Que tal levar seu cachorro ou gato para aproveitar o carnaval pet com responsabilidade e segurança? Para a celebração ficar ainda mais divertida, você pode incluir seu amigo de quatro patas na folia, desde que escolha o jeito certo de fazer isso. Esse é o momento ideal para dar atenção ao seu pet e propor programas divertidos, já que muitos tutores ganham alguns dias de folga para festejar. Venha conferir 10 ideias para curtir o pet carnaval na companhia do seu melhor amigo.
1) Visite blocos temáticos de pet no carnaval
Os tradicionais blocos carnavalescos são o principal destino para quem deseja curtir a folia. A boa notícia é que os peludos também podem entrar nessa diversão, desde que o tutor se comprometa a seguir as recomendações para cuidar de cachorro nesses locais. Esse é o momento perfeito para usar a criatividade e pensar em fantasia de carnaval para pet.
Muitos lugares organizam blocos caninos adaptados especialmente às necessidade dos pets. Como a audição canina é bem sensível, o som não é tão alto; os blocos caninos costumam acontecer antes das 10 da manhã ou após as 16 da tarde, quando o sol não é tão forte e não corre risco de causar feridas nas almofadinhas da pata de cachorro; geralmente possui pontos de hidratação com água a vontade para os pets. Devido à presença de muitas pessoas no local, não é tão recomendado levar gatos nos blocos de carnaval pet, pois eles podem ficar estressados e desconfortáveis.
2) Procure por eventos de carnaval pet
Se o calor humano e canino dos blocos carnavalescos não agrada muito você e seu pet, vocês podem participar de eventos mais tranquilos com a temática do carnaval. Muitos pet shops e shoppings costumam programar encontros de cachorros e gatos para que os pets possam socializar entre si e se divertirem. Alguns pet shops até distribuem laços pet carnaval para aqueles que não tiveram tempo de pensar em uma fantasia de carnaval para cachorro ou gato. A dica é pesquisar na internet se a sua cidade tem algum bailinho pet ou mesmo propor que amigos do parcão organizem algum evento especial para os pets entrarem na folia.
3) Os "cinepets" são um programa diferente para o carnaval com cachorro
Em algumas cidades do Brasil, os pets já podem assistir um filme ao lado do tutor em cinemas que permitem a presença de cães, chamado de cinepet. As salas são adaptadas para garantirem o conforto dos animais, com o volume mais baixo e iluminação diferenciada. Para curtir um cineminha com o tutor, a vacinação de cachorro precisa estar em dia, eles precisam usar coleira com identificação e serem sociáveis. Embora não seja um programa com cara do carnaval, é uma boa opção para levar o cachorro idoso e mais tranquilo que já não aguenta tanta folia.
4) Piquenique no Parcão para comemorar o carnaval pet
Dias ensolarados e clima carnavalesco combinam com um piquenique temático de carnaval pet. Se você quer um programa mais tranquilo para o seu cachorro preguiçoso e comilão, os piqueniques são uma ótima ideia. Escolha um lugar onde os pets possam correr livremente, como no parCão. Como todo piquenique precisa de comida, você pode levar frutas que cachorro pode comer. Dentre as opções, o cachorro pode comer banana, kiwi, manga, morango e várias outras frutas refrescantes.
5) Participe de um concurso de fantasia para cachorro
Gato, cachorro, carnaval e fantasias são o combo perfeito para os concursos. Alguns cachorros e gatos meme da internet já renderam boas risadas com suas fantasias inusitadas e mega criativas. Por isso, é muito comum encontrar concurso de fantasia de carnaval para pets, seja presencial, em eventos, ou virtualmente. Geralmente, a melhor fantasia para gato ou cachorro leva um prêmio para casa e brindes.
6) Sessão de fotos de fantasia de carnaval para cachorro e gato
Para tornar o carnaval um momento único e inesquecível, você mesmo pode preparar uma sessão de fotos de cachorro ou gato com fantasias de carnaval em sua casa mesmo. Basta preparar um cenário temático, com adereços com o tema do carnaval, e selecionar as melhores fantasias. Depois disso é só posicionar o gatinho ou cachorro e fazer bons registros.
7) Prepare petiscos para comemorar o carnaval pet
Carnaval também é época de comer comidas gostosas e diferentes. Para deixar seu pet ainda mais feliz durante o carnaval, você mesmo pode preparar petiscos para gatos e cachorros. Uma ideia super leve e nutritiva para o cão é o petisco de banana com aveia, que só precisa de ovo, banana, aveia e um pouquinho de bicarbonato de sódio. Você pode levar esse petisco durante os blocos, o piquenique ou oferecer para o pet em casa mesmo. Já para os felinos, você pode se aventurar nos petiscos de peixe para gato ou oferecer sachês.
8) Customize fantasia de carnaval para pet
Os tutores conhecem a personalidade canina ou felina do seu animal mais do que ninguém. Então eles vão saber preparar uma fantasia de carnaval para pets melhor do que ninguém, porque vão saber exatamente o que combina com o cão. Os tutores conhecem a personalidade canina ou felina do seu animal como ninguém. Portanto, são capazes de preparar uma fantasia de carnaval para pets que combine perfeitamente com o estilo e a personalidade do seu cão ou gato. As saias com tule, colares havaianos e chapéuzinhos estão entre as fantasias mais utilizadas durante o carnaval pet.
9) Crie brinquedos carnavalescos para cachorros e gatos
Se você e seu pet vão ficar em casa, aproveitem esse tempo para preparar um brinquedo caseiro para gato ou cachorro. Você pode usar a criatividade para preparar brinquedos que os pets já gostam ou criar brinquedos novos. Você pode criar uma varinha para gatos com serpentina pendurada em uma das extremidades para chamar a atenção do felino. Para os cães, você pode criar uma pelúcia para cachorro decorada com o tema de carnaval.
10) Curta o carnaval pet no conforto de casa
Escolha um dia do carnaval para preparar uma programação exclusiva para você e seu pet em casa mesmo. Prepare petiscos, brinquedos, organize uma noite de cinema e dê muita atenção e carinho para o seu cachorro ou gato. Para ficar ainda mais no clima do carnaval, vocês podem se fantasiar e tirar fotos juntos.
Principais cuidados com o carnaval pet
Embora a diversão seja garantida durante o carnaval pet, é preciso seguir alguns cuidados para garantir o bem-estar do animal durante a folia. Se vocês forem para algum evento ao ar livre, como um bloco, lembre-se de respeitar o horário em que o sol está mais fraco e não se esqueça de passar protetor solar para cachorro. Além disso, não esqueça de oferecer água para o peludo sempre e de tomar cuidado para não levar o animal à exaustão.