O famoso gato Vira-Lata, ou Sem Raça Definida (SRD), é uma tipo felino que tem uma imensidão de cores e características físicas diferentes. Isso porque esses gatinhos são decorrentes de diferentes tipos de cruzamento entre gatos de raças e cores distintas. É por esse motivo que comportamento do gato vira-lata não é muito bem definido, o que torna a convivência uma verdadeira caixinha de surpresas! Alguns estudos, no entanto, indicam que certos fatores, como a cor da pelagem do gato e tipo de pelo, podem influenciar no temperamento do felino. Então isso pode ajudar a prever certos comportamentos - mas é claro que isso pode não ser seguido à risca.
Independente disso, não podemos negar a fama do gato vira-lata de ser muito amoroso com seus tutores, cada um com seu jeitinho de se expressar. Seja um gato quieto ou mais agitado, garantimos que não vai faltar muito amor e emoção ao adotar um gatinho Vira-Lata. Para de ajudar na escolha do melhor gato para adotar, fomos atrás de algumas respostas: quais são os tipos mais comuns de vira-latas? Quantas cores um gato Vira-Lata pode ter? Como diferenciar um gato Siamês do famigerado “Sialata”? Veja a seguir o que descobrimos e entenda direitinho tudo sobre o universo dos gatos SRD.
Gato Vira-Lata: muita saúde e beleza em um só pet
É considerado um gato Vira-Lata todo aquele que não possui origem com “pedigree”, ou seja, sua linhagem não descende de raças puras. Infelizmente, essa ausência de “sangue azul” dos Vira-Latas faz com que muitas pessoas tenham preconceito com a espécie, sejam para felinos ou cães, especialmente quando falamos de gatos pretos. Esta indiferença somada à falta de controle reprodutivo dos Vira-Latas resultou em um cenário de muitos animais que nascem e permanecem nas ruas.
Mas recentemente os animais domésticos Sem Raça Definida foram ganhando mais espaço, tornando o vira-lata um dos gatos mais populares nos lares brasileiros. Nessa, os tutores logo foram percebendo que, além de muito amor e formosura, os gatos Vira-Latas podem ser mais saudáveis que os gatos de raça, resultante da persistência da própria espécie ao se reproduzir.
Além de uma herança de Vira-Latas que sobreviveram às ruas, eles também adquiriram muita resistência a diversas doenças. Outro fator que indica a sua saúde, é a ausência de doenças de gatos hereditárias que as raças podem perpetuar entre as gerações. No entanto, isso não os impediu de desenvolver doenças que são transmissíveis entre os gatos domésticos, como a FIV e FeLV, tornando os SRD's mais propensos a adquiri-las pelo fato de muitos morarem nas ruas Ou seja, mesmo com o benefício da resistência, é importante fazer uma manutenção da saúde do gato. A adaptação de gatos Vira-Lata também costuma ser mais simples que a de um gato de raça pura. Isso é outra coisa que eles herdaram da busca pela sobrevivência dos animais criados nas ruas, que se adequam a vários ambientes e situações.
O comportamento de cada cor de gato Vira-Lata
Mesmo que os gatos Vira-Lata não sejam classificados em raças, todos são uma espécie felina que esbanja charme, beleza e muito glamour. E devido a sua variedade, muitas vezes eles são confundidos com gatos de raça definida. Mas sua personalidade costuma ser própria, somente alguns fatores podem se repetir entre as cores e tipos de pêlos de Vira-Lata. Ou seja, a cor dele pode influenciar o seu comportamento dentro de casa e na forma de se relacionar com os seus tutores. Veja abaixo como funciona cada cor de gatinho:
1. Gato cinza Vira-Lata
Parecidíssimo com a raça Korat, o gato Vira-Lata cinza pode ser mais ou menos peludo e tem diversos tamanhos, podendo ser mais escuro ou mais claro. Sua característica mais marcante é o companheirismo com o tutor. Sendo uma espécie ideal para quem busca um gato de muita parceria dentro de casa. Garantimos que esses gatos vão te seguir por todos os cômodos, além de te esperar na porta do banheiro.
2. Gato Vira-Lata Branco
O gato branco conhecido no Brasil por ser o gatinho da Magali, o personagem dos gibis da Turma da Mônica. Infelizmente herdaram a surdez congênita da raça pura e quanto mais azul a cor dos olhos, maiores são as chances do gato não te ouvir. Mas curiosamente também possuem a heterocromia, condição que os deixam com belíssimos olhos em cores diferentes, entre o azul e o verde. A personalidade de um gato branco é calma e silenciosa. Perfeito para gateiros que não são fãs de um bichano muito barulhento ou agitado. Vão esbanjar graça pela casa, sem nenhum incômodo.
3. Gato Siamês Vira-Lata ou Sialata
O famoso gato Sialata é uma fofura muito parecida com o próprio siamês puro. Para diferenciar um gato Siamês de um Vira-Lata, você deve observar detalhes físicos de cada um. Por exemplo, enquanto o Siamês tem uma aparência física mais longa, esbelta e marcante, o Sialata vai ser mais peludo e de uma aparência mais meiga. Gatos dessa cor são conhecidos pelo lado brincalhão e chamego com os tutores, e mesmo sendo uma raça que se dá bem com crianças, não escondem seu favoritismo por alguém da família. Eles também amam o contato físico e sempre vão estar pedindo carinho.
4. Gato frajola
Seja um gato Vira-Lata preto e branco, ou com um par de outras cores neutras, os gatos bicolores são felinos de duas cores diferentes que casam entre si e compõem uma vastidão de diferenças na sua pelagem. Esse tipo de cor é uma das mais comuns, com uma diversidade de combinações, podendo ser um gato Vira-Lata peludo ou com o pelo mais curto. Eles também são conhecidos como “gato frajola”, pela semelhança com o personagem da Looney Tunes. Sua personalidade denota muita independência, sendo um tipo perfeito para quem não quer muita preocupação em estar sempre próximo do bichano. Eles também são conhecidos pelo ar de mistério e semblante distante, com um olhar vago e curioso. Não são muito chegados em carinho, então é importante respeitar quando esse gato não quer um afago.
5. Gato preto Vira-Lata
Os gatos pretos são mais carinhosos e muito companheiros. Infelizmente os vira-latas pretinhos sofrem com o preconceito por causa da crença de que trazem azar, oque é uma grande mentira, pois na verdade eles são muito tranquilos e adoráveis, com um grande poder de adaptação e caça. Se você mora em uma casa que pode ter muitos insetos, um gato preto é o melhor para te ajudar no combate contra esses invasores. Mas atenção: não deixe o gato comer baratas e outros insetos! Isso é extremamente prejudicial para a saúde dele.
6. Gato Vira-Lata rajado
Os gatos rajados são os mais populares do Brasil e costumam ter um apego e carinho muito especial pelos seus tutores, além de serem muito curiosos, brincalhões e agitados. Ou seja, é alegria certa para a sua casa. No começo, podem ser um pouco ariscos e medrosos, mas conforme vão ganhando confiança, se tornam parceiros fiéis para a vida toda. A gata Vira-Lata com essa cor vai ter o mesmo temperamento, muito dengosa e brincalhona. Eles podem ter dois tipos de cores: misturas entre cinza e preto e mistura entre amarelo e laranja. Também pode ter a junção das duas cores em um só gato rajado.
7. Gato laranja ou amarelo Vira-Lata
Por questões genéticas, há uma predominância maior de machos do que fêmeas entre os gatos laranjas. Ou seja, é um mito dizer que gatos com essas cores sempre vão ser machos. Os gatos amarelos são conhecidos pela personalidade forte, carente, chamativa e carinhosa. Eles curtem chamar a atenção por onde passam e sempre vão deixar sua marca, seja miando alto ao chegar no ambiente ou implorando por um colo. Eles também vão interagir com objetos da casa para chamar a sua atenção. E a semelhança com o Garfield não é coincidência: amam ser mimados e também podem comer muito, então é bom ter cuidado para que ele não se torne um gato obeso.
8. Gato Vira-Lata tricolor
Também por questões genéticas de reprodução, há uma predominância de gênero feminino entre os gatos tricolores. Pode ser raro, mas não impossível encontrar um gato macho tricolor. Inclusive, gatos machos de três cores recebem o nome de “Macho Klinefelter”, em referência à Síndrome que também atinge humanos e faz com que o homem tenha baixos níveis de testosterona. Normalmente, as gatas tricolores são de personalidade tímida e arisca, ou seja, você precisa fazer um leve esforço para conseguir interagir com elas. Mas não desista! Após ganhar confiança, elas se mostram muito divertidas, brincalhonas, dorminhocas e amorosas.
9. Gato escaminha
O gato escaminha, ou gato escama de tartaruga, muitas vezes é confundindo com uma raça, mas na verdade, se trata apenas de um padrão de cor. A mistura das cores preta e laranja por todo o corpo traz a ele uma aparência mais exótica e inconfundível. O gato escama de tartaruga geralmente são mais peludos e, assim como os gatos de três cores, carregam a personalidade medrosa e recatada no começo, mas depois de ganharem confiança podem mostrar seu lado mais brincalhão e adorável.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes