Comportamento animal

Como diferenciar um gato de raça de um vira-lata: entenda as principais diferenças

Publicado - 14 Outubro 2024 - 15h40

Atualizado - 14 Outubro 2024 - 15h42

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Diferenciar  um gato de raça de um gato vira-lata pode parecer algo simples, mas não é bem assim. Embora as raças de gatos apresentem características específicas e padronizadas, como determinado tipo de pelagem e formato do corpo, os vira-latas são bastante variados. Isso acontece porque os gatos sem raça definida são resultado de vários cruzamentos ao longo de gerações, o que resulta em uma diversidade de traços.  

Até os gateiros mais experientes apresentam certa dificuldade em diferenciá-los. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa vai te dar algumas dicas para saber se o gato é de raça ou não.

O gato de raça tem características mais definidas

gato de raça deitado no chão
Um gato de raça apresenta características padronizadas

De acordo com o The International Cat Association (TICA), existem cerca de 70 raças de gatos espalhados por todo o mundo. Esses gatos de raça apresentam características físicas e comportamentais padronizadas, que são transmitidos para as linhagens futuras.  

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além disso, eles também recebem o pedigree, uma espécie de documento que comprova a raça pura do bichano, ou seja, que ele não foi ‘misturado’ com outra raça durante o cruzamento.

Alguns fatores ajudam a descobrir se o bichano é um gato de raça ou não, como o padrão genético, a aparência, o temperamento do felino  e, claro, o registro de pedigree. Gatos de raça possuem características genéticas que se repetem ao longo das gerações, como a cor e textura da pelagem, formato do corpo e da cabeça, padrão dos olhos e tamanho das orelhas. Ou seja, a anatomia do gato é mantida.

Eles também apresentam um padrão comportamental que é herdado pela raça. Eles podem ser mais ativos, preguiçosos, carinhosos, ariscos, independentes ou amigáveis. No Brasil, um gato de raça é avaliado e registrado pela Federação Felina Brasileira (FFB), e esse é o principal documento para comprovar se ele é realmente puro ou não.

O gato vira-lata apresenta características variadas

gato vira lata deitado na grama
O gato vira lata pode apresentar uma variedade de características 

Já um gato vira-lata, conhecido também como gatinho sem raça definida (SRD), é bem mais difícil de ser identificado. Isso porque eles apresentam uma enorme variedade de características físicas e comportamentais. Como eles são resultado de uma mistura de raças durante a reprodução, eles podem nascer tanto com as características de um gato, quanto do outro, o que torna esse bichano único e especial.

Por não terem um padrão genético estabelecido, os gatos sem raça definida podem ser de todo tipo. Eles podem ter o pelo curto, médio ou mais comprido, um formato da cabeça diferente e olhos de variadas cores. Já o comportamento dos gatos sem raça definida é uma verdadeira caixinha de surpresas. Alguns podem ser extremamente afetuosos e sociais, enquanto outros podem ser mais reservados ou independentes.

Veja como diferenciar um gato de raça de um vira-lata

Para diferenciar um gato de raça de um gato vira-lata, você vai precisar ter um olhar muito atento para as características do animal, tanto físicas quanto comportamentais. Você pode seguir essas dicas:

  • Padrão  genético: a maneira mais certeira e segura de você descobrir se o gato é de raça ou não é através de um teste genético. Para a realização do teste, os profissionais utilizam um cotonete para coletar a saliva do gatinho e determinar a composição genética do animal. Dessa forma, vai ser possível identificar se houve alguma mistura de raças na reprodução do bichano ou se ele é realmente um gato de raça pura. No entanto, vale dizer que esse procedimento costuma ser bem caro, em média R$1.000, e muitos não estão dispostos a pagar esse preço. 
  • Registro de pedigree: todo gato de raça é registrado pela Federação Felina Brasileira (FFB), então uma dica para diferenciar um gato de raça de um vira-lata é conferir se o gatinho não está registrado na Federação. 
  • Saúde do gato: devido a variedade genética, a saúde do gato vira-lata costuma ser mais resistente que a de um gato de raça. Ou seja, eles têm uma probabilidade menor de desenvolver doenças de gato hereditárias, diferente dos gatos de raça que mantêm essa característica em sua linhagem. 
  • Aparência: a aparência física dos bichanos deveria ser a maneira mais fácil de diferenciar um gato de raça de um vira-lata, mas não é tão simples quanto parece. Como os vira-latas podem apresentar diferentes características, nem sempre é tão simples saber se ele pertence a uma raça específica ou não. Por isso, a melhor forma de diferenciar esses dois é observando as características físicas dos gatos de raça, pois elas já são previsíveis. Por exemplo: se você se deparou com um gatinho com traços muito parecidos com o do Siamês, pesquise quais são as principais características da raça e compare com as do bichano. Se ele atender a todos os critérios, é porque provavelmente ele é um gato Siamês e não um Sialata.

Apesar de ser muito difícil diferenciar um gato de raça de um sem raça, essa não é uma tarefa impossível. Basta ter um pouco mais de atenção aos detalhes do felino e comparar esse traços com as características de um bichano de raça para conferir se ele é puro ou não. 

Cachorro

Cães estão entrando em nova fase de evolução, afirmam cientistas

A domesticação dos cães aconteceu há cerca de 30.000 anos e, desde então, a relação entre cachorros e humanos foi passando por diver...

Cachorro

Pet day no trabalho: a presença de cães e gatos pode aumentar a produtividade?

O pet day é uma das ações mais divertidas e fofas que uma empresa pode fazer! Esse é o dia em que todos os funcionários levam seus m...

Comportamento

Arqueólogos encontram em Jerusalém a 1ª evidência de que gatos amassam pãozinho há milhares de anos

Há poucas coisas tão fofas quanto ver seu gato amassando pãozinho! Ver um bichano afofando uma superfície significa também que ele e...

Comportamento

Gato que parece tigre: 6 semelhanças impressionantes que os dois felinos compartilham

Talvez você já tenha se deparado com algum gato que parece tigre. Raças como Toyger, Mau Egípcio e American Shorthair são alguns exe...

Cachorro

Cães estão entrando em nova fase de evolução, afirmam cientistas

A domesticação dos cães aconteceu há cerca de 30.000 anos e, desde então, a relação entre cachorros e humanos foi passando por diver...

Cachorro

Pet day no trabalho: a presença de cães e gatos pode aumentar a produtividade?

O pet day é uma das ações mais divertidas e fofas que uma empresa pode fazer! Esse é o dia em que todos os funcionários levam seus m...

Comportamento

Arqueólogos encontram em Jerusalém a 1ª evidência de que gatos amassam pãozinho há milhares de anos

Há poucas coisas tão fofas quanto ver seu gato amassando pãozinho! Ver um bichano afofando uma superfície significa também que ele e...

Comportamento

Gato que parece tigre: 6 semelhanças impressionantes que os dois felinos compartilham

Talvez você já tenha se deparado com algum gato que parece tigre. Raças como Toyger, Mau Egípcio e American Shorthair são alguns exe...

Ver todas