Especial fim de ano!

Cuidado com a ceia de Natal! As raças de cachorro com maior tendência à obesidade

Publicado - 19 Dezembro 2022 - 17h11

Atualizado - 27 Maio 2024 - 11h17

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

O cuidado com a ceia de Natal com cachorro em casa é sempre fundamental! A falta de atenção ao pet durante a refeição pode trazer problemas sérios ao animal. Um dos cuidados mais lembrados é quanto aos alimentos permitidos. Perguntas como “cachorro pode comer farofa?”, “cachorro pode comer panetone?” ou “cachorro pode comer peru?” são algumas das mais pesquisadas nessa época do ano. Mas além de saber o que pode ou não pode comer, é importante ter atenção a outro detalhe: a quantidade de comida.

Preparar uma ceia de Natal para cachorro com alimentos permitidos para cães é uma ótima maneira de incluir o pet nas comemorações de fim de ano. O problema é que muitos tutores acabam exagerando e colocando mais comida do que o necessário para o cachorro. Ceia de natal em excesso é um problema para qualquer animal. Porém, existem algumas raças que naturalmente possuem uma tendência maior à obesidade canina e podem ter consequências mais graves se houver um exagero na comida. Confira a seguir que raças são essas!

1) O Basset Hound nunca nega uma comida

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Basset Hound no colo de criança
O Basset Hound é um cachorro que adora comer tudo que vê pela frente

A ceia de Natal para cachorro Basset Hound precisa ser bem supervisionada. Esse animal tem um apetite insaciável e nunca nega uma comidinha. A consequência disso é a grande tendência a desenvolver obesidade canina. Por isso, na hora da ceia de Natal, cachorro deve ter sempre a supervisão do tutor, pois qualquer falta de atenção pode se tornar uma brecha para o pet dar uma beliscada em algum alimento. A dica é preparar uma ceia de Natal canina, com alimentos permitidos para cães na quantidade ideal para o animal. Assim, ele pode se esbaldar enquanto a família come a própria ceia. 

2) O Beagle está sempre com fome e isso pode se tornar um problema

 

Beagle mordendo brinquedo
O Beagle é um cãozinho que pode desenvolver obesidade por comer em excesso

O Beagle é mais um cãozinho que não pode ver comida pela frente! Essa fome toda ainda vai aumentando conforme a idade, o que torna o sobrepeso cada vez mais possível à medida que o cachorro Beagle envelhece. Por isso, ter uma dieta bem estabelecida é fundamental para essa raça de cachorro. Natal é uma época em que naturalmente comemos mais que o normal, então não precisa privar o pet de comer uns petiscos para cachorro especiais e comidinhas natalinas para cães. Apenas tenha um controle da quantidade de comida que o Beagle está ingerindo. 

3) O Bulldog Inglês precisa de uma ceia de natal canina equilibrada 

 

Bulldog Inglês deitado no chão
O Bulldog Inglês é um cachorro com grande tendência ao sedentarismo, o que pode causar obesidade

Durante a ceia de Natal, cachorro Bulldog Inglês também é daqueles que vai tentar dar uma beliscada em todas as comidas. A raça tem forte tendência a desenvolver obesidade canina não só pela sua fome (que é bem grande) mas também por seu jeitinho mais preguiçoso. O Bulldog Inglês é uma raça de cachorro braquicefálico e não aguenta praticar exercícios por muito tempo. Essa dificuldade aliada à sua personalidade preguiçosa favorece o sedentarismo que leva ao sobrepeso. Por isso, tenha atenção na ceia de Natal canina para não deixar o Bulldog Inglês comer mais que o necessário!

4) O Dachshund com sobrepeso pode ter problemas sérios na coluna

 

Cão Dachshund branco com manchas escuras e obeso
O Dachshund pode sofrer de sobrepeso e problemas na coluna

Outro cão que precisa de cuidados na ceia de Natal com cachorro é o Dachshund, o famoso cachorro Salsicha. Esse pet tem tendência ao sobrepeso porque também adora comer. A obesidade em cachorro dessa raça é ainda mais perigosa porque o seu corpo alongado já é mais propenso a sofrer de problemas de coluna. Com o peso excessivo, esses problemas podem se tornar ainda mais graves. Portanto, fique sempre atento à quantidade de alimentos. Ceia de Natal pode - e deve - ser aproveitada, mas é preciso ficar de olho para evitar o exagero.

5) O Labrador tem muita energia, mas sua fome excessiva pode ser um problema

 

Cão Labrador deitado perto de pote cheio de ração
O Labrador pode acabar exagerando na ceia de natal canina se não houver supervisão

O Labrador adora uma ceia de Natal canina bem farta, com petiscos e comidinhas saborosas especiais para cães. Porém, o tutor deve planejar bem a quantidade de alimentos. Ceia de Natal precisa de um equilíbrio bem estabelecido para cães da raça Labrador por sua tendência ao sobrepeso. O Labrador é um animal ativo e que gosta de praticar exercícios físicos. O problema é que ele também gosta muito de comer, o que pode levar à obesidade canina. Por isso, é importante haver um equilíbrio na dieta do cachorro. Ceia de Natal deve ser aproveitada com moderação para evitar problemas de saúde.

6) O Pastor Alemão pode exagerar na alimentação caso tenha muita comida disponível

 

Pastor Alemão na neve
O Pastor Alemão pode sofrer de obesidade caso não tenha uma dieta adequada

O Pastor Alemão é outro cachorro grande com tendência ao sobrepeso. Esses cães têm o mesmo problema do Labrador. Apesar de ser super ativo, adorar a prática de exercícios e ter energia de sobra, o Pastor Alemão também tem uma fome insaciável. Por isso, é importante ter atenção redobrada durante a ceia de Natal. Cachorro pode acabar comendo em excesso caso haja muita comida disponível para ele. Por isso, planeje uma ceia de Natal canina especial com comidas próprias para cães e na quantidade adequada ao seu peso. 

7) O Pug pode ser bem sedentário, o que leva à obesidade canina

 

Pug gordo com a língua para fora
O Pug é uma das raças com maior propensão a sofrer de obesidade canina

O Pug já é naturalmente um cão mais pesado. Ele também é uma das raças braquicefálicas e um dos cachorros mais preguiçosos que existem. Além disso, também é muito comilão. Ou seja: o combo perfeito para o sobrepeso. É por isso que a ceia de Natal para cachorro Pug precisa de muita atenção. Nada de oferecer alimentos em excesso e deixar o animal dar beliscadas em comidas o tempo inteiro, pois pode ter certeza que o cachorro Pug vai comer tudo que estiver à sua disposição. A ceia de Natal com cachorro Pug precisa de muita cautela para que o sobrepeso não se torne um problema. 

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Edição: Mariana Fernandes

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Adote um animal

10 cachorros que não crescem e sempre terão cara de filhote: conheça as raças pequenas mais adoráveis

Um critério que muitos tutores levam em consideração antes de adotar um cãozinho é o porte dele. Para quem procura uma raça pequena,...

Cachorro

As 10 raças de cachorro mais propensas a ficar doentes, segundo especialistas em saúde canina

De acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI), há cerca de 344 raças de cachorro reconhecidas no mundo. Cada uma delas ap...

Cachorro

As 10 raças de cachorro mais silenciosas que existem: quase não se ouvem os latidos desses cãezinhos

Todas as raças de cachorro usam os latidos como uma das suas principais formas de comunicação. Afinal, esse é um comportamento que f...

Gato

Essas 10 raças de gato são perfeitas para crianças – e algumas vão te surpreender!

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Alimentação

É assim que você deve oferecer petiscos para o seu gato: veterinário explica o jeito certo!

Os petiscos para gatos são aliados poderosos do bem-estar felino, deixando qualquer pet mais feliz. No entanto, para que sejam benéf...

Ver todas
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?