Só quem tem um cãozinho sabe como pode ser difícil a hora de dar um comprimido para carrapato em cachorro. Aliás, geralmente é complicado de dar qualquer tipo de remédio para os peludinhos, né? Não é à toa que uma das formas mais comuns de fazer isso é misturando o medicamento com a ração úmida. Mas sabia que existem outras formas de aprender como dar comprimido a cachorro? E não só em formato de cápsulas: remédios líquidos também entram na lista. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa separou algumas dicas que podem ser muito úteis nessas horas. Veja só!
Não sabe como dar remédio para cachorro? O primeiro passo é oferecer, mas sem forçar a barra!
Se você ainda não sabe como dar remédio de verme para cachorro ou qualquer outro medicamento em forma de cápsulas, é preciso ter calma. A primeira tentativa deve acontecer de forma natural, com o tutor simplesmente oferecendo o comprimido e observando como o animal vai reagir diante da situação. Por incrível que pareça, alguns cães tendem a aceitar o remédio nesse primeiro momento por causa da curiosidade. Eles pensam que pode ser um petisco ou alguma comida apetitosa, e resolvem experimentar por livre e espontânea vontade. No entanto, da segunda vez que o tutor oferece o mesmo remédio, ele pode recusar por não ter gostado da experiência. De qualquer forma, para não provocar uma situação traumática no animal, sempre tente oferecer antes de forçá-lo a tomar a medicação.
Como dar comprimido para cachorro: camuflar o remédio na comida é uma opção
Uma das técnicas mais utilizadas pelos tutores é dar o remédio junto com a comida do cachorro. Isso não é à toa: o método realmente costuma funcionar muito bem. Como os cães são conhecidos por serem comilões, na hora da refeição eles não pensam duas vezes antes de abocanhar os alimentos. Então, ao misturar o comprimido com a ração de cachorro, os doguinhos dificilmente percebem que estão ingerindo o remédio também. Geralmente, é mais fácil de camuflar com ração úmida (ou patê), mas nada impede que você faça isso com a ração seca. Só lembre-se de não deixar o comprimido à vista, ou o cachorro pode encontrá-lo com facilidade e se recusar a comer.
Pode amassar o comprimido para dar ao cachorro?
Essa é uma dúvida bastante comum, e a resposta é: depende. Na maioria dos casos, é possível sim cortar ou amassar o comprimido sem que ele perca as propriedades medicinais. No entanto, o tutor precisa ficar bem atento às indicações da bula e, caso ainda restem dúvidas, vale a pena perguntar para o médico veterinário se o remédio pode passar por esses processos. Se ele liberar, é simples: com as cápsulas amassadas ou cortadas, o tutor consegue esconder o remédio com muito mais facilidade na ração do cachorro. Assim, além do cãozinho não conseguir visualizar o comprimido, ele também quase não percebe a presença da medicação na sua alimentação.
Nada funcionou? Veja como dar comprimido para cachorro de outra forma
Se ainda assim você estiver com problemas para dar o remédio para cachorro, não tem jeito: vai precisar dar uma forçadinha para que ele não fique sem tomá-lo. Nesse caso, o ideal é ter a ajuda de alguém na hora de segurá-lo. Assim, uma pessoa fica encarregada de manter o animal parado e abrir a boca dele, enquanto a outra fica com a tarefa de colocar o comprimido na garganta do animal. Mas é importante ter atenção: o medicamento não pode ser deixado muito na frente nem nos cantos, ou o cãozinho pode acabar cuspindo. Depois de ter posicionado o comprimido no lugar certo, é só fechar a boca do cachorro e esperar ele engolir. Em seguida, vale oferecer um pouquinho de água para facilitar a ingestão.
Aprenda também como dar remédio líquido para cachorro
No geral, os remédios em forma de comprimido e cápsulas costumam ser mais fáceis de serem dados para os cães porque podem ser misturados nos alimentos ou amassados, como já foi dito. Mas quando o assunto é como dar remédio líquido para cachorro, isso tende a ser mais complicado, porque não tem como “disfarçar” a medicação. Sendo assim, o mais recomendado é segurar o cachorro - com cuidado para não machucá-lo - e usar uma seringa para aplicar o líquido na boca do animal. O ideal é que a ferramenta com o remédio seja posicionada na lateral da boca do cão e, em seguida, o tutor deve se assegurar de manter a região fechada para evitar que o cachorro cuspa o medicamento fora.
Redação: Juliana Melo