A varinha para gatos é um dos brinquedos mais conhecidos entre os gateiros de plantão. E não é para menos, né? Em diferentes cores, tamanhos e modelos, ela é uma ótima opção para garantir a diversão do felino e, de quebra, aumentar a interação entre o pet e o tutor. Mas você sabe como a varinha de brinquedo pode estimular o animal? Sabe como ela mantém o seu amigo tão entretido? Para esclarecer essas dúvidas, nós reunimos as principais vantagens desse tipo de brinquedo para gato e um passo a passo para você garantir o entretenimento do seu bichano gastando pouco. Veja só!
Brinquedos: gatos gostam da varinha porque se sentem desafiados
Embora os felinos já tenham sido domesticados há muito tempo, alguns traços de um instinto selvagem e caçador ainda moldam a personalidade e, principalmente, o comportamento deles Por isso, os melhores brinquedos para gatos são sempre aqueles que aguçam esse lado do animal. No caso da varinha de brinquedo, o movimento do barbante e do brinquedinho preso na ponta - seja ele uma bolinha, um ratinho ou até mesmo uma pena - é capaz de ativar os mesmos instintos predatórios que o felino tem ao ver possíveis presas pelo seu caminho. Justamente por esse motivo, o jeito certo de brincar com a varinha para gatos é fazendo manobras leves e delicadas como se fosse, de fato, uma presa na natureza. Além disso, a varinha é capaz de incentivar o animal a se exercitar, o que é muito importante para a saúde do animal.
A varinha para gatos ajuda a aliviar o estresse do seu bichano
Assim como os outros tipos de brinquedos, a varinha para gatos também é uma grande aliada quando o assunto é diminuir o estresse do seu bichano. Como já sabemos, os felinos são animais extremamente sensíveis e, por isso, tendem a sentir com mais facilidade esses sintomas que podem ser causados por qualquer mudança repentina na casa ou na rotina. O quadro pode até interferir na saúde do bichano e deixá-lo doente.
A varinha para gatos ajuda a manter o animal entretido e ocupado por mais tempo. Sendo assim, ao perceber que o seu gatinho anda estressado ou até mesmo entediado, experimente reservar um período do seu dia para estimulá-lo com a varinha de brinquedo.
Além disso, se você está buscando uma maneira de estreitar os laços entre você e o seu bichano, saiba que a varinha para gatos pode te dar uma mãozinha nessa tarefa. Esse tipo de brinquedo exige a participação de um felino e um humano para a diversão acontecer, o que pode contribuir (e muito!) para relação de vocês.
Como fazer varinha para gatos? Veja o passo a passo para garantir a diversão do seu bichano gastando pouco
Agora que você já sabe todos os benefícios que a varinha para gatos pode oferecer ao seu pet, chegou a hora de descobrir como fazê-la em casa. Isso mesmo! Esse tipo de brinquedo para gatos pode ser feito por você. E o melhor: gastando pouco ou quase nada. Para te ajudar, reunimos os materiais necessários e um passo a passo bem simples. Vamos lá e mãos à obra!
Materiais necessários:
– Pedaços de fios de lã das cores que você preferir;
– Uma vareta de madeira (pode ser aquelas de fazer pipa ou até mesmo o palito de churrasco);
– Um pedaço de corda de couro ou barbante
– Tesoura;
– Cola quente.
Passo 1) Separe os pedaços de fios de lã e envolva-os aos poucos em torno de dois ou três dedos para fazer o pompom;
Passo 2) Em seguida, passe um fio por entre os dedos e enlace nos fios enrolados. Retire os dedos e, depois, dê um nó bem apertado;
Passo 3) Depois disso, basta pegar a tesoura e começar a cortar as laterais para que o pompom comece a ganhar forma;
Passo 4) Pegue o pedaço de corda de couro ou barbante e cole no meio do pompom com auxílio da cola quente. Para deixar o brinquedo ainda mais atrativo, você também pode colar penas para chamar a atenção do seu bichano;
Passo 5) Para terminar, faça um furo em uma das extremidades da vareta, atravesse o cordão de couro ou barbante por ali e faça um nó para fixá-lo. Está pronto!
Redação: Úrsula Gomes