Você sabe como limpar a orelha de gato? Apesar de ser um cuidado básico com a higiene do pet, muitos tutores ficam na dúvida de como fazer isso do jeito certo e, principalmente, sem causar incômodos ao animal. Mesmo que os felinos sejam super higiênicos, eles não conseguem alcançar a orelha, por isso a região tende a acumular um pouco mais de sujeira. Para evitar problemas desagradáveis como a otite felina, limpezas frequentes são necessárias e cabe ao tutor aprender como limpar ouvido de gato da melhor maneira. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, é só conferir o passo a passo a seguir!
Passo 1: Separe os produtos adequados para limpar ouvido do gato
Antes de saber como limpar a orelha do gato é importante saber quais produtos devem ser utilizados no processo. Ao contrário do que muita gente pensa, somente uma higiene superficial com soro fisiológico ou água não são suficientes para tirar o cerúmen de dentro do ouvido. É importante ter um removedor de cera veterinário apropriado para o pet. O tutor deve conversar antes com um médico veterinário de confiança para ter a melhor indicação.
Além disso, outro material indispensável é um algodão ou lencinho. Objetos pontiagudos, como cotonetes, devem ser evitados porque podem machucar alguma parte sensível da orelha do gato e trazer problemas. Com o algodão ou lencinho tem menos chances disso acontecer.
Passo 2: Escolha um momento em que o gatinho esteja relaxado
Para não deixar o gato estressado ou incomodado com a situação, é recomendado esperar um momento mais tranquilo para fazer a limpeza. Uma boa dica é fazer isso logo após aquela soneca da tarde ou até mesmo depois das refeições, que é quando o gatinho normalmente fica mais calmo e relaxado. Saber escolher a hora certa facilita muito o processo de limpar ouvido de gato, evitando possíveis fugas ou reações inesperadas do animal.
Passo 3: Para limpar ouvido de gato, comece pela parte externa
Com tudo em mãos e o felino bem posicionado para a limpeza, o primeiro passo é molhar o algodão ou o lencinho com o removedor de cera. Em seguida, é só passar levemente na área externa da orelha do gato, contornando toda a região para remover as sujeiras que podem ter acumulado ali. Você deve usar o seu próprio dedo para isso.
Passo 4: Depois vá para a interna do ouvido do gato com bastante cuidado
A parte interna do ouvido do gato requer mais cautela, mas, não pode ser deixada de lado. Como essa é uma área mais delicada e sensível, qualquer movimento mais brusco pode machucar ou até mesmo comprometer a audição felina. Portanto, o ideal é começar a limpar por dentro até onde o seu dedo alcançar, mas sem forçar demais. Passe o dedo envolvido no lencinho entre as dobras do ouvido com delicadeza até remover a cera aparente.
Passo 5: Para saber como limpar ouvido de gato com otite, é necessário consultar um veterinário
Caso perceba que a orelha de gato está muito suja e com acúmulo de secreção escura e grossa, o mais indicado é consultar um veterinário. Esse geralmente é um sinal de otite em gatos, e requer uma avaliação profissional. Lá, será possível diagnosticar corretamente o quadro e o especialista vai indicar o produto mais adequado para tratar a otite, que tem uma composição diferente do removedor de cera tradicional.
Redação: Juliana Melo