Muita gente se pergunta se gato pega carrapato, e a resposta é sim. Os felinos também estão expostos a esse tipo de problema, mesmo que pareça estranho. O carrapato de gato é mais comum em animais que moram em casa com quintal, que passeiam na rua ou que convivem com um cãozinho. No entanto, outras situações do cotidiano também podem deixar o gato com carrapato, como uma ida ao veterinário ou um simples trajeto na rua (mesmo que o bichano permaneça na caixa de transporte o tempo inteiro). Por isso, todo tutor deve saber como identificar o problema e como tirar carrapato de gato. Veja abaixo algumas dicas para remover e prevenir os parasitas indesejados!
Gato com carrapato: que sinais indicam o problema?
Um dos primeiros sinais que indicam que o gato tem carrapato é quando ele começa a se coçar além do habitual, demonstrando estar incomodado com a presença do corpo estranho grudado neles. Como os felinos são animais muito sensíveis, qualquer coisa que os incomode pode deixá-los extremamente irritados - e é justamente isso que acontece quando o carrapato pega em gato. Além disso, o local pode apresentar vermelhidão ou queda de pelos decorrente da coceira excessiva.
Os carrapatos têm uma cor amarronzada, sendo facilmente reconhecíveis. Quando o carrapato pega em gato, os lugares mais propícios para que eles grudem são atrás da orelha e ao redor do pescoço. Por isso, o jeito mais fácil de saber se o seu gatinho está infectado é durante a hora do carinho ou enquanto realiza a escovação. Nessas horas fique atento a qualquer sombra escura ou bolinhas que parecem com verrugas, porque pode ser um carrapato em gato.
Os tipos de carrapatos em gatos
Quando o assunto é carrapato, gato pode ser acometido por diferentes espécies. Em ambientes mais rurais ou com muito mato ao redor, o mais comum é o Amblyomma cajennense, também conhecido como carrapato estrela em gatos. O parasita é um dos principais transmissores da febre maculosa e por isso é considerado muito perigoso. Além dele, o carrapato-vermelho-do-cão também é outro tipo de carrapato em gato que precisa de atenção. Como o próprio nome já indica, trata-se de um parasita bastante comum em cães, mas que também pode afetar os felinos (ainda que em proporção menor). Ele causa a doença do carrapato.
“E o carrapato de gato pega em humano?” A resposta é sim. Todo parasita tem seu hospedeiro “preferido”, mas na ausência dele pode acontecer do carrapato se aderir à pele de outro ser vivo para se alimentar, inclusive os humanos. Embora seja algo raro, é importante ficar atento para não contrair doenças.
Doença do carrapato em gatos: o que é e quais são os sintomas?
A doença do carrapato em gatos pode se manifestar de duas formas: Erliquiose, causada pela bactéria Ehrlichia Canis; ou Babesiose, que é causada pelo protozoário Babesia Canis. Ambas têm sintomas bem parecidos e só podem ser identificadas por meio do exame de sangue, mas alguns sinais que podem indicar o problema são:
- Mucosas pálidas
- Falta de apetite
- Perda de peso
- Apatia
- Vômito
- Petéquia (pontinhos vermelhos espalhados pelo corpo)
- Sangramento nasal
Caso observe os sintomas da doença do carrapato em gatos, o mais recomendado é procurar a ajuda de um médico veterinário de confiança para diagnóstico e tratamento.
Como tirar carrapato de gato?
Diferente das pulgas, o carrapato de gato tem a mobilidade mais lenta e é mais fácil de tirar. Caso haja qualquer suspeita do problema, o ideal é separar alguns itens que podem ajudar a retirá-los, como:
- Escova para conseguir ver a pele do gato durante a escovação;
- Pinça específica para tirar carrapato (se não tiver pode ser uma comum);
- Algodão embebido em álcool.
Na hora de tirar o carrapato de gato, é só seguir o passo a passo:
- Escolha um momento tranquilo para o pet em que ele esteja calmo e relaxado.
- Localize a região em que o gato tem carrapato.
- Pegue uma pinça e deslize uma das partes por baixo do carrapato de gato para desprendê-lo.
- Com muito cuidado, puxe a pinça para removê-lo.
- Use o algodão para limpar muito bem a região.
Ao retirar o carrapato, é preciso tomar cuidado para puxar o parasita por inteiro. Com o uso de pinças comuns, é comum deixar alguma parte - especialmente as presas - grudadas na pele do animal - o que pode causar infecções e até novas infestações.
Uma outra opção é utilizar um remédio caseiro para carrapato em gato, especialmente para quem tem um felino com sensibilidade. Saiba como eliminar carrapatos de forma natural:
Ingredientes
- 200 ml de vinagre branco;
- ¼ de xícara de água morna;
- ½ colher de sal;
- ½ colher de bicarbonato de sódio
Modo de preparo e como usar
- Misture todos os ingredientes em um borrifador e aplique no animal. Dê atenção maior nas áreas mais quentes como pescoço e atrás das orelhas.
- Cuidado com áreas que estiverem machucadas, a mistura pode arder e irritar o seu animal.
É necessário acabar com carrapato de gato no quintal e dentro de casa
O grande perigo de um gato com carrapato é que, se não houver a devida limpeza do ambiente em que o bichano vive, as chances de haver uma nova infestação são altas. Para evitar que isso aconteça, é necessário ter um cuidado especial na hora de acabar com o carrapato de gato no quintal e dentro de casa. Além de produtos inseticidas encontrados em lojas especializadas, você também pode fazer receitas caseiras para eliminar as pragas do local.
- Vinagre de maçã e bicarbonato de sódio
Basta misturar duas xícaras de vinagre de maçã com uma de água morna e acrescentar meia colher de bicarbonato de sódio. Em seguida, é só colocar no spray e borrifar no ambiente.
- Cravo da índia
Existem duas opções: aplicar o cravo da índia diretamente no local desejado ou ferver a especiaria com uma fruta cítrica e aplicar na casa com um borrifador.
- Limão e frutas cítricas
É só esquentar duas xícaras de água e depois colocar dois limões cortados ao meio por uma hora. Pode ser qualquer outra fruta cítrica no lugar. Por fim, basta colocar o líquido no spray.
5 dicas para prevenir o carrapato de gato
Se você já viu fotos de carrapatos pequenos e ficou com receio do seu pet ser contaminado, saiba que prevenir é o melhor remédio. Desde pequenos cuidados diários até o uso de medicamentos prescritos pelo veterinário, veja abaixo como evitar que o seu gato seja infestado com os parasitas:
- Não deixe que o gato dê voltinhas na rua. A criação indoor é a mais segura para ele..
- Se tiver cachorro na mesma casa, mantenha-o livre de carrapatos com uso correto dos remédios.
- Converse com o veterinário sobre o melhor remédio para carrapato em gato.
- Mantenha a casa sempre limpa.
- Sempre que for à rua, quando voltar, veja se não tem nenhum carrapato. Retirar o primeiro logo no início é a melhor maneira de evitar que ocorra uma infestação.
Redação: Mariana Almeida e Juliana Melo
Publicada originalmente em: 12/09/2019
Atualizada em: 23/08/2021