A coleira com cabresto ajuda o tutor a lidar com cães que puxam muito no passeio. Sua posição ao redor do focinho pode trazer a impressão de que o animal está incomodado, mas na verdade, a coleira cabresto para cachorro é muito traz alguns benefícios. Ela faz parte do time de coleiras anti-puxão, ou seja, aquelas que são perfeitas para cachorro que é mais descontrolado e ansioso durante o passeio. Se você quer saber como funciona uma coleira cabresto e em que casos ela é mais recomendada, confira as dicas que o Patas da Casa separou a seguir!
Coleira cabresto para cachorro é muito segura e não machuca o animal
A coleira cabresto é muitas vezes comparada a uma focinheira por conta do seu formato, que possui algumas tiras posicionadas em volta do pescoço e do focinho do cachorro. Por isso, é comum encontrar pessoas que acham que o animal se sente mal e que é um jeito cruel de controlar o cão. Mas pelo contrário, a coleira cabresto é uma forma bastante humana de ajudar seu animal a ficar menos agitado e a ter um comportamento mais tranquilo ao andar na rua. A guia cabresto é bem resistente e possui boa capacidade de tração, o que ajuda a dar segurança tanto ao pet quanto ao tutor, sem deixar o animal ferido. Quando colocada da forma correta, não machuca e nem incomoda de forma alguma seu animal, trazendo apenas vantagens.
Guia cabresto: entenda como ela funciona no aprendizado do seu animal
A coleira cabresto é também uma coleira anti-puxão para cachorro. Ela ajuda o tutor a conter o animal que costuma puxar muito durante o passeio. Por isso, é eficaz na educação do cão. Esse modelo de coleira faz com que o cachorro vire para o lado, interrompendo o ritmo do passeio, toda vez que tenta puxar. A coleira cabresto é bem resistente, então não é preciso forçar. Sua firmeza e propriedade de tração fazem o animal perceber que deve parar. Aos poucos, o cão vai entendendo que não é ele quem deve conduzir o passeio, e sim o tutor. O treinamento com reforço positivo é fundamental, tanto na adaptação do novo acessório quanto nas primeiras caminhadas. Por isso, antes de colocar a coleira, evite fazer associações negativas e sempre recompense o cachorro para ele ver que não tem perigo.
A coleira cabresto precisa ser colocada justa ao corpo, mas sem ficar apertada
A coleira cabresto para cachorro possui tiras que envolvem o pescoço e o focinho do animal. Mas é preciso ter cuidado na hora de colocar para que não fique muito apertada. Não prenda de maneira muito forte, pois isso pode machucar o animal e até impedir que ele abra a boca. Lembre-se que a coleira cabresto não é uma focinheira, portanto, não deve limitar nenhum movimento do pet. Ela deve ficar justa no focinho, mas o ideal é deixar um espaço livre de um ou dois dedos. Assim, o animal não fica desconfortável e a coleira cabresto consegue cumprir bem o seu papel.
A coleira cabresto é indicada principalmente nos casos de cães muito agitados
A principal função da coleira cabresto é segurar o animal de forma segura quando ele estiver puxando demais durante o passeio. Por isso, a coleira cabresto para cachorro é recomendada para os pets mais agitados e/ou desobedientes. Se parece que é seu cãozinho que te leva para passear e não ao contrário, pode ser uma boa ideia considerar adquirir uma coleira cabresto. Cachorro em processo de adestramento também é um outro caso em que esse tipo de coleira é recomendado. Como o animal fica bem mais controlado e responde melhor aos comandos do tutor, o processo de adestramento fica mais fácil ao utilizar esse acessório. Portanto, a coleira cabresto é muito boa para os animais que estão começando a aprender a se comportar e a andar ao lado do tutor. Mas fique atento a um detalhe ao usar a coleira: não é todo cachorro que pode usar. Cachorro com focinho pequeno e cães braquicefálicos, como Pug e Bulldogs, costumam se sentir desconfortáveis com o acessório, que acaba não cumprindo a sua função por conta do formato diferente na área do corpo do pet.
Coleira cabresto: veja algumas dicas para usar o acessório da melhor maneira possível
Para tirar o melhor proveito possível e todas as vantagens da coleira cabresto, é importante seguir alguns cuidados. O primeiro e mais importante é se lembrar sempre de que não é para dar fortes puxões. A coleira já é resistente, então utilize gestos bem calmos e gentis. A força nunca deve ser usada para controlar seu amigo. Por isso, lembre-se sempre também de nunca deixar a coleira cabresto muito apertada. Nesse caso, o efeito vai ser o oposto: um cachorro nervoso e incomodado, que ficará mais agitado ainda. Além disso, não deixe seu cão ficar o dia inteiro com a coleira. Permita que seu animal se acostume aos poucos. No começo, coloque apenas por alguns minutos, sempre recompensando o cachorro com petiscos e carinho. Depois, vá aumentando esse tempo, para que ele se sinta mais à vontade com o acessório. Quando seu cachorro já estiver acostumado com a coleira, é hora de passear na rua. Seguindo todos os cuidados, a coleira cabresto é um ótimo aliado na educação do seu cachorro.
Redação: Maria Luísa Pimenta