Comportamento animal

Comportamento canino: por que o cachorro deita em cima do chinelo do dono?

Publicado - 11 Dezembro 2023 - 18h51

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O comportamento canino, em alguns momentos, pode parecer bem peculiar aos olhos de quem não está acostumado com a espécie, mas assim como crianças que ainda não sabem falar, os cães têm a sua própria maneira de se comunicar. Do cachorro correndo atrás do rabo à mania de cheirar as partes íntimas das pessoas e outros animais, a verdade é que cada atitude do seu pet significa algo. Pensando nisso, o Patas da Casa vai te ajudar a entender mais um hábito curioso do seu pet: deitar em cima do chinelo do dono.

O que significa quando o cachorro pega o chinelo?

O comportamento de cachorro que pega o chinelo do dono pode ser uma tentativa de chamar atenção, falta de estímulos físicos ou uma forma de amenizar a saudade do dono enquanto ele está fora. Por isso, é importante ficar atento com o que o animal faz na hora de pegar o chinelo: cachorro tenta comer, ou simplesmente deita em cima? Isso pode ajudar a encontrar a resposta mais facilmente!

Cachorro apegado ao dono pode deitar no chinelo dele para matar a saudade

Normalmente, os cães são animais super comunicativos e sociáveis, por isso estão sempre em busca de companhia, principalmente no caso de cachorro muito apegado ao dono.

Imagem Quiz:O que seu cachorro faz quando fica sozinho em casa?

O que seu cachorro faz quando fica sozinho em casa?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Os pets que têm essa característica demonstram alguns sinais de apego no dia a dia, como ficar no colo do dono, seguir pela casa e até chorar ou latir quando é deixado de fora de algum cômodo. Nesses casos, é importante que o tutor saiba como lidar com um cachorro carente, já que a carência excessiva pode trazer consequências à saúde  e ao bem-estar do bicho. A ansiedade de separação precisa ser levada a sério. 

Uma forma de diminuir esse sentimento é investindo em longos passeios para que o cão gaste energia e socialize com outros animais. O adestramento também é uma ótima opção para lidar com o cachorro apegado ao dono,  já que os estímulos mentais e físicos mantém o animal entretido.

O que significa quando o cachorro deita no nosso pé?

O cachorro gosta de dormir encostado no dono porque é uma forma de ele demonstrar carinho e confiança no momento em que ele está mais vulnerável. É como se ele dissesse para o tutor o quanto confia e se sente seguro com ele. Esse também é um dos motivos porque cachorro dorme em cima do chinelo. É um comportamento canino com um significado bem especial. 

Por que meu cachorro gosta de dormir no meu pé?

Na natureza, os cães viviam em matilha e sempre dormiam juntos. Depois da domesticação, os cachorros veem o tutor como líder da matilha e gostam de estar próximos na hora das sonecas. Além disso, o porque o cachorro deita no lugar do dono ou próximo a ele também um comportamento de submissão.

O comportamento do cachorro de deitar em cima do chinelo pode revelar ansiedade de separação

 

O comportamento canino de deitar em cima do chinelo do dono é preocupante? 

A resposta para essa pergunta vai depender de uma série de fatores alinhados ao comportamento do cão. Cada caso é um caso, então se liga nas dicas para entender melhor essa mania de cachorro.

  • Cachorro com saudades do dono

Cães que são “filho único” normalmente possuem a mania de pegar um objeto que tenha o cheiro do tutor, logo após sua saída de casa. Isso porque cães mais apegados aos donos se sentem mais próximos a ele quando estão em contato com seu cheiro. Por esse mesmo motivo, alguns cães também escolhem dormir em cima do chinelo do tutor.


  • Cachorro sofre com falta de atenção

Cachorros quando querem chamar a atenção do dono, podem ser capazes de fazer qualquer coisa. Assim como pegar objetos e sair em disparada é uma forma de atrair o tutor, deitar em cima do sapato também pode ser uma forma de chamar sua atenção. Se for esse o caso, é importante sempre tirar um tempinho para gastar a energia do seu pet com brincadeiras ou passeios.


  • Cachorro com depressão 

Assim como os humanos, os cachorros também desenvolvem doenças mentais, como a depressão canina. Os sinais ficam evidentes, pois o comportamento do cão muda, já que ele se retrai, deixa de ser brincalhão e alegre. A ausência ou perda de algum familiar, por exemplo, pode gerar essa condição. Nesses casos, é comum notar o pet nos lugares em que o dono ficava e com objetos que pertenciam a ele, como o chinelo. Se esse for o caso do seu pet, então você deve sim se preocupar. 

Como tratar a depressão canina?

Para tratar a depressão em cachorro, é importante que o animal mantenha sua rotina, para que ele se sinta seguro e entenda que está tudo bem. Também é recomendado introduzir brinquedos interativos para cachorro, que vão ajudar a ocupar o tempo e criar novas conexões. Além disso, passear com cachorro regularmente é indicado para que o pet interaja com outros animais.

O ideal é levar o animal a um comportamentalista ou veterinário, que dará dicas de como lidar com esse período de adaptação. Se o caso for mais grave, pode ser que um veterinário prescreva remédios específicos para o tratamento da depressão canina.  

Não deixe o cachorro comer seu chinelo, pode ser perigoso!

Agora que você já sabe porque o cachorro pega o chinelo do dono, é hora de um aviso. Se o seu pet tem um comportamento destrutivo, é preciso ficar de olho e em alerta, porque seu cachorro não pode comer chinelos de jeito nenhum. Apesar de ser muito comum, esse hábito é extremamente prejudicial para a saúde do seu pet e pode ser muito perigoso. Ao ingerir um pedaço de borracha, além do animal poder engasgar, isso pode acabar obstruindo o sistema digestivo do cachorro.

Publicado originalmente em: 30/06/2023
Atualizado em: 11/12/2023

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cuidados

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu cachorro

Conquistar o amor de um cachorro não é muito difícil, mas exige certos cuidados. Nem todo cão vai se apaixonar pelo dono logo de car...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas