Apresentar o mundo para o seu cãozinho é muito importante para que ele tenha uma vida mais feliz e saudável. A socialização do cachorro nada mais é que um processo de integração do animal com o ambiente, usando técnicas para ensiná-lo a conviver de forma amigável e segura com diferentes estímulos. Essa pode ser uma tarefa complicada se não for feita gradualmente. Quando não é feita de jeito nenhum, traz consequência para toda a vida do pet. Por isso o Patas da Casa listou dicas valiosas e curiosidades para te ensinar como socializar cachorro da maneira correta.
Socialização: como acostumar cachorro com outro?
O processo de como socializar cachorro é fundamental para uma boa convivência entre dois cãezinhos em casa ou durante o passeio, mas será que você sabe como acostumar um cachorro com outro de maneira segura? Se liga nessas dicas:
- A escolha do ambiente para unir os dois cachorros deve ser pensada com cautela. Como os cães são animais territorialistas, o ideal é que esse processo seja feito fora do local em que eles consideram suas casas, ou seja, um espaço neutro, mas que não os distraia.
- Antes de juntar os dois cachorros, permita que eles se acostumem gradativamente com a presença um do outro se observando de longe. Para isso, você pode colocá-los em lados opostos de uma porta de vidro, assim eles vão conseguir se ver, mas não vão poder se tocar. Se o ambiente escolhido não tiver uma porta de vidro, uma boa forma é colocar os dois animais dentro de uma caixa de transporte, virados um para o outro, ou deixá-los presos na coleira e guia.
- Na hora de aproximar os dois animais, permita que usem seus instintos e sintam o cheiro um do outro, mantendo eles presos a um guia. Dessa forma, eles vão se manter seguros durante a aproximação.
- Se eles não se estranharam após terem se conhecido melhor a partir do olfato canino, finalmente tá na hora de permitir que eles fiquem juntos e se divirtam. Fique a todo momento próxima dos cães para se certificar de que eles não vão brigar entre si.
Socialização: como acostumar cachorro com gato?
Se você sempre quis ter um gatinho mas tem medo que seu cão não se adapte com presença dele, saiba que acostumar cachorro e gato não é uma missão impossível, mas é um processo diferente da forma como é feita entre cães. Seguindo as dicas que o Patas separou de como socializar cachorro com gato, esse sonho pode ficar mais próximo de acontecer.
- Assim como a socialização entre cachorros, o processo de acostumar animais de diferentes espécies deve ser feito de maneira gradual para evitar acidentes.
- Para a apresentação entre gato e cachorro, controlar o ambiente é fundamental para que tudo dê certo, então opte por locais calmos e sem barulho.
- Uma boa dica para o primeiro contato entre os pets é prender um deles em uma caixa de transporte enquanto o outro fica solto no ambiente e se sinta seguro para se aproximar aos poucos. Reverta o processo com o animal que ficou solto para que eles se acostumem com a presença um do outro.
- Depois disso, se não tiver nenhum estranhamento entre os animais, permita que eles fiquem juntos no espaço e fique de olho.
- Use recompensas e estímulos positivos durante o processo, assim os pets vão associar a presença do outro a algo bom.
Socializar cachorro: os segredos que não te contaram!
O processo de socialização animal, seja gato ou cachorro, não é uma tarefa de um dia para o outro, mas existem alguns segredinhos que podem te ajudar nesse desafio e garantir uma vida mais feliz para os seus amigos de quatro patas. Se liga:
- A melhor hora para começar a socialização do cão é quando ele ainda é um filhote de cachorro. Esse é o momento em que ele está construindo sua personalidade, e permitir que ele tenha contato com outros animais desde cedo vai evitar que ele se torne um cachorro medroso no futuro.
- Existem alguns riscos para o animal se a socialização não for feita de maneira correta, isto é, não respeitando os limites dos pets nem o seu tempo. Por exemplo, se o animal sentir medo e insegurança, ele pode apresentar um comportamento agressivo e ficar estressado.
- Uma forma de incentivar os seus pets a manterem o bom comportamento durante o processo de socialização é a partir da associação positiva, ou seja, usando petiscos e carinhos para recompensar pelos bons modos. Assim, eles vão associar a presença um do outro a algo bom.
- O tempo de adaptação entre os animais vai depender do temperamento e da personalidade do seu amigo de quatro patas, por isso, toda atenção e cuidado é pouco para garantir a segurança do seu pet, já que, em um piscar de olhos, um desastre pode acontecer.
- Passear com cachorro é uma ótima forma de apresentar diferentes estímulos sensoriais, permitindo que ele se acostume com o cheiro e a presença de outros animais.
- Como socializar dois cachorros mais agressivos pode ser bastante perigoso, o adestramento de cães profissional é uma ótima alternativa para evitar traumas e acidentes, já que os adestradores são experientes e sabem lidar com todos os tipos de situações.