O cuidado com a ceia de Natal com cachorro em casa é sempre fundamental! A falta de atenção ao pet durante a refeição pode trazer problemas sérios ao animal. Um dos cuidados mais lembrados é quanto aos alimentos permitidos. Perguntas como “cachorro pode comer farofa?”, “cachorro pode comer panetone?” ou “cachorro pode comer peru?” são algumas das mais pesquisadas nessa época do ano. Mas além de saber o que pode ou não pode comer, é importante ter atenção a outro detalhe: a quantidade de comida.
Preparar uma ceia de Natal para cachorro com alimentos permitidos para cães é uma ótima maneira de incluir o pet nas comemorações de fim de ano. O problema é que muitos tutores acabam exagerando e colocando mais comida do que o necessário para o cachorro. Ceia de natal em excesso é um problema para qualquer animal. Porém, existem algumas raças que naturalmente possuem uma tendência maior à obesidade canina e podem ter consequências mais graves se houver um exagero na comida. Confira a seguir que raças são essas!
1) O Basset Hound nunca nega uma comida
A ceia de Natal para cachorro Basset Hound precisa ser bem supervisionada. Esse animal tem um apetite insaciável e nunca nega uma comidinha. A consequência disso é a grande tendência a desenvolver obesidade canina. Por isso, na hora da ceia de Natal, cachorro deve ter sempre a supervisão do tutor, pois qualquer falta de atenção pode se tornar uma brecha para o pet dar uma beliscada em algum alimento. A dica é preparar uma ceia de Natal canina, com alimentos permitidos para cães na quantidade ideal para o animal. Assim, ele pode se esbaldar enquanto a família come a própria ceia.
2) O Beagle está sempre com fome e isso pode se tornar um problema
O Beagle é mais um cãozinho que não pode ver comida pela frente! Essa fome toda ainda vai aumentando conforme a idade, o que torna o sobrepeso cada vez mais possível à medida que o cachorro Beagle envelhece. Por isso, ter uma dieta bem estabelecida é fundamental para essa raça de cachorro. Natal é uma época em que naturalmente comemos mais que o normal, então não precisa privar o pet de comer uns petiscos para cachorro especiais e comidinhas natalinas para cães. Apenas tenha um controle da quantidade de comida que o Beagle está ingerindo.
3) O Bulldog Inglês precisa de uma ceia de natal canina equilibrada
Durante a ceia de Natal, cachorro Bulldog Inglês também é daqueles que vai tentar dar uma beliscada em todas as comidas. A raça tem forte tendência a desenvolver obesidade canina não só pela sua fome (que é bem grande) mas também por seu jeitinho mais preguiçoso. O Bulldog Inglês é uma raça de cachorro braquicefálico e não aguenta praticar exercícios por muito tempo. Essa dificuldade aliada à sua personalidade preguiçosa favorece o sedentarismo que leva ao sobrepeso. Por isso, tenha atenção na ceia de Natal canina para não deixar o Bulldog Inglês comer mais que o necessário!
4) O Dachshund com sobrepeso pode ter problemas sérios na coluna
Outro cão que precisa de cuidados na ceia de Natal com cachorro é o Dachshund, o famoso cachorro Salsicha. Esse pet tem tendência ao sobrepeso porque também adora comer. A obesidade em cachorro dessa raça é ainda mais perigosa porque o seu corpo alongado já é mais propenso a sofrer de problemas de coluna. Com o peso excessivo, esses problemas podem se tornar ainda mais graves. Portanto, fique sempre atento à quantidade de alimentos. Ceia de Natal pode - e deve - ser aproveitada, mas é preciso ficar de olho para evitar o exagero.
5) O Labrador tem muita energia, mas sua fome excessiva pode ser um problema
O Labrador adora uma ceia de Natal canina bem farta, com petiscos e comidinhas saborosas especiais para cães. Porém, o tutor deve planejar bem a quantidade de alimentos. Ceia de Natal precisa de um equilíbrio bem estabelecido para cães da raça Labrador por sua tendência ao sobrepeso. O Labrador é um animal ativo e que gosta de praticar exercícios físicos. O problema é que ele também gosta muito de comer, o que pode levar à obesidade canina. Por isso, é importante haver um equilíbrio na dieta do cachorro. Ceia de Natal deve ser aproveitada com moderação para evitar problemas de saúde.
6) O Pastor Alemão pode exagerar na alimentação caso tenha muita comida disponível
O Pastor Alemão é outro cachorro grande com tendência ao sobrepeso. Esses cães têm o mesmo problema do Labrador. Apesar de ser super ativo, adorar a prática de exercícios e ter energia de sobra, o Pastor Alemão também tem uma fome insaciável. Por isso, é importante ter atenção redobrada durante a ceia de Natal. Cachorro pode acabar comendo em excesso caso haja muita comida disponível para ele. Por isso, planeje uma ceia de Natal canina especial com comidas próprias para cães e na quantidade adequada ao seu peso.
7) O Pug pode ser bem sedentário, o que leva à obesidade canina
O Pug já é naturalmente um cão mais pesado. Ele também é uma das raças braquicefálicas e um dos cachorros mais preguiçosos que existem. Além disso, também é muito comilão. Ou seja: o combo perfeito para o sobrepeso. É por isso que a ceia de Natal para cachorro Pug precisa de muita atenção. Nada de oferecer alimentos em excesso e deixar o animal dar beliscadas em comidas o tempo inteiro, pois pode ter certeza que o cachorro Pug vai comer tudo que estiver à sua disposição. A ceia de Natal com cachorro Pug precisa de muita cautela para que o sobrepeso não se torne um problema.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Mariana Fernandes