Comportamento animal

Como diferenciar um gato de raça de um vira-lata: entenda as principais diferenças

Publicado - 14 Outubro 2024 - 15h40

Atualizado - 14 Outubro 2024 - 15h42

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Diferenciar  um gato de raça de um gato vira-lata pode parecer algo simples, mas não é bem assim. Embora as raças de gatos apresentem características específicas e padronizadas, como determinado tipo de pelagem e formato do corpo, os vira-latas são bastante variados. Isso acontece porque os gatos sem raça definida são resultado de vários cruzamentos ao longo de gerações, o que resulta em uma diversidade de traços.  

Até os gateiros mais experientes apresentam certa dificuldade em diferenciá-los. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa vai te dar algumas dicas para saber se o gato é de raça ou não.

O gato de raça tem características mais definidas

gato de raça deitado no chão
Um gato de raça apresenta características padronizadas

De acordo com o The International Cat Association (TICA), existem cerca de 70 raças de gatos espalhados por todo o mundo. Esses gatos de raça apresentam características físicas e comportamentais padronizadas, que são transmitidos para as linhagens futuras.  

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além disso, eles também recebem o pedigree, uma espécie de documento que comprova a raça pura do bichano, ou seja, que ele não foi ‘misturado’ com outra raça durante o cruzamento.

Alguns fatores ajudam a descobrir se o bichano é um gato de raça ou não, como o padrão genético, a aparência, o temperamento do felino  e, claro, o registro de pedigree. Gatos de raça possuem características genéticas que se repetem ao longo das gerações, como a cor e textura da pelagem, formato do corpo e da cabeça, padrão dos olhos e tamanho das orelhas. Ou seja, a anatomia do gato é mantida.

Eles também apresentam um padrão comportamental que é herdado pela raça. Eles podem ser mais ativos, preguiçosos, carinhosos, ariscos, independentes ou amigáveis. No Brasil, um gato de raça é avaliado e registrado pela Federação Felina Brasileira (FFB), e esse é o principal documento para comprovar se ele é realmente puro ou não.

O gato vira-lata apresenta características variadas

gato vira lata deitado na grama
O gato vira lata pode apresentar uma variedade de características 

Já um gato vira-lata, conhecido também como gatinho sem raça definida (SRD), é bem mais difícil de ser identificado. Isso porque eles apresentam uma enorme variedade de características físicas e comportamentais. Como eles são resultado de uma mistura de raças durante a reprodução, eles podem nascer tanto com as características de um gato, quanto do outro, o que torna esse bichano único e especial.

Por não terem um padrão genético estabelecido, os gatos sem raça definida podem ser de todo tipo. Eles podem ter o pelo curto, médio ou mais comprido, um formato da cabeça diferente e olhos de variadas cores. Já o comportamento dos gatos sem raça definida é uma verdadeira caixinha de surpresas. Alguns podem ser extremamente afetuosos e sociais, enquanto outros podem ser mais reservados ou independentes.

Veja como diferenciar um gato de raça de um vira-lata

Para diferenciar um gato de raça de um gato vira-lata, você vai precisar ter um olhar muito atento para as características do animal, tanto físicas quanto comportamentais. Você pode seguir essas dicas:

  • Padrão  genético: a maneira mais certeira e segura de você descobrir se o gato é de raça ou não é através de um teste genético. Para a realização do teste, os profissionais utilizam um cotonete para coletar a saliva do gatinho e determinar a composição genética do animal. Dessa forma, vai ser possível identificar se houve alguma mistura de raças na reprodução do bichano ou se ele é realmente um gato de raça pura. No entanto, vale dizer que esse procedimento costuma ser bem caro, em média R$1.000, e muitos não estão dispostos a pagar esse preço. 
  • Registro de pedigree: todo gato de raça é registrado pela Federação Felina Brasileira (FFB), então uma dica para diferenciar um gato de raça de um vira-lata é conferir se o gatinho não está registrado na Federação. 
  • Saúde do gato: devido a variedade genética, a saúde do gato vira-lata costuma ser mais resistente que a de um gato de raça. Ou seja, eles têm uma probabilidade menor de desenvolver doenças de gato hereditárias, diferente dos gatos de raça que mantêm essa característica em sua linhagem. 
  • Aparência: a aparência física dos bichanos deveria ser a maneira mais fácil de diferenciar um gato de raça de um vira-lata, mas não é tão simples quanto parece. Como os vira-latas podem apresentar diferentes características, nem sempre é tão simples saber se ele pertence a uma raça específica ou não. Por isso, a melhor forma de diferenciar esses dois é observando as características físicas dos gatos de raça, pois elas já são previsíveis. Por exemplo: se você se deparou com um gatinho com traços muito parecidos com o do Siamês, pesquise quais são as principais características da raça e compare com as do bichano. Se ele atender a todos os critérios, é porque provavelmente ele é um gato Siamês e não um Sialata.

Apesar de ser muito difícil diferenciar um gato de raça de um sem raça, essa não é uma tarefa impossível. Basta ter um pouco mais de atenção aos detalhes do felino e comparar esse traços com as características de um bichano de raça para conferir se ele é puro ou não. 

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Comportamento

Gato mordendo objetos pode revelar distúrbios de comportamento; entenda o que significa e como resolver

É comum ver um gato mordendo alguém durante brincadeiras ou em momentos de estresse. Mas você já se perguntou o que significa quando...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Adote um animal

Como é a convivência com um Bulldog Francês? Dicas para você que sonha em ter um cachorro da raça

O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ...

Ver todas