Será que você sabe qual a melhor areia para gatos em apartamento e onde colocar a caixinha? A caixa de areia é um objeto que pode envolver uma série de dúvidas. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do acessório, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Para completar, o local onde você coloca o sanitário é primordial para que o pet faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado.
Se você convive com um gato em apartamento e tem algumas dúvidas sobre o acessório, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão e esclarecer vários pontos importantes sobre a caixa de areia para gatos. Dá uma olhada aqui embaixo!
Por que a caixa de areia para gato é tão importante para o dia a dia dos felinos?
Mesmo domesticados, os gatos têm alguns comportamentos puramente baseados nos instintos de sobrevivência herdados da vida selvagem. É por isso que, na hora em que eles fazem as necessidades, os gatos escondem as fezes: se estivessem na natureza, isso ia servir como proteção dos predadores e também ajudaria a não espantar as presas, que fugiriam se percebessem a presença de um gato na região.
Além disso, os felinos são super higiênicos e organizados. Por isso, saber o que comprar antes de adotar um gato inclui a caixinha de areia. Afinal, ter um lugar específico para cocô e xixi é necessário na manutenção da rotina ideal para cada um deles, mesmo que seu pet já esteja a acostumado a ser um gato para apartamento.
Como escolher o melhor lugar para colocar a caixa de areia de gato em apartamento?
Sendo um objeto tão importante para o dia a dia dos gatinhos, antes de escolher onde colocar a caixa de areia, você precisa ficar atento a alguns detalhes que vão garantir o conforto do animal na hora de fazer suas necessidades fisiológicas.
Para começar, o gato precisa conseguir chegar nessa parte do ambiente com facilidade sempre que sentir vontade. Se isso não acontecer, ele pode começar a fazer as necessidades em outros pontos da casa ou a prender, aumentando a possibilidade de problemas de saúde.
Algumas dicas importantes na hora de posicionar caixa de areia para gatos são:
- Evite colocar a caixa de areia em locais de difícil acesso como, por exemplo, entre móveis altos.
- É importante que você escolha um cômodo reservado e tranquilo para que ele se sinta à vontade na hora de usar a caixa de areia.
- A caixa de areia para gato precisa ficar longe do potes de ração e água.
Como os gatos têm o olfato muito apurado, na hora de escolher o local para colocar a caixa de areia é bom evitar que o acessório e os potinhos de ração e água fiquem muito próximos. O odor forte da própria urina e das fezes pode fazer com que o animal deixe de se alimentar. Além disso, ainda é necessário lembrar que eles são super higiênicos e, nesse caso, vão preferir não se alimentar no mesmo lugar em que fazem as necessidades.
Se o seu apartamento não for tão pequeno, você pode colocar uma segunda caixa de areia em outro ponto da casa para facilitar o acesso do seu gato. Isso também ajuda a flexibilizar a quantidade de vezes em que a limpeza do recipiente é necessária no dia a dia. O truque é sempre ter uma caixa de areia a mais do que a quantidade de gatos que você tem em casa.
Caixa de areia para gatos fechada ou aberta: qual é a melhor opção?
Antes de levar gatos para apartamento, todo tutor deve pensar nas necessidades e no bem-estar do animal. Isso inclui a hora de comprar alguns acessórios, como a caixa de areia. Existem diferentes modelos no mercado, adequados para diferentes tipos de famílias.
A mais comum e acessível é a caixa de areia para gatos aberta, que pode ter as laterais mais baixas ou mais altas. Também tem modelos que vem com peneira, o que facilita na hora de limpeza. Por outro lado, a caixa de areia fechada para gatos têm chamado a atenção de muitos tutores, principalmente por causa da retenção de odor, mas também por uma questão estética.
Cada opção tem seus prós e contras. Aqui, além de levar em conta o gosto do animal — já que alguns gatinhos gostam de mais privacidade e outros não se importam tanto com isso —, o tutor pode escolher o modelo que mais se adequa às suas próprias necessidades e rotina. O único cuidado é comprar uma caixa de areia para gatos grande o suficiente para que o animal consiga acessá-la sem ficar apertado.
Qual a melhor areia para gatos em apartamento?
Será que você sabe comprar a melhor areia para gatos? Apartamento é um lugar que naturalmente requer maior atenção porque, dependendo do espaço, o cheiro do cocô e xixi de gato pode impregnar com mais facilidade. Além disso, boa parte das pessoas que vivem em apartamentos levam uma vida mais corrida e com pouco tempo disponível para ficar trocando a areia de gato. Esse, inclusive, pode ser um dos critérios na hora de definir qual a melhor areia para gatos em apartamento.
Os principais tipos de areia para gatos são:
- Granulado de argila ou de areia
- Areia sílica para gatos
- Areia biodegradável (à base de milho ou mandioquinha)
- Granulado de madeira para gatos
Dentre essas opções, o granulado de argila ou de areia são os menos indicados. Embora tenham um valor acessível, eles não inibem odores e ainda podem sujar a casa. Já a areia sílica é uma das preferidas dos tutores e têm tudo para agradar quem tem um gato em apartamento. Além de ter uma alta capacidade de absorção, ela é capaz de neutralizar os odores e pode durar mais de uma semana sem necessidade de substituição.
Por outro lado, se o que vale para você é fazer um descarte sustentável e sem mistérios, pode ser uma boa ideia apostar na areia biodegradável à base de milho ou mandioquinha, ou também no granulado de madeira para gatos. São opções que absorvem bem o xixi de gato, além de reter os odores e poder ser descartado no vaso sanitário sem causar danos ao meio ambiente.
As areias para gatos, assim como a caixa, precisam de limpeza constante
Além de saber qual a melhor areia para gatos em apartamento, o melhor modelo de caixinha e onde colocar o acessório, outro cuidado importantíssimo é limpar a caixa de areia com certa frequência. Isso significa retirar os resíduos de lá diariamente com o auxílio de uma pá, mas também fazer uma limpeza mais intensa com água e sabão pelo menos a cada 15 dias. Assim, o gatinho não se sentirá incomodado com nenhum mau cheiro.
Publicado originalmente em: 01/07/2019
Atualizado em: 18/09/2023