Terrier. Por isso, investir no adestramento e socialização adequados é fundamental para garantir o bom comportamento do pet.
Para completar, ele é um cachorro pequeno super amoroso, com aproximadamente 23 a 33 cm de altura, e um peso que varia entre 6 e 8 kg. Ou seja, ele é um companheiro perfeito para quem mora em apartamentos e espaços reduzidos.
Outras raças de cachorros mais bonitos
Além do Cairn Terrier, o estudo também apontou o West Highland Terrier (87,5%) e o Border Collie (86,7%) como segundo e terceiro colocados do ranking, respectivamente. Ou seja, esses são outros cães que são simetricamente mais proporcionais do que a maioria das raças. Por outro lado, as raças menos atraentes, segundo o cálculo da proporção áurea, são o Shih Tzu, o Bulldog Francês e o Rottweiler.