O Labrador é uma das raças de cachorro mais populares e queridas em todo o mundo. Seja adulto, filhote ou idoso, esse é um cão que faz muito sucesso em qualquer idade, mas ninguém pode negar que nos primeiros anos de vida esses doguinhos conseguem ser ainda mais encantadores. As fotos de Labrador filhote estão aí para provar que eles são donos de uma fofura e de um carisma que conquistam qualquer pessoa. Ainda assim, antes de decidir ter um cãozinho desta raça do seu lado, é sempre bom saber um pouco mais sobre o comportamento do Labrador filhote para evitar imprevistos. P
O cachorro Labrador filhote é bastante agitado e tem energia de sobra
Os filhotes de cachorro costumam dividir as rotinas entre sonequinhas e muita agitação, e isso não é diferente com o Labrador. Quando estão dormindo, os cães desta raça são sinônimo de amor e coração quentinho, mas quando estão acordados: haja fôlego! O cachorro Labrador filhote gosta mesmo é de fazer a festa, brincar, pular, se divertir e não deixar ninguém ficar parado. Ele tem uma energia contagiante e consegue alegrar qualquer lugar. O problema é que muitos tutores não tem esse mesmo pique para acompanhar, e podem não saber como lidar com isso no início, mas com algumas brincadeiras para cachorro, até que é fácil de cansar um filhote da raça.
Então, para os fãs de Labrador filhote, fica a dica: investir sempre em brincadeiras divertidas, como o cabo de guerra e jogar bolinha. Além de estreitar o laço entre vocês, essas são ótimas formas de deixar o cãozinho mais calmo nos dois primeiros anos de idade. Mas atenção: nada de exigir muito do animal também, hein? Se observar que ele já está cansado, é bom interromper a brincadeira.
Veja uma galeria com fotos de Labrador filhote para se apaixonar!
O Labrador filhote se apega muito facilmente e é importante estabelecer alguns limites
É muito difícil não querer ficar grudado com os nossos bichinhos o tempo todo, e quando eles ainda são filhotinhos isso se torna ainda mais impossível. Por serem mais frágeis, é natural que haja uma preocupação maior em relação à saúde e ao bem-estar do pet, e por isso os tutores acabam dedicando mais tempo e atenção para cuidar do cachorro. No entanto, é necessário definir alguns limites para não deixar o filhote de Labrador se apegar demais à presença dos humanos, porque é algo que pode acabar desencadeando a ansiedade de separação. Isso quer dizer que o cãozinho fica tão apegado que se torna dependente de uma forma que não é saudável para ele. Comportamentos que são típicos de um Labrador que sofrem com esse problema são: arranhar portas, chorar, latir e uivar insistentemente, além de defecar e urinar fora do local indicado. Por isso, é importante, sim, cuidar muito bem do seu amigo de quatro patas, mas sem incentivar a ansiedade de separação.
Cachorro Labrador: filhote da raça precisa de brinquedos para se entreter, como mordedores
Não importa se é um Labrador filhote preto, marrom ou bege: todo cãozinho da raça, independente da cor do pelo, acaba tendo comportamentos um pouco “destrutivos”, como o hábito de roer os móveis da casa. Eles não fazem isso por mal, claro, mas é importante que o tutor direcione esses estímulos para objetos que são próprios para isso, como é o caso dos mordedores de cachorro.
É preciso entender que, nos primeiros meses de vida, o cachorro Labrador filhote ainda está em fase de crescimento e, portanto, a arcada dentária ainda está se desenvolvendo. Por instinto, esses animais tendem a querer morder e roer tudo que encontram pela frente para aliviar os incômodos dos dentinhos. Para evitar que isso aconteça, é bom investir em brinquedos para cachorro que sejam resistentes e possam distrair e entreter o animal no tempo livre.
Redação: Juliana Melo