Nada parte mais o nosso coração do que ver um filhote de cachorro chorando. Mas sabia que essa é uma situação bastante comum, principalmente nas primeiras semanas do cãozinho na casa nova? Isso geralmente deixa os tutores bem preocupados, mas a verdade é que existem vários motivos que explicam o comportamento. É importante tentar identificar qual deles é a causa por trás do choro de filhote de cachorro para saber como acalmar o pet da melhor forma. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa separou algumas dicas que vão te ajudar a resolver o problema e cuidar do seu novo bichinho!
Cachorro filhote chorando: por que isso acontece?
O choro de filhote de cachorro pode acontecer por diferentes razões. Como o cãozinho ainda está em processo de adaptação - não apenas com a casa nova, mas com o mundo ao seu redor -, então ele não sabe muito bem a forma certa de comunicar o que está sentindo e nem as suas necessidades. Às vezes pode ser um indicativo de fome, sede ou até mesmo frio, já que a pele dos doguinhos é bastante frágil nos primeiros meses de vida e mais vulnerável às mudanças de temperatura.
Além disso, o colo materno também faz muita falta nessas horas, e é um dos principais motivos para o filhote de cachorro recém-nascido chorando muito (especialmente se ele foi separado da mãe há pouco tempo). É necessário entender que esse tipo de separação causa muita confusão na cabeça do animal, que muitas vezes se sente assustado, ansioso, desamparado e com saudades da mãe e dos irmãozinhos.
Como fazer filhote de cachorro parar de chorar?
Parece uma tarefa impossível, mas não é. Tudo que o tutor precisa fazer é tentar descobrir o que causou o choro de filhote de cachorro para solucionar o problema. Veja algumas dicas para acalmar o cãozinho nessas horas:
1) Prepare uma caminha para cachorro bem aconchegante
Esse é um cuidado muito importante, independentemente do filhote de cachorro chorando ou não. O doguinho precisa se sentir acolhido e protegido no seu novo lar, e a melhor forma de fazer isso é investindo em uma cama para cachorro confortável e aconchegante. Você também pode colocar um cobertor ou uma manta para deixá-lo ainda mais aquecido, especialmente nos dias mais frios.
2) Deixe uma roupa sua perto do filhote de cachorro na hora de deitar
O choro de filhote de cachorro às vezes acontece por causa da falta de um cheirinho familiar no ambiente. Por isso, uma forma de acostumá-lo com sua nova casa e seus novos donos é separando uma peça de roupa sua para deixar com o cãozinho na hora de dormir. Um bichinho de pelúcia também é uma ótima ideia para fazer com que o cachorro se sinta menos sozinho.
3) Verifique se o cãozinho está com sede ou fome
Nunca podemos descartar a hipótese de que o filhote de cachorro chorando é um indício de fome ou sede. Para evitar que isso aconteça, o ideal é deixar sempre um potinho à disposição do cão com água fresca e potável. Também é necessário seguir as recomendações do veterinário quanto à quantidade de comida que deve ser oferecida para os filhotes nos primeiros meses de vida.
4) Brinque bastante com o cachorro filhote antes de dormir
Os filhotes de cachorro também precisam gastar energia, principalmente para evitar os choros à noite por causa do tédio. Uma maneira de solucionar isso é separando um tempinho para brincar bastante com o cão antes de vocês deitarem para dormir. Assim, ele fica cansado, dorme mais rápido e nem tem a oportunidade de ficar entediado ou chorando.
5) Nunca castigue o filhote de cachorro chorando
Mesmo que você não entenda o motivo do choro de filhote de cachorro, punição nunca é a resposta. Lembre-se que ele é um bichinho que está tão perdido quanto você, e que talvez nem ele mesmo esteja entendendo o que está acontecendo. Tenha calma e paciência para lidar com a situação, e sempre trate o seu doguinho com muito amor.
6) Saiba identificar quando o choro de filhote de cachorro é só para chamar a atenção
Nem sempre o filhote de cachorro chorando é um motivo para preocupação. Às vezes, o cãozinho faz isso só para receber a atenção dos seus humanos, e é importante saber identificar a situação para não deixar o animal mal acostumado. Se você sabe que o cachorro está bem alimentado, hidratado, quentinho e com todas as necessidades atendidas, não há muito com o que se preocupar. Atender o chamado dos filhotes nesses casos é uma forma de recompensá-los, e eles passam a entender que essa é a melhor forma de ganhar atenção e receber carinho.
Redação: Juliana Melo