Saber como limpar orelha de cachorro é muito importante para manter a higiene e saúde. Um ouvido que não é limpo com frequência acumula cera e sujeiras que acabam tornando o local propício para o aparecimento de fungos e bactérias. A otite canina, por exemplo, é uma doença comum que pode afetar o ouvido do cachorro e causa bastante desconforto no pet. Uma das principais formas de prevenção é saber como limpar ouvido de cachorro e colocar esse procedimento na rotina. Muitos tutores, porém, não têm ideia de qual é a melhor maneira de fazer isso de forma eficiente e sem machucar o seu animal. Por isso, o Patas da Casa preparou um passo a passo de como limpar as orelhas de cachorro. Confira!
Passo 1: Para aprender como limpar orelha de cachorro é importante observá-la primeiro
Antes de iniciar o processo de como limpar orelha de cachorro - filhote ou adulto -, é preciso observar se está tudo certo na região. Aqueles que têm o tipo de orelha de cachorro caída, como Cocker Spaniel e Basset Hound, tendem a sofrer mais com problemas no ouvido. Por isso, é importante dar uma atenção maior a eles, assim como aos pets de orelhas mais peludas (como o Golden Retriever), que tendem a desenvolver otite canina com mais facilidade. Nesses casos, o recomendado é que o processo de limpar orelha de cachorro aconteça semanalmente. Já em outras raças, pode ser realizado a cada 15 dias.
Se você quer aprender como se limpa orelha de cachorro corretamente, preste atenção a alguns fatores. Observe se há feridas, mau cheiro, machucados, caroços e lesões na região. Além disso, veja se há algum tipo de secreção presente ali. Além disso, analise a quantidade de cera. A cera no ouvido do cachorro em excesso pode ser sinal de problemas de saúde no local. Caso perceba essas condições, é melhor conversar com um veterinário antes de começar o processo de como limpar ouvido de cachorro. É sempre importante ter cautela para acabar não piorando o quadro.
Passo 2: Separe o material que será usado no procedimento de como limpar ouvido de cachorro
O segundo passo de como limpar orelha de cachorro é separar os materiais que serão utilizados. O algodão é fundamental, pois é nele que você aplicará a solução que vai deixar o local limpo sem machucar o pet. Não utilize gazes, toalhas e muito menos cotonetes, pois podem acabar empurrando mais a sujeira em vez de removê-la.
Para a limpeza em si, você tem duas opções: soro fisiológico ou removedor de cerúmen pet. Os dois funcionam bem, sendo que o limpador é formulado especialmente para isso e, portanto, é mais recomendado. Independentemente se você for limpar ouvido de cachorro com soro ou produto específico, sempre converse com o veterinário antes para saber qual é o mais indicado ao seu pet. Lembre-se que jamais se pode utilizar produtos com álcool para limpar orelha de cachorro.
Passo 3: Umedeça um pedacinho de algodão com o produto escolhido e passe na orelha do cachorro
Agora é a hora de aprender como limpar as orelhas de cachorro de vez. Comece posicionando o cão no seu colo. Você pode deitá-lo ou apenas posicionar sua cabeça em você (o que é melhor nos casos de cachorro grande). O importante é que o animal esteja confortável e que você tenha uma boa visão do canal auditivo. Então, aplique o algodão umedecido na orelha e massageie lentamente. Dessa forma, você elimina as sujeiras e secreções sem machucar o animal - alguns podem até gostar da sensação de massagem. Faça os movimentos de forma leve e não force, limpe apenas a parte da orelha que fica para dentro e as dobrinhas, mas só até onde seu dedo alcançar. De forma alguma insira o algodão no canal auditivo do animal.
Passo 4: Repita o processo de limpar as orelhas de cachorro até ficar bem limpo
Durante o processo de como limpar orelha de cachorro, é importante ter cuidado para não fazer muita pressão e empurrar a cera para dentro do ouvido. Por isso, vá trocando de algodão toda vez que ele estiver bem sujinho. Todo esse processo de como limpar ouvido de cachorro precisa ser repetido até que não esteja mais saindo sujeira no algodão e a orelha esteja bem limpinha. Pode ser necessário repetir algumas vezes, então tenha paciência.
Vale ressaltar que se você quer saber como limpar orelha de filhote de cachorro, é fundamental ter um cuidado ainda maior. Os filhotinhos podem ser mais sensíveis, ainda mais quando é a primeira vez que passam pela limpeza e não estão acostumados com esse processo. E ah, nunca use o mesmo algodão nas duas orelhas para não correr o risco de levar algum fungo ou bactéria para o lado saudável.
Passo 5: Passe um algodão seco para terminar a limpeza da orelha do cachorro
Ao finalizar todo o processo de como limpar orelha de cachorro filhote ou adulto, vem uma parte muito importante: secar bem a região. As orelhas úmidas são uma porta de entrada para fungos e bactérias que podem levar a doenças como a otite canina. Por isso, ao limpar ouvido de cachorro com soro ou removedor de cera pet, aplique uma toalha fininha ou algodão secos no local. Por fim, vale oferecer um petisco para cachorro ao terminar como uma forma de agradecer seu bom comportamento durante a limpeza.
Passo 6: Se depois de limpar ouvido de cachorro o pet ficar desconfortável, é bom procurar um veterinário
Algumas vezes, mesmo seguindo as dicas de como limpar as orelhas de cachorro corretamente, o animal apresenta um pouco de vermelhidão ou secreções. Caso perceba esses e outros problemas, como o cãozinho com dor, desconforto, coceira e inclinando a cabeça para um lado, leve-o ao veterinário. O animal pode estar com alguma infecção que precisa ser cuidada. Muitas pessoas se perguntam como limpar ouvido de cachorro com otite. O processo é o mesmo, mas às vezes é indicado algum produto específico para esse fim. Por isso, antes de iniciar o processo de como limpar ouvido de cachorro com otite, converse com o veterinário para que ele indique a melhor forma. Ele mesmo poderá fazer a limpeza antes de iniciar o tratamento com um remédio para otite.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes