Diferenciar um gato de raça de um gato vira-lata pode parecer algo simples, mas não é bem assim. Embora as raças de gatos apresentem características específicas e padronizadas, como determinado tipo de pelagem e formato do corpo, os vira-latas são bastante variados. Isso acontece porque os gatos sem raça definida são resultado de vários cruzamentos ao longo de gerações, o que resulta em uma diversidade de traços.
Até os gateiros mais experientes apresentam certa dificuldade em diferenciá-los. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa vai te dar algumas dicas para saber se o gato é de raça ou não.
O gato de raça tem características mais definidas
De acordo com o The International Cat Association (TICA), existem cerca de 70 raças de gatos espalhados por todo o mundo. Esses gatos de raça apresentam características físicas e comportamentais padronizadas, que são transmitidos para as linhagens futuras.
Além disso, eles também recebem o pedigree, uma espécie de documento que comprova a raça pura do bichano, ou seja, que ele não foi ‘misturado’ com outra raça durante o cruzamento.
Alguns fatores ajudam a descobrir se o bichano é um gato de raça ou não, como o padrão genético, a aparência, o temperamento do felino e, claro, o registro de pedigree. Gatos de raça possuem características genéticas que se repetem ao longo das gerações, como a cor e textura da pelagem, formato do corpo e da cabeça, padrão dos olhos e tamanho das orelhas. Ou seja, a anatomia do gato é mantida.
Eles também apresentam um padrão comportamental que é herdado pela raça. Eles podem ser mais ativos, preguiçosos, carinhosos, ariscos, independentes ou amigáveis. No Brasil, um gato de raça é avaliado e registrado pela Federação Felina Brasileira (FFB), e esse é o principal documento para comprovar se ele é realmente puro ou não.
O gato vira-lata apresenta características variadas
Já um gato vira-lata, conhecido também como gatinho sem raça definida (SRD), é bem mais difícil de ser identificado. Isso porque eles apresentam uma enorme variedade de características físicas e comportamentais. Como eles são resultado de uma mistura de raças durante a reprodução, eles podem nascer tanto com as características de um gato, quanto do outro, o que torna esse bichano único e especial.
Por não terem um padrão genético estabelecido, os gatos sem raça definida podem ser de todo tipo. Eles podem ter o pelo curto, médio ou mais comprido, um formato da cabeça diferente e olhos de variadas cores. Já o comportamento dos gatos sem raça definida é uma verdadeira caixinha de surpresas. Alguns podem ser extremamente afetuosos e sociais, enquanto outros podem ser mais reservados ou independentes.
Veja como diferenciar um gato de raça de um vira-lata
Para diferenciar um gato de raça de um gato vira-lata, você vai precisar ter um olhar muito atento para as características do animal, tanto físicas quanto comportamentais. Você pode seguir essas dicas:
- Padrão genético: a maneira mais certeira e segura de você descobrir se o gato é de raça ou não é através de um teste genético. Para a realização do teste, os profissionais utilizam um cotonete para coletar a saliva do gatinho e determinar a composição genética do animal. Dessa forma, vai ser possível identificar se houve alguma mistura de raças na reprodução do bichano ou se ele é realmente um gato de raça pura. No entanto, vale dizer que esse procedimento costuma ser bem caro, em média R$1.000, e muitos não estão dispostos a pagar esse preço.
- Registro de pedigree: todo gato de raça é registrado pela Federação Felina Brasileira (FFB), então uma dica para diferenciar um gato de raça de um vira-lata é conferir se o gatinho não está registrado na Federação.
- Saúde do gato: devido a variedade genética, a saúde do gato vira-lata costuma ser mais resistente que a de um gato de raça. Ou seja, eles têm uma probabilidade menor de desenvolver doenças de gato hereditárias, diferente dos gatos de raça que mantêm essa característica em sua linhagem.
- Aparência: a aparência física dos bichanos deveria ser a maneira mais fácil de diferenciar um gato de raça de um vira-lata, mas não é tão simples quanto parece. Como os vira-latas podem apresentar diferentes características, nem sempre é tão simples saber se ele pertence a uma raça específica ou não. Por isso, a melhor forma de diferenciar esses dois é observando as características físicas dos gatos de raça, pois elas já são previsíveis. Por exemplo: se você se deparou com um gatinho com traços muito parecidos com o do Siamês, pesquise quais são as principais características da raça e compare com as do bichano. Se ele atender a todos os critérios, é porque provavelmente ele é um gato Siamês e não um Sialata.
Apesar de ser muito difícil diferenciar um gato de raça de um sem raça, essa não é uma tarefa impossível. Basta ter um pouco mais de atenção aos detalhes do felino e comparar esse traços com as características de um bichano de raça para conferir se ele é puro ou não.