A cama do cachorro é o refúgio dele para descansar e até para apreciar um bom petisco. Embora alguns tutores gostem de dividir a cama com pet, é preciso levar em conta que os cães também adoram ter um cantinho para chamar de seu. Existem diferentes modelos feitos para agradar a todos os gostos e um deles é a cama suspensa para cachorro. Ela é ideal para cães de porte grande, mas também pode ser uma boa opção para os cachorros pequenos ou médios. E a boa notícia é que é totalmente possível fazer esse tipo de cama em casa usando um material barato e acessível: os canos de PVC. Pensando nisso, preparamos um passo a passo com tudo explicadinho e ainda destacamos as principais vantagens da cama suspensa para cachorro. Dá só uma olhada!
Cama suspensa: cachorros apreciam essa ideia
Pensando em comprar ou fazer uma cama suspensa? Seu cachorro vai adorar, disso não há dúvidas - especialmente se ele for um cachorro grande ou idoso. Além disso, cães que sofrem com algum problema de articulação também são beneficiados, já que o modelo é de uso ortopédico e ajuda a minimizar a dor e desconforto que o animal sente ao sair da cama. Isso é possível porque, como a cama é elevada, facilita bastante para o seu amigo os movimentos de deitar e levantar.
Na hora de fazer uma, você pode utilizar outros materiais além do PVC, como ferro ou madeira. Só se certifique que a cama para cachorro será segura. Se você tiver essa habilidade, vai em frente!
Passo a passo de como fazer cama para cachorro com cano PVC
Antes de tudo, você deve determinar o tamanho da cama suspensa para cachorro de acordo com o tamanho e necessidades dele. É importante que o animal consiga subir e descer sem dificuldade (indicamos pelo menos 20 centímetros de altura) e consiga se esticar em cima do objeto.
Os canos devem estar cortados com as medidas certas para formar a cama. Você pode pedir para que os cortes sejam feitos na própria loja ou cortar em casa. O ideal é que dois sejam maiores para o comprimento, e dois menores para a largura. Além disso, também é importante ter pelo menos quatro canos para compor a altura da cama.
Lista de materiais que você vai precisar:
- 8 canos de PVC cortados nas medidas certas
- 4 tubos de conexão de PVC com 3 saídas
- 16 parafusos
- 1 lona forrada, tela ou camisa velha que servirá como base da cama
- furadeira
Passo a passo:
Passo 1: com os canos de PVC que vão formar o comprimento e largura da cama suspensa para cachorro, forme um retângulo e, com os tubos de conexão, encaixe a parte que servirá como base.
Passo 2: depois disso, faça também o encaixe dos canos menores que serão os pés da cama próximos às extremidades do retângulo.
Passo 3: para dar mais suporte à cama, parafuse bem todos os encaixes. Use a furadeira para fazer os furos no material;
Passo 4: por último, pegue o tecido ou lona e corte no tamanho ideal para forrar a cama. Na hora de prender, você pode escolher por parafusar ou costurar o material no suporte. A maneira mais prática é parafusando, mas se você tiver uma máquina de costura que possa ajudar no trabalho, também é uma opção viável. Também é possível usar uma camiseta velha, e nesse caso não precisa cortá-la, e sim "vesti-la" no suporte.
Dica: a forma correta de garantir que o parafuso foi instalado corretamente é verificar se ele está bem na borda da lona, evitando que fique “sobrando” tecido. O ideal é que não fique nada para fora, já que se sobrar tecido, o animal ficará tentado a roer e pode acabar estragando a cama suspensa.
Cama suspensa para cachorro: quais as vantagens?
Além de ser uma ótima opção de cama para cachorro grande e idoso, também existem vários outros benefícios por trás desse modelo de cama. O cachorro passa a ter um cantinho confortável para dormir e que não é difícil de manter limpo, já que a cama suspensa é muito fácil de higienizar. Basta água, sabão e uma esponja para passar no tecido. Simples, né? E o melhor de tudo é que não precisa esperar horas e horas para a cama secar: esse modelo seca bem rápido e em pouco tempo o seu cãozinho já vai poder desfrutar do conforto do seu cafofo. Isso acontece porque, além de tudo, a cama suspensa para cachorro é super ventilada, o que ajuda a prevenir a umidade. Então, até nos dias mais quentes o seu amigo de quatro patas vai poder dormir tranquilamente sem sentir calor. Outro ponto positivo é que esse modelo de cama para cachorro dura bastante e incrivelmente resistente!
Use tecidos com cores e detalhes que você acredita que possam ser atraentes para o seu doguinho. Além disso, é importante separar um cobertorzinho para forrar e aquecer o seu amigo nos dias mais frios, já que, por ser uma cama para cachorro muito ventilada, seu amigo pode acabar precisando de algo mais pesado para se esquentar.
Redação: Juliana Melo