Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque os felinos, por natureza, tendem a se hidratar pouco, o que pode representar riscos à saúde. As doenças renais são problemas invisíveis que normalmente só se manifestam quando estão em estado avançado, por isso é importante que desde cedo o gato seja estimulado a beber água.
Muito se fala sobre a importância da hidratação dos gatos, mas nem todos os tutores conhecem técnicas para incentivá-los a beber mais água. A seguir, listamos 6 dicas de especialistas em comportamento felino para estimular os gatos a beberem mais água.
1) Como fazer o gato beber mais água? Espalhe mais de um bebedouro pela casa
Por conta do hábito que os gatos têm de beber pouca água, qualquer obstáculo pode reduzir ainda mais sua hidratação. Eles podem sentir preguiça de se deslocar para beber água em outro cômodo ou até se incomodarem com o formato do bebedouro, já que muitos felinos não gostam que seus bigodes encostem no recipiente. Para evitar que isso aconteça, especialistas recomendam que os tutores espalhem mais de um bebedouro para gatos pela casa. É importante que eles tenham tamanhos, formatos, materiais e texturas diferentes para tentar agradar o felino. Além disso, é importante colocar vários bebedouros em cômodos diferentes da casa para que ele não fique com preguiça de se deslocar.
2) Invista em uma fonte de água para gatos
A fonte de água para gatos é o bebedouro mais recomendado pelos experts. Alguns modelos apresentam um sistema de filtragem de água e funcionam de maneira rotativa, permitindo que a água esteja sempre em movimento. Essa é uma ótima dica de como fazer o gato beber água, pois a rotação do líquido permite que a água esteja sempre oxigenada, simulando um ambiente mais natural e atrativo para os gatos. Além desses benefícios, a queda d’água atrai a atenção dos gatos, despertando o interesse deles em explorar o acessório.
3) Os sachês para gato são compostos basicamente por água
Os sachês para gatos são o fascínio da espécie. Esse alimento é extremamente saboroso e atrativo para o paladar felino pela textura e cheiro, e embora muitos acreditem que eles façam mal para os gatos, isso não passa de um mito. Na verdade, os sachês são alimentos super nutritivos e benéficos para a saúde do gato. Eles são compostos por 80% de água, então além de ser um produto que vai atrair a atenção do pet, é uma forma de garantir que ele se hidrate. Para estimular ainda mais a ingestão de água, você pode colocar mais um pouquinho de água dentro do sachê. Ou seja, se o seu gato não bebe água, a melhor forma de convencê-lo a se hidratar é oferecendo a ração úmida, pois com certeza ele não vai conseguir resistir ao alimento.

4) Troque a água com frequência para que ela fique sempre fresquinha
Os gatos são animais com paladar seletivo, então não gostam de beber ou comer qualquer coisa. Se a água estiver suja ou com aquele gosto de ‘velha’, por exemplo, eles vão optar por não bebê-la. Por essa razão, é fundamental trocar a água do gato todos os dias, de preferência pelo menos duas vezes ao longo do dia. Além disso, é fundamental manter o potinho de água sempre higienizado para não acumular bactérias e sujeiras que deixam o bebedouro com um cheiro que gato não gosta.
5) Cubos de gelo podem aumentar a hidratação felina
Nos dias mais quentes, quando a água é fundamental para evitar o gato desidratado, a dica é apostar em bebidas geladinhas para os felinos. Para que ela fique gelada por mais tempo, você deve investir em potinhos de inox ou cerâmica que mantêm a temperatura da água fria. Colocar pedras de gelo dentro do recipiente também é uma ótima forma de atrair a atenção do gato e manter a água fresca. Além disso, oferecer a pedra de gelo inteira para o gatinho estimula lambidas e até serve de distração para o pet.
6) Os chás são aliados da hidratação felina
Não sabe mais o que fazer quando o gato não quer beber água? Que tal preparar uma bebida diferente para despertar o interesse dele? Para atrair a atenção do seu amigo e estimulá-lo a beber água, você pode preparar um chá com ervas e plantas que os gatos podem comer. Alguns exemplos dessas ervas são a camomila, hortelã e erva-cidreira. Para não prejudicar a saúde do animal, o chá deve ser preparado sem açúcar nem cafeína, pois o café pode causar intoxicação, e o açúcar, obesidade e diabetes.