Existem pesquisas que apontam que o cachorro entende o que a gente fala — mas seria muito bom entender exatamente o que eles ‘falam’ também, né?! Muitos tutores vivem se perguntando o que significam os latidos de cachorro, e é claro que muitas vezes é fácil diferenciar um latido de cachorro bravo de um latido de cachorro feliz e animado. Mas o que será que o seu cachorro está ‘falando’ quando late? Foi isso que uma pesquisa tentou descobrir usando Inteligência Artificial, e a gente desvenda tudo o que você precisa saber aqui embaixo.
É possível traduzir latido de cachorro?
Bom, a verdade é que nunca vai ser possível traduzir de forma literal o que o latido de cachorro e outros sons de cachorro querem dizer. Os cães não são seres racionais e, portanto, não têm uma capacidade de comunicação tão elaborada quanto os humanos. No entanto, não significa que não seja possível se aprofundar nas necessidades e sentimentos dos animais. A vocalização canina tem um papel importante nisso, motivo pelo qual se tornou objeto de estudo de tantos pesquisadores.
Há alguns anos, no final de 2013, um dispositivo chamado ‘No More Woof’ chegou a ser divulgado a partir de uma pesquisa escandinava que prometia ‘ler’ e ‘traduzir’ os pensamentos caninos. Era um aparelho semelhante a um fone de ouvido que, supostamente, poderia ler as ondas cerebrais dos cães e traduzir o que se passava na mente dos pets para a linguagem humana. Porém, a pesquisa nunca chegou a ser concluída e não mostrou resultados eficientes.
Recentemente, um grupo de cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em colaboração com o Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Eletrônica, no México, decidiu explorar o uso da Inteligência Artificial para decifrar a linguagem canina. A boa notícia é que os resultados parecem mais palpáveis do que qualquer outra pesquisa científica feita neste campo.
Uso de Inteligência Artificial pode ajudar a decodificar o latido de cachorro
De acordo com a pesquisa intitulada “Rumo à Decodificação de Latidos de Cachorros: Aproveitando o Processamento da Fala Humana para Classificação Automatizada de Latidos ”, entender o que os cães querem dizer pode ser uma realidade mais próxima do que imaginamos. A base da pesquisa foram modelos de Inteligência Artificial (IA) que eram originalmente usados para reconhecer emoções e outras características da fala humana, mas adaptadas e direcionadas para a comunicação animal.
O estudo em questão reuniu 74 cachorros de diferentes raças e faixas etárias, incluindo Chihuahuas, Poodles e Schnauzers. O principal objetivo do experimento foi explorar o uso da IA na interpretação das vocalizações caninas. Além de distinguir, por exemplo, latido de cachorro bravo (caracterizado por rosnados) de latidos brincalhões, a investigação também se estendeu para a identificação de outras características do animal, como idade, raça e sexo do cão. Afinal, os latidos de cachorro filhote também são diferentes de um animal adulto, e isso também pode mudar conforme o sexo e raça.
O experimento teve uma eficácia de 70% na decodificação das emoções e necessidades transmitidas pelos cães através dos latidos. Os resultados da pesquisa foram bem promissores e mostram que os sons e padrões derivados da fala humana podem servir como uma base para a análise da linguagem canina no que diz respeito à vocalização animal.
Tradução do latido de cachorro pode tornar a comunicação mais eficiente e abrir novos horizontes
É claro que, assim como qualquer pesquisa inicial, ainda há um longo caminho a ser percorrido. No entanto, não dá para negar que entender o que os cães querem dizer com os latidos pode melhorar bastante a nossa comunicação com esses animais.
Com esse tipo de tecnologia, muitas possibilidades podem surgir, como a criação de uma coleira de cachorro capaz de ‘transmitir’ os pensamentos caninos em tempo real (igual no filme ‘Up! Altas Aventuras’) e até mesmo a ampliação desse tipo de tecnologia para outras espécies de animais, como os gatos.
Apesar de ainda não ser possível decodificar o latido de cachorro, uma dica para estreitar os laços com o seu amigo e compreendê-lo melhor é aprendendo a ler a linguagem corporal canina. O movimento dos rabos, das orelhas, o olhar e a postura corporal como um todo podem revelar muito mais sobre o que o seu aumigo quer expressar do que você imagina.