Passear com cachorro é uma atividade que não pode faltar na rotina de nenhum peludo. Além de ser um momento super divertido e empolgante para o animal, os exercícios físicos previnem a obesidade canina, estimulam os instintos e ainda proporcionam relaxamento e socialização com novas pessoas e animais. Mas sabemos que nem sempre é tão simples manter esse hábito na rotina do peludo. Em dias chuvosos, por exemplo, passear com o cachorro exige um pouco mais de cuidado por parte dos tutores. Veja a seguir quais são os cuidados que você deve tomar para um passeio seguro e divertido com o cachorro nos dias de chuva!
Passear com cachorro na chuva é recomendado?
Quando começa a chover, é natural que tutores desistam de passear com cachorro para evitar que o animal se molhe e fique sujo. Um dia ou outro, tudo bem ficar sem passear com o cachorro por causa da chuva, pois é mesmo mais seguro mantê-lo dentro de casa. No entanto, nem todos os tutores podem deixar esse cuidado de lado por um dia, seja devido ao temperamento do animal ou até por hábitos do dia a dia.
Um Golden Retriever, por exemplo, que é um cachorro cheio de energia, precisa de passeios para se sentirem mais calmos e relaxados, mas em dias mais chuvosos, passear com ele fica mais complicado. Por outro lado, cachorros que fazem só fazem as necessidades na rua também precisam dos passeios pelo menos duas vezes ao dia.
É super possível passear com cachorro em dias chuvosos, desde que alguns cuidados sejam tomados para garantir a segurança do animal. O primeiro cuidado que você deve adotar é checar a previsão meteorológica para descobrir se corre risco de cair raios e trovoadas durante a chuva. Se estiver acusando risco, não é recomendado passear com cachorro a céu aberto. O mesmo vale após tempestades, pois existe um risco maior do animal se envolver acidentes, como tomar um choque por conta de fios rompidos na rua.
Passear com cachorro de capa de chuva é fundamental para a saúde dele
Passear com cachorro em dias chuvosos requer cuidados especiais para garantir a saúde e o bem-estar canino. O primeiro deles é investir em uma capa de chuva para cachorro. Elas podem ser encontradas em diferentes modelos nos petshops e servem tanto para cachorro pequeno quanto para cachorro grande. O principal objetivo da capa é proteger os cães da chuva, pois a umidade e o frio podem levar a problemas de saúde no animal. O cachorro gripado é um dos principais problemas dos passeios sem proteção, mas eles também podem desenvolver dermatites devido a umidade excessiva na pelagem. Além disso, a chuva pode deixar o cachorro com frio e até com hipotermia, condição em que a temperatura corporal do animal fica abaixo da considerada normal.
Esteja atento a rota durante os passeios com cachorro na chuva
Passear com cachorro, seja em dias chuvosos ou não, também exige um cuidado especial em relação a rota do passeio. Antes de sair andando por qualquer lugar, cheque bem quais são os pontos considerados mais seguros para a caminhada. Procure por locais que não estejam alagados, que não seja muito escuros e nem tenha árvores e buracos no caminho. Árvores são potencialmente perigosas durante a chuva. O ideal é andar por lugares mais abertos, como uma calçada mais larga, e bem iluminados. Optando por rotas mais seguras, você evita que o cachorro pise onde não deve e se envolva em acidentes.
Nos dias chuvosos, prefira passear com cachorro em locais cobertos
Uma opção segura para passear com cachorro em dias chuvosos é escolher lugares que sejam cobertos. Assim, você evita que o peludo se molhe ou se envolva em algum acidente provocado pela chuva. Você pode fazer a caminhada em parques cobertos, nas dependências do condomínio ou até mesmo em shoppings. Se você optar pelo último local, se certifique de escolher um shopping que aceita cachorro e que não vá encrencar com a presença do seu pet.
Utilize coleira e guia para passear com cachorro
A coleira e o guia para cachorro são dois acessórios que não podem faltar no passeio com o pet, seja em dia de chuva ou não. Eles mantém os cachorros sob o controle do tutor, evitando que ele saia pelas ruas e se depare com uma situação potencialmente perigosa, como encostar em um cabo de alta tensão que se soltou durante a chuva. Com a guia e a coleira, o tutor vai controlar onde o animal pisa e cheira
Durante os passeios em dias chuvosos, é preciso redobrar esse cuidado. Evite deixar o cachorro pisar em poças próximas a postes de luz ou mesmo encostar neles, pois podem estar energizados mesmo sem fios soltos.
Após passear com cachorro, higienize as patinhas e seque bem o animal
Depois de passear com cachorro na chuva é importante que você tome alguns cuidados quando chegar em casa. Mesmo utilizando capa de chuva, é normal que o animal fique molhado após o passeio, principalmente nas patinhas, pernas, orelhas e focinho. A umidade excessiva dos pelos causada pela água da chuva podem acarretar problemas no pet, como a dermatite em cachorros e a pododermatite.
Por isso, após passear com cachorro, especialistas recomendam higienizar as patinhas do animal e também os pelos. Você pode fazer isso com o auxílio de um lenço umedecido para cachorro ou com um paninho molhado com água. Depois de retirar todas as sujeiras, é hora de secar o pet com toalhas ou mesmo com um secador de cabelo com ar frio. Esse cuidado é fundamental para evitar a proliferação de microrganismos que podem causar problemas para a saúde do pet.