Certamente você já viu uma foto de gato de pelo cacheado e se perguntou se isso era mesmo possível. Afinal, é bem mais fácil encontrar felinos de pelos curtos e lisos. Mas saiba que sim: o gato com pelo cacheado existe e esse fenômeno é considerado uma mutação genética espontânea (ou seja, que acontece de forma aleatória), chamada de mutação rex. Porém, ao longo da evolução dos felinos, se tornou mais recorrente e característica em algumas raças. Conheça elas abaixo:
1) LaPerm: o gato com pelo cacheado que é brincalhão e amigável!
A história do LaPerm começa em 1982, nos Estados Unidos. A raça surgiu a partir de uma mutação inesperada de uma ninhada, no qual alguns filhotes nasceram sem pelos e foram adquirindo a pelagem cacheada durante o crescimento. Daí, os tutores desses filhotes, o casal Linda e Richard Koehl, resolveram investir na criação e padronização do LaPerm. E deu certo! Apesar da densa pelagem encaracolada, o LaPerm é um gato hipoalergênico.
2) Gato cacheado e inteligente: conheça o Devon Rex
Lá fora o Devon Rex é conhecido como “gato Poodle” por causa dos pelos cacheados e inteligência que são semelhantes aos da raça canina. A origem exata do Devon Rex não é certa, mas o registro do primeiro exemplar data da década de 50 a partir de uma gatinha chamada Kirlee: ela foi tirada das ruas da cidade de Devon, na Inglaterra, por Beryl Cox, que logo percebeu que a felina poderia ser da raça Cornish Rex (também conhecido pela pelagem cacheada). Porém, estudos genéticos indicaram que era uma nova raça. Kirlee faleceu no começo dos anos 70 e, atualmente, todos os gatos da raça Devon Rex tem ligação genética com ela. Além da “inteligência de Poodle”, o Devon Rex também possui temperamento animado e pode ser treinado, igual a um cachorro.
3) O Selkirk Rex é descendente do gato Persa
Personalidade doce e comportamento afetuoso são as características mais marcantes do Selkirk Rex - além, é claro, dos pelos cacheados! Essa raça de porte médio é super recente e surgiu nos Estados Unidos, em 1988, após o cruzamento de uma gata de pelo cacheado com um gato Persa. Mas não demorou muito para o Selkirk Rex conquistar os gateiros norte-americanos que logo foram atrás do reconhecimento pela The International Cat Association (TICA), que veio em 1990. Apesar do nome, esse felino nada tem a ver com o Devon Rex ou o Cornish Rex - o termo “Rex” apenas indica o nome da mutação genética que originou a pelagem cacheada.
4) Cornish Rex é um gato de pelo cacheado e físico atlético
O Cornish Rex é um gato exótico não muito conhecido. Apesar da pelagem cacheada, ele não tem tanta aparência felpuda como os demais. Ele gato de porte atlético e esbelto, com pernas longas e finas, além de orelhas grandes e pontudas. Mesmo assim, é um gato pequeno. Assim como a maioria das raças de pelo cacheado, o Cornish Rex surgiu de forma aleatória. Os primeiros exemplares foram encontrados em Cornualha (ou Condado de Cornwall), uma península do sudoeste da Inglaterra, em 1950. Nessa época, Nina Ennismore, uma criadora, percebeu a raça e trouxe visibilidade para ela. Além dos pelos cacheados, os bigodes de gato dessa raça são levemente ondulados. O Cornish Rex é super companheiro e adora praticar exercícios.
5) Gatinho cacheado e rebaixado? Skookum é o nome dele!
Quando o assunto é gato, pelo cacheado é uma característica “fora da curva”, bem como as patas curtas. Só que o Skookum mostra que ambos os aspectos são possíveis! Conhecida como a “Shirley Temple” dos felinos, o Skookum é o gato de pelo cacheado mais recente e foi desenvolvida nos anos 1990 por Roy Galusha, nos Estados Unidos. No entanto, ainda não há muita informação sobre a raça, pois ainda está em desenvolvimento. Mas já é certo de que, apesar do tamanho, ele é cheio de energia e ama brincar. Também há indícios de que ele é ótimo com crianças!
Além das raças acima, existem outros gatos de pelo cacheado por aí, como:
- Ural Rex
- Oregon Rex
- Tasman Manx
- German Rex
- Tennessee Rex
Mas a pelagem cacheada é só um detalhe! Existem estudos que indicam que a cor do gato define sua personalidade (e ao que tudo indica, os gatos de pelo preto são os mais carinhosos!).
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes