Com a chegada do verão e das temperaturas elevadas, é natural se deparar com o gato e o cachorro com calor em casa, especialmente aqueles mais peludos ou de raças braquicefálicas. Os pets sofrem bastante no verão e, sem o cuidado devido, o calor pode até ser um perigo para a integridade física deles. Mas afinal, quais são as formas mais adequadas para refrescar seu animal de estimação? E como identificar se o calor está afetando o bem-estar do pet? Conversamos com a veterinária Manuela Coimbra para tirar essas e outras dúvidas, ela forneceu algumas dicas valiosas para preparar o pet para o verão.
Gato e cachorro com calor: sintomas precisam de atenção do tutor
É relativamente fácil identificar um gato ou cachorro com calor. Sintomas são bastante evidentes, o que facilita bastante perceber se ele está incomodado ou não com a temperatura do ambiente. O calor excessivo pode causar a hipertermia em cães e gatos, condição caracterizada pelo aumento anormal da temperatura corporal do pet. Por isso, é fundamental que os tutores saibam identificar o cão e o gato com calor. Sintomas são bem claros e devem servir de alerta para refrescar o pet o mais rápido possível. Veja como identificar:
- Respiração ofegante
- Apatia
- Boca aberta
- Salivação intensa
- Latidos e miados de desconforto
A alimentação pode refrescar o gato e o cachorro com calor
Assim como o calor pode tirar o apetite dos seres humanos, cães e gatos também podem apresentar resistência em se alimentar durante os dias mais quentes. No entanto, existem algumas maneiras de driblar esse comportamento e estimular a alimentação dos pets durante o verão.
“Com a chegada do verão, é importante ajustar a alimentação para atender às necessidades dos pets. Para cães e gatos, opte por rações de alta qualidade e ofereça alimentos frescos e úmidos. Os sachês para gato e cachorro são excelentes para aumentar a ingestão hídrica, principalmente em relação aos felinos que são menos inclinados a beber água”, contou Manuela Coimbra.
Além dessa dica, Manuela ainda indicou oferecer alimentos ricos em água, como frutas que cachorro pode comer e gato também. Alguns exemplos de frutas ricas em água que são liberadas para pets são a melancia, melão e morango. No entanto, você deve oferecê-las sem sementes e sem a casca. Uma dica útil é congelar essas frutinhas antes de oferecer ao pet, pois isso ajuda a refrescar o cachorro e gato com calor.
Espalhe potes de água pela casa para refrescar cães e gatos
Uma outra dica super bacana para incentivar a hidratação felina e canina durante o verão é aumentar o número de potes de água que ficam espalhados pela casa. Você pode colocar um pote de água nos cômodos que os pets mais costumam ficar, mas Manuela Coimbra reforça que a água deve estar fresca e limpa, então é importante que ela sempre seja trocada.
E como refrescar o gato no calor se eles não curtem tanto beber água? Manuela aconselhou os tutores a investirem em uma fonte de água para gatos, pois esse acessório chama a atenção do animal e o estimula a beber água.
Ofereça pedaços de gelo, picolés ou sachê para refrescar o gato e cachorro com calor
Algo gelado é sempre bem-vindo no verão e essa é uma boa estratégia para refrescar os cachorros e gatos. Por isso, Manuela Coimbra indicou que os tutores ofereçam pedaços de gelo ou água com sabor. Ela recomendou um caldo de frango sem sal, mas a água saborizada também pode ser oferecida com pedaços de frutas congeladas. Preparar um picolé para cachorro ou gato com frutas que estejam liberadas para eles (ou até mesmo sachê) também é super recomendado. Além de refrescar o animal, essas são uma ótima forma de estimular a hidratação dos pets.
O tapete gelado é uma ótima opção para refrescar o gato e o cachorro com calor
Um acessório que é altamente recomendado durante o verão é o tapete gelado para cachorro e gato. Ele possui uma tecnologia que mantém a superfície geladinha, o que ajuda a refrescar cães e gatos. Ele funciona da seguinte forma: no seu interior, ele é preenchido com uma espécie de gel que fica mais frio após entrar em contato com o peso do animal.
No entanto, se você não tem a possibilidade de comprar esse acessório para seu gato ou cachorro, Manuela Coimbra indicou utilizar toalhas molhadas para refrescar áreas como a barriga e patas do pet. Basta molhar a toalha e estendê-la no chão como se fosse um tapete. Para ficar ainda mais fresco, você também pode deixar a toalha molhada por um tempinho na geladeira, mas é importante ressaltar que as toalhas não refrescam por tanto tempo quanto o tapete gelado.
Ventilador e o ar condicionado ajudam a aliviar o gato e cachorro com calor
Ninguém gosta de passar calor, né, nem mesmo os gatos e cachorros. Se você não sabe como aliviar o calor do cachorro e gato, Manuela deu uma dica eficaz: usar o ventilador e o ar condicionado a favor dos pets. Eles são ótimos para aliviar o calor nos animais, pois o ar fresco ajuda a reduzir a temperatura do ambiente.
Contudo, apesar do uso desses eletrodomésticos serem seguros para os pets, Manuela reforça que eles precisam ser usados com cautela: “É importante manter a temperatura do ambiente agradável (em torno de 22-24°C) e evitar o direcionamento direto do vento no pet, pois isso pode causar ressecamento ocular ou respiratório. Além disso, limpe filtros regularmente para evitar alergia em cachorro e gato.”
Utilize protetor solar no gato e cachorro
Outra conselho que não pode ser esquecido é em relação ao uso do protetor solar para cachorro e gato. Algumas pessoas podem achar que é um exagero investir nisso, mas os protetores são importantíssimos para proteger a pele do animal, especialmente daqueles que apresentam pelos baixos e claros. Manuela recomendou usar o protetor solar específico para pets em áreas de pele exposta, como focinho e orelhas.
Cachorro com calor: algumas raças sofrem mais no verão
Você sabia que algumas raças de cachorro e gato podem sofrer mais com o calor do que outras? De acordo com a veterinária Manuela, raças braquicefálicas (como Bulldogue Francês e Inglês, Pug e o gato Persa) são mais vulneráveis ao calor devido à dificuldade de dissipar calor. Isso acontece porque esses pets apresentam uma estrutura facial que dificulta a regulação de temperatura, que é feito através da respiração. Por isso, esses cães precisam de cuidados especiais, principalmente durante o verão. Confira as dicas que Manuela coimbra compartilhou para protegê-los:
- Evite exercícios extenuantes.
- Garanta locais frescos e ventilados.
- Monitore sinais de hipertermia, como respiração ofegante excessiva e apatia.
Evite exercícios de alta intensidade para evitar um gato ou cachorro com calor
Praticar exercício físico é fundamental para a saúde física e mental dos gatos e cachorros. Porém, nos dias mais quentes do verão, é importante que os exercícios físicos sejam realizados com moderação e nos horários mais frescos. Os passeios com cachorro, por exemplo, devem ser realizados preferencialmente no início da manhã, até 9h, ou final da tarde, após 17h, que é quando as temperaturas estão mais amenas, segundo Manuela
A especialista ainda deu a dica para que os tutores testem a temperatura do solo com as mãos antes de sair, para evitar queimaduras nas patas do animal. Em relação aos gatinhos, aposte em exercícios mais leves e, de preferência, em ambientes climatizados. Agora que você já sabe como aliviar o calor do cachorro e gato, é hora de colocar essas dicas em prática.