O calmante para gatos é um medicamento muito utilizado para ajudar a controlar o estresse e a ansiedade dos felinos, especialmente durante as festas de fim de ano. Afinal, durante esse período, é comum que o gato tenha que lidar com situações potencialmente estressantes, como o barulho dos fogos de artifício, viagens e mudanças na rotina. Mas será que o calmante para gato é uma boa solução mesmo para deixar o animal mais tranquilo e relaxado durante essa época? Descubra a seguir!
O calmante para gatos deve ser prescrito por um médico veterinário
As festas de final de ano sempre trazem momentos de alegria e união com a família. Por outro lado, para os felinos, algumas situações podem deixar o gato estressado e ansioso. O barulho dos fogos de artifício, por exemplo, pode deixar o gatinho extremamente irritado e com medo, já que a audição dos gatos é um dos sentidos mais sensíveis e aguçados. O gato com medo de fogo de artifício pode sofrer com taquicardia, agressividade e tentativa de fuga, situações arriscadas que comprometem o bem-estar do animal.
Outras situações comuns durante o final de ano que podem estressar o bichano é viajar com gato ou receber muitas pessoas em casa. Os gatos não gostam muito de mudanças na rotina e não costumam se sentir à vontade na presença de estranhos, por isso, podem estranhar pessoas novas na casa e se sentirem inseguros.
Para evitar que o pet se sinta dessa forma, será que vale a pena apostar em um calmante para gatos estressados? Esses medicamentos são compostos por substâncias que atuam no sistema nervoso e antiemético do gato, provocando um efeito relaxante. Mas, apesar de realmente proporcionar relaxamento ao felino, o calmante para gatos é indicado somente para casos mais graves, especialmente devido à sua ação sedativa.
Por isso, nada de sair automedicando o bichano durante as festas de fim de ano. O calmante para gatos só deve ser oferecido ao animal com prescrição médica. Leve o animal para uma consulta com um médico veterinário para que ele avalie a necessidade do remédio.
O calmante para gatos pode ser necessário em alguma situações
Apesar do calmante para gatos ser uma ótima alternativa para relaxar o bichano, ele pode apresentar alguns efeitos colaterais, como vocalização, desorientação, apatia, tremores, vômitos e aumento de pressão sanguínea. Ou seja, ele não é um medicamento que pode ser oferecido para qualquer caso de estresse ou ansiedade. Geralmente, ele é indicado para casos como agitação histérica, crises tetânicas, eclampsia, manifestações sexuais exacerbadas de machos e fêmeas, convulsões e crises epiléticas.
Se o seu gatinho sofre com crises de tensão e agitação histérica durante as festas de final de ano, você pode conversar com o médico veterinário sobre a necessidade de um calmante para gato dormir e ficar mais tranquilo nessa época do ano. No entanto, além do calmante para gatos, existem outras dicas para acalmar o gato estressado durante tais eventos.
Saiba como acalmar o gato estressado nas festas de fim de ano
Se o gato não apresenta sintomas perigosos durante a queima de fogos ou reuniões familiares, mas demonstra um certo incômodo, existem algumas alternativas que podem ajudar a distraí-lo. Às vezes, tudo que os gatinhos mais precisam é de um cantinho seguro ou da atenção do tutor.
Nesses casos, algumas pequenas atitudes podem ajudar a acalmar o gato estressado. Confira que dicas são essas:
- Prepare um cantinho confortável e aconchegante para o bichano em algum cômodo da casa que tenha o som abafado. Certifique-se de colocar brinquedos para gatos, caminhas, caixas confortáveis e o pote com água e ração;
- Coloque uma música para gatos calmante e tranquila para que os bichanos se sintam mais relaxados;
- Dê petiscos e sachês para que o gato associe o momento a uma situação positiva
brincadeiras; - Prepare chás, que funcionam com um calmante natural para gatos, como a camomila, valeriana, lavanda e erva cidreira;
- Esteja por perto quando o gatinho precisar de consolo
- O floral para gatos é uma alternativa natural para tratar ansiedade, nervosismo e agressividade felina;
- O catnip é uma plantinha medicinal natural que provoca efeito relaxante nos gatinhos.
Se você tem um gato com medo de tudo, não deixe de levá-lo para uma consulta médica. O medo eleva os níveis de estresse e afeta a imunidade do gato, o que pode contribuir para o surgimento de problemas de saúde.