A hora do banho em cachorro pode ser o momento preferido do seu amigo de quatro patas, mas se ele for medroso e não gostar muito da água (e, eventualmente, do secador), pode se que você tenha um problema. A higiene do cachorro não pode ser deixada de lado para que a convivência dele com as pessoas da sua casa continue sendo confortável. Mesmo que você possa usar a estratégia do banho seco de vez em quando, a lavagem geral com água e shampoo é a que funciona de forma mais eficiente. Ou seja: em algum momento você vai precisar ajudar o seu cachorro medroso a superar esse trauma e sofrer menos na hora de ficar cheirosinho. Confira, aqui embaixo, algumas dicas para isso!
1) Associe os elementos do banho em cachorro a coisas boas com os reforços positivos
Uma das principais maneiras de fazer o seu cachorro perder o medo de tomar banho, é mostrando que ele não tem o menor motivo para isso. Usando a tática dos reforços positivos, tente fazer o momento do banho uma experiência agradável para o seu animal. O ideal é que, para começar, ele esteja num lugar conhecido e onde se sente confortável: a sua casa é a melhor opção para isso. Se o seu cachorro tomar banho no pet shop, passeie com ele por lá algumas vezes e deixe que ele se acostume com o funcionário responsável pela lavagem.
Depois disso, associe qualquer coisa que possa lembrar o banho a petiscos, brinquedos, um carinho ou alguma coisa que o seu cachorro goste bastante. O secador, por exemplo, que é um dos campeões dos traumas em cachorro tomando banho, pode ser ligado no dia a dia junto de um petisco. O importante é identificar os momentos que causam mais medo no seu cachorro e tentar naturalizar cada um deles para o banho não ser uma experiência tão ruim.
2) Como dar banho em cachorro medroso: faça o animal se acostumar com a água gradativamente
Se o principal medo do seu amigo tem a ver com a água em geral na hora do banho (e em outros momentos da vida), o truque é fazer ele ir se acostumando de pouco em pouco com a sensação de estar molhado. Usando uma mangueira com o jato leve e a temperatura agradável, molhe as pontas das patinhas dele num dia, suba um pouco mais com a água em outro e siga nesse ritmo até o dia do banho, quando ele vai ser completamente molhado. Tomar cuidado com as orelhas do animal é ainda mais necessário nesse caso, já que qualquer reação ruim ou dor vai fazer com que ele fique ainda mais traumatizado.
3) Transforme o banho numa brincadeira
Não importa se você vai dar banho em filhote de cachorro ou num animal adulto: brincar pode ser a estratégia ideal para que ele encare esse momento de forma mais leve. A brincadeira escolhida vai variar de animal para animal, mas você pode usar diferentes brinquedinhos, fazer ele correr e voltar para se secar, transformar a hora de esfregar os pelos numa sessão mais intensa de carinhos e por aí vai. Se mesmo com tantas estratégias o seu cachorrinho ainda sofrer na hora do banho, você pode contar com a ajuda de um especialista em comportamento animal: o ideal é naturalizar para ele algo que vai ser repetido várias vezes ao longo da vida.
Redação: Ariel Cristina Borges