Quem tem um cãozinho, provavelmente já deve ter reparado no hábito que o animal tem de dar várias voltas antes de fazer suas necessidades. Esse é um comportamento canino que, geralmente, causa muitas dúvidas na cabeça dos tutores. Afinal, por que os cachorros agem desta forma? Existe algum motivo específico para isso? Será que é algo relacionado à saúde do cachorro ou só uma mania mesmo? Para desvendar esse mistério, pesquisadores alemães e tchecos realizaram um estudo baseado no comportamento de 70 cachorros de 37 raças diferentes por um período de dois anos. Eles conseguiram chegar a um resultado científico que explica esse comportamento. Veja a seguir!
Cocô de cachorro: veja algumas teorias que tentam explicar os motivos por trás dos giros do cão
O comportamento canino é algo muito intrigante, principalmente quando eles fazem coisas inusitadas como andar em círculos antes de defecar ou até mesmo quando eles passam a comer cocô. Inclusive, existem várias teorias que tentam explicar o que leva os cachorros a ficarem girando no mesmo lugar antes fazer suas necessidades. Algumas alegam que o animal está “explorando o território” e verificando se não há nenhuma ameaça por perto, como alguma cobra ou outro bicho escondido por ali. Outras acreditam que essa é uma forma de preparar o ambiente, evitando que gramas muito altas, por exemplo, atrapalhem o momento. O estudo publicado na revista digital Frontiers in Zoology, porém, mostrou que nenhuma dessas teorias são o verdadeiro motivo para o comportamento. Na realidade, esse hábito curioso pode estar relacionado diretamente a um fator bem inusitado: o campo magnético da Terra.
Comportamento canino: por que os cachorros dão várias voltas antes de fazer o número 2?
De acordo com os cientistas, os cães sentem a necessidade de girar várias vezes antes de fazer cocô por causa de uma sensibilidade magnética provocada pelo eixo da Terra. Pode parecer difícil de entender, mas não é um bicho de sete cabeças: na prática, o que acontece é que os cães possuem uma espécie de bússola interna que os ajudam a localizar os sentidos Norte e Sul do planeta. No entanto, o campo magnético terrestre nem sempre está estável. Quando isso acontece, os cachorros preferem procurar qualquer outro sentido que não seja nem o Norte e nem o Sul para fazer suas necessidades. Isso só prova o quanto os cães são inteligentes.
Cocô de cachorro e a instabilidade do campo magnético
A principal observação dos pesquisadores foi a de que os cachorros preferiam defecar no sentido Norte e Sul nos momentos em que o campo magnético da Terra estivesse mais estável. Isso corresponde a pelo menos 20% do período diurno e, apesar de não ter sido amplamente explicado no estudo, os pesquisadores acreditam que essa escolha deriva da necessidade dos cachorros de marcarem territórios. Desta forma, seguir esse mesmo ritual seria uma possível forma de ajudá-los a lembrar o local em que defecaram anteriormente e que já tiveram o território marcado. Os cientistas acreditam que esse comportamento de cachorro só acontece quando o campo magnético está estável.
Nos 80% restantes do dia, um cachorro fazendo cocô tende a procurar outros sentidos que não sejam Norte e nem Sul. Vale destacar que isso não passa de uma especulação e ainda não há provas concretas de que é realmente isso que os motiva a agir desta forma.
Redação: Juliana Melo