A chupeta para cachorro divide opiniões. Se você já viu um cachorro chupando bico de chupeta, sabe que essa é uma cena extremamente fofa (ainda mais quando eles são filhotes). Mas será que o uso do acessório é realmente necessário? Como a chupeta pode interferir no desenvolvimento do animal? Muita gente trata os cães como se fossem bebês, mas é importante estabelecer certos limites e entender que, embora os cachorros façam parte da nossa família, eles têm necessidades e instintos diferentes do que é comum para os humanos.
Quer saber se é saudável ou não oferecer a chupeta para cachorro? O Patas da Casa foi atrás de respostas, veja só o que nós descobrimos!
Pode dar chupeta para cachorro?
É comum que muitas famílias ofereçam chupeta para cachorro porque enxergam os doguinhos como se fossem seus filhos. O problema é que essa “humanização” exagerada dos animais pode ser prejudicial para os cães. As chupetas foram desenvolvidas exclusivamente para atender as necessidades de um bebê humano, e não de um cachorro (seja ele filhote ou adulto). Como a anatomia canina é totalmente diferente da nossa, a chupeta não se encaixa adequadamente à boca dos doguinhos e pode comprometer o desenvolvimento da arcada dentária deles. Por isso, mesmo que muitos tutores insistam nessa prática, a maioria dos especialistas não costuma recomendar o uso do acessório e por isso é bom evitar as chupetas para cachorro.
Quais os riscos de oferecer a chupeta para cachorro?
Além de prejudicar seriamente os dentes do cachorro, a chupeta também pode causar danos físicos e psicológicos à saúde animal. Um dos principais riscos desse acessório é que o cachorro pode mastigar e engolir pedaços da chupeta (ou até mesmo a chupeta inteira), causando uma obstrução intestinal. É preciso pensar que esse item foi projetado para se adaptar à boca de uma criança humana, que não tem uma mordida tão forte a ponto de destruir.
Além disso, também é preciso pensar no lado psicológico, já que alguns cães acabam se tornando dependentes do acessório - que não é benéfico para eles - e isso pode resultar em uma série de problemas comportamentais. O cachorro passa a recusar a interação com qualquer outro brinquedo e só quer a chupeta para cão. Se ele não recebe o que quer, desconta em outros objetos da casa ou desenvolve problemas de ansiedade. Logo, por mais que o cachorrinho chupando chupeta seja muito fofo, é bom não estimular isso.
No lugar da chupeta, cachorro pode brincar com mordedores
O cachorro com bico pode ser o ápice da fofura, mas é importante não estimular esse hábito e direcionar a atenção do seu cãozinho para os acessórios certos. Os primeiros dentinhos dos filhotes de cachorro nascem por volta da segunda ou terceira semana, mas entre os 4 e 7 meses os dentes de leite caem e dão lugar aos 42 dentes definitivos. Essa fase de troca de dentição é marcada principalmente pela necessidade de morder tudo que o cãozinho encontra pela frente, e é nesse momento que os tutores costumam oferecer a chupeta para cachorro.
No entanto, existem acessórios mais adequados para isso, como os brinquedos mordedores. Existem vários modelos com diferentes formatos, tamanhos e materiais. Esse tipo de brinquedo ameniza os impactos da troca de dentição e ajuda a fortalecer os músculos da mandíbula do animal. Também é uma ótima opção para cachorros adultos que gostam de destruir tudo.
Veja uma lista de brinquedos para cachorro que são uma boa alternativa à chupeta pet:
- Mordedor para cachorro;
- Ossos (verifique quais são indicados);
- Brinquedos de corda.
Além de serem acessórios mais apropriados, eles não trazem nenhum risco para a saúde do animal, como a chupeta pra cachorro traz. Eles também costumam trazer uma série de benefícios para o doguinho, como o fortalecimento da mandíbula, limpeza superficial dos dentes, entretenimento e muito mais.
Redação: Juliana Melo
Publicado originalmente em: 24/06/2021
Atualizado em: 26/05/2023