Cada raça de cachorro possui uma pelagem quase única. Dentre várias características, carregam alguns padrões de cores de cachorro. Marrom, caramelo, preto, cinza, bicolor, tricolor: são infinitas possibilidades. O tipo e a cor da pelagem também podem determinar os traços genéticos do animal e até a relação com alguns problemas de saúde. Curioso, né?! Por outro lado, as cores também são uma forma de identificar a origem de um animal seguindo a diretrizes de organizações internacionais que catalogam os padrões de cada raça. Para não gerar dúvidas e evitar cair em ciladas na hora de visitar um canil, é importante saber quais são as cores de pelagem que determinada raça de cachorro pode apresentar. Para te ajudar, reunimos em uma única matéria o padrão de pelagem de 15 raças de cachorro bastante populares no Brasil. Veja a seguir!
1) Pitbull: raça pode apresentar até 5 cores
Apesar do porte imponente, Pitbull é um cachorro que pode ser muito amigável e dócil. E o melhor de tudo: para quem acredita que a cor de pelagem de cachorro é um aspecto importante na hora de comprar ou adotar um animal, a raça apresenta uma variedade surpreendente de diferentes cores. Geralmente, as mais comuns são chocolate (marrom), preto, fulva (ruivo) e branco. Mas o cãozinho Pitbull também pode ser cinza ou bicolor, isto é, com mais de uma cor espalhada pelo seu corpo em forma de "manchas". Ainda sobre os pelos do animal, vale destacar que o Pitbull possui uma pelagem curta, lisa e densa. Eles precisam ser escovados pelo menos uma vez na semana, e a boa notícia é que quase não soltam pelos.
2) Pug pode apresentar as cores fulvo, abricot e preto
Pensar em um Pug não é difícil: logo vem na mente um cãozinho de cor fulva com o corpo gordinho, focinho achatado e muitas dobrinhas. Esse pensamento não é à toa; o fulvo é, de fato, a cor de pelagem de cachorro mais popular desta raça. Ele é uma mistura do bege com suas diferentes tonalidades, que, nesse caso, são puxadas principalmente para um bege claro. Mas, além desta, existem outras duas cores de cachorro Pug: totalmente preto e abricot, que é um bege que puxa para tons alaranjados. Essas são consideradas as cores oficiais da raça, mas também é possível encontrar esses animais nas cores branco, prata, chocolate e até mesmo tigradinho. São raros e não serão considerados um cão de raça pura, mas ainda carrega as características físicas de um Pug.
3) Golden Retriever: cor de pelo dourado é a única possível
Para quem não sabe, a palavra “golden” em inglês significa dourado. Portanto, como o próprio nome já indica, a raça Golden Retriever precisa necessariamente apresentar a cor dourada em sua pelagem, sem a interferência de outras cores. Desta forma, a cor de pelagem de cachorro desta raça pode variar apenas as tonalidades de dourado, desde um dourado bem clarinho (mais voltada para o bege) até um tom mais escuro, mas sem chegar a ser marrom. Outras cores de cachorro Golden Retriever não são reconhecidas como oficiais, mas podem existir, principalmente voltadas para tons avermelhados. A pelagem do animal pode ser lisa ou com leves ondulações, e eles possuem um subpelo bastante denso. Por isso, é importante escová-lo diariamente, já que é uma raça que costuma soltar bastante fios pela casa.
4) Husky Siberiano pode apresentar diferentes cores de cachorro
Ao contrário do que se pensa, o Husky Siberiano não possui apenas o branco e o cinza como padrão na cor de pelagem de cachorro. Na verdade, esse cãozinho pode ter as mais variadas cores, capazes de agradar a todos os gostos. Além do clássico branco e cinza, a raça Husky também pode apresentar as cores preto, marrom acobreado e areia pelo resto do seu corpo. Mas vale ressaltar que existe uma característica comum a todos esses tipos de cachorro: eles sempre vão apresentar a cor branca na face e no peito. Como esses animais costumam trocar de pelo regularmente, é importante que o tutor o escove diariamente nos períodos de maior queda.
5) Shih Tzu: cor de pelagem de cachorro pode variar bastante
Para quem gosta de variações, é bom saber que o cachorro da raça Shih Tzu pode se apresentar das mais diferentes maneiras. Isso porque o cãozinho pode aparecer nas cores preto, vermelho, dourado, chocolate (marrom) e cinza. Mas é importante ter em mente que todas elas geralmente vêm acompanhadas da cor branca, ou seja, elas raramente se apresentam com uma única cor. Por isso, não estranhe se o seu cãozinho tiver uma dessas cores e também tons de branco espalhados pelo corpo, que normalmente se apresentam através de manchas no peito e na região das patas do animal.
6) Yorkshire possui pelagem com tons de azul e fulvo
Os cães Yorkshire possuem uma pelagem longa, fina e bastante sedosa que costuma variar entre as cores azul escuro (quase preto) e o fulvo, com suas diferentes tonalidades - tudo isso segundo as determinações do padrão da raça considerado como oficial. No entanto, o preto e o dourado também acabaram surgindo como cores alternativas para esse animal, embora não sejam reconhecidos oficialmente. A cor de pelagem de cachorro azul, inclusive, costuma puxar bastante para um cinza mais brilhante e, em alguns casos, pode lembrar um preto azulado. Por outro lado, a cor fulva tende a ter algumas variações de claro e escuro, e é uma coloração que costuma estar presente principalmente no rosto, orelhas e patas do Yorkshire, mas que nunca chega a se misturar completamente com o tom azulado e que geralmente é bem definida.
7) Beagle: um animal com diferentes cores de cachorro
Dentre as diferentes raças de cachorro que existem, o Beagle é uma das que possuem a maior variação de cores da pelagem. Geralmente, associamos a imagem deste cãozinho a pelo menos três cores: branco, preto e dourado. No entanto, existem outras colorações que também podem fazer parte dessa mistura: marrom, bege e azul escuro. Desta forma, os animais da raça Beagle podem vir com uma certa variedade de combinações de cores - e principalmente de diferentes manchas espalhadas pelo corpo. É uma raça que costuma ter pelo menos três ou duas cores espalhadas pelo seu corpo, e nunca uma cor só.
8) Chow Chow com tons avermelhados é o mais comum
Geralmente, o Chow Chow costuma apresentar cores de cachorro bastante sólidas e uniformes, isto é, sem sofrer misturas e manchas pelo corpo. A cor de pelagem de cachorro mais comum desta raça é a vermelha - que, inclusive, podem variar desde um tom mais intenso (mogno) até um castanho mais clarinho, lembrando a cor dourada. No entanto, é importante saber que o cãozinho Chow Chow também pode apresentar outros padrões de cores. São eles o preto, o bege e o fulvo, totalizando 4 colorações diferentes da raça. Além disso, vale destacar que a pelagem desta raça é bastante densa e felpuda, e, por isso, precisa de alguns cuidados especiais, como escovações diárias e banhos frequentes.
9) Labrador pode ter até três cores de cachorro diferentes
Embora o Labrador seja associado, geralmente, à cor dourada, o fato é que esse cãozinho também pode aparecer nas cores preto e chocolate. Porém, enquanto a cor preta costuma se manifestar de forma bastante sólida, a cor de pelagem de cachorro dourada pode ter uma variação que vai de uma tonalidade bem clarinha, semelhante ao bege, até um tom mais escuro, que chega a ser mais puxado para o vermelho ou fulvo. A cor marrom também pode sofrer essa variação de cor mais clara ou mais escura. Mas vale destacar que, mesmo com as diferentes tonalidades de dourado e marrom, os cachorros da raça Labrador nunca devem apresentar manchas de outras cores na sua pelagem, já que isso é um indicativo de que o animal não é de raça pura.
10) Lhasa Apso pode ter cores bem variadas
O pequeno cãozinho Lhasa Apso é uma ótima companhia para quem mora em apartamento e o melhor de tudo é que dá para escolher uma das diferentes cores de cachorro que existem nessa raça. Elas podem variar entre o branco, preto, dourado, cinza e com tons marrons. Além disso, é possível encontrar um Lhasa Apso com pequenas manchas de outras cores, sendo bicolor, e também com os pelos do rosto mais escuros do que no resto do seu corpo. Vale destacar que, com o passar do tempo e o envelhecimento natural do cãozinho, a cor de pelagem de cachorro pode chegar a ficar mais clara do que era antes.
11) Pinscher não possui tantas variações de cores de cachorro
Não dá para negar que o Pinscher é uma das raças mais queridinhas do Brasil. E, além de possuir diferentes tamanhos, esse cãozinho também pode apresentar algumas combinações de cores na sua pelagem ou uma única cor, que é o vermelho. Isto é, embora geralmente os animais desta raça sejam totalmente vermelhos, eles também podem surgir com tons avermelhados combinados às cores chocolate ou preto. Mas vale destacar que o vermelho sempre se faz presente no corpo do animal, principalmente na região do rosto e do peitoral. A pelagem do Pinscher é curta, lisa e densa, não exigindo cuidados muito específicos além de uma escovação semanal.
12) Poodle tem cores de cachorro bastante sólidas
Para quem sonha em ter um Poodle em casa deve saber que a raça possui as mais diferentes cores de cachorro. O mais clássico é o cãozinho com os pelos brancos, mas ele também pode aparecer nas cores preto, marrom, cinza e em tons avermelhados. Além do mais, vale destacar que a cor de pelagem de cachorro Poodle é sólida e sem a presença de manchas. O que pode acontecer é que os cães com coloração mais escuras podem apresentar tons variados da mesma cor em diferentes regiões do corpo do animal, sendo mais escuras principalmente na região da orelha e do focinho.
13) Bulldog Francês pode ser de diferentes cores e até mesmo tigrado
O Bulldog Francês é comumente reconhecido pela sua pelagem fulva, mas existem também outras variações de cores de cachorro desta raça. Os cãezinhos também podem ser totalmente pretos ou com manchas espalhadas pelo seu corpo, como preto com manchas brancas ou o contrário. O Bulldog Francês tigrado também é uma outra apresentação de cor de pelagem de cachorro e que, inclusive, é reconhecida internacionalmente como uma das cores padrão da raça.
14) Schnauzer pode ter três combinações de cores de cachorro
Os cãezinhos da raça Schnauzer não possuem combinações de cores muito variadas. Na verdade, essa raça de animal só se apresenta nas seguintes cores: totalmente preto, preto com manchas brancas, preto com manchas acinzentadas e cinza com manchas brancas, popularmente conhecido como “sal e pimenta” e que é a versão mais comum. A pelagem do Schnauzer é mais áspera e dura do que de outras raças e precisa de escovação pelo menos duas vezes na semana, já que é um pelo que pode ficar embaraçado com muita facilidade.
15) Dachshund: cachorro salsicha também pode ter várias cores
Famosos pelo formato do seu corpo que lembra bastante uma salsicha, os cães da raça Dachshund têm uma vasta variedade de cor de pelagem de cachorro. Eles podem ter apenas uma cor, que no caso são vermelho ou fulvo; mas também podem apresentar combinações de duas colorações diferentes. Nesse caso, a lista de cores de cachorro Dachshund fica um pouquinho mais extensa e, então, o animalzinho pode ser combinado entre tons de preto, chocolate e cinza - podendo ou não vir acompanhados de manchas espalhadas pelo corpo, dando um aspecto de “malhadinho”. Já quanto aos tipos de pelo, vale dizer que eles também podem ser variados, sendo liso, longo ou mais áspero.
Redação: Juliana Melo