A preocupação com a saúde do cachorro no geral é algo comum para os donos de pets. As vacinas são aplicadas em dia, as consultas no veterinário também são frequentes, mas você sabia que, assim como acontece com a gente, o cachorro também precisam de atenção no que se trata da saúde bucal? O tártaro em cães é uma condição super comum e que pode gerar consequências bem mais sérias do que a sujeirinha nos dentes do animal. Confira mais sobre a condição e a melhor forma de fazer a limpeza do seu bichinho aqui embaixo!
O que é o tártaro em cães?
Assim como acontece com a gente, o tártaro em cães — que também pode ser conhecido como cálculo dentário — é o acúmulo de sujeira nos dentes causado pela falta de escovação e limpeza correta. Essa sujeira forma, no dente do animal, uma placa de bactérias que se proliferam por causa dos restos de comida que ficam no espaço entre os dentes e perto da gengiva por muito tempo. De primeira, elas causam sensibilidade e dores na região, mas conforme vão se desenvolvendo, essas mesmas bactérias podem também podem ser a causa de infecções na gengiva. Se elas chegarem na corrente sanguínea, podem alcançar algum órgão, ter complicações e, até mesmo, matar o cachorro.
Como descobrir que o meu cachorro tem tártaro?
Uma das vantagens do tártaro em cães em relação a outras doenças é que os sintomas dele podem ser identificados com facilidade. Basicamente, basta que você chegue perto do seu cachorro e faça uma análise simples dos dentes dele e do comportamento na hora de comer. Dá uma olhada no que você deve prestar atenção:
dentes com manchas amareladas ou esverdeadas;
gengiva avermelhada;
dor na mastigação;
falta de apetite.
Qual é a melhor forma de evitar o tártaro em cães?
Como o tártaro em cães é algo que começa com o acúmulo de sujeira nos dentes do animal, a melhor forma de prevenir a doença é fazendo a escovação, no mínimo, três vezes por semana. A escova e a pasta de dente devem ser específicas para cachorro, ok? Fique atento aos cantinhos e espaços entre os dentes, que têm o alcance mais difícil e, por isso, acabam tendo uma probabilidade maior de acumular sujeira.
Além disso, o ideal é não oferecer para o seu cachorro alimentos que não geram atrito com os dentes deles, já que isso também ajuda a limpar a região. Ou seja: a base da alimentação do seu cachorro tem que ser a ração específica para a faixa etária dele. Você também pode encontrar petiscos próprios para os dentes que vão executar a função de limpeza enquanto divertem os cães.
Como tratar o tártaro em cães?
Identificou que seu cachorro está com tártaro? A melhor coisa que você pode fazer é agir imediatamente para controlar a situação — e esse processo começa com uma visita ao veterinário. Depois de instalada, a placa de bactérias só pode ser removida com uma cirurgia odontológica, que é simples, mas só pode ser realizada com anestesia geral no cachorro. Por isso, o ideal é escolher um profissional especializado e de confiança. Além disso, ele também pode precisar de acompanhamento com o profissional e de medicamentos depois disso.
Redação: Ariel Cristina Borges