Quem nunca confundiu uma raça de cachorro com outra? Ainda mais quando algumas características se assemelham, como o porte e a cor da pelagem, tornando mais difícil diferenciar uma da outra. Esse é o caso da raça de cachorro salsicha Dachshund, que em alguns casos pode acabar sendo confundida com a raça Cocker Spaniel - ou até mesmo com o Basset Hound. Comparando fotos de cachorro salsicha com as do cachorro Cocker, algumas diferenças físicas são bem perceptíveis. Mas existem outros aspectos, como a personalidade desses animais, que também podem ajudar na distinção entre um e outro. Veja mais sobre cada raça e suas principais características a seguir!
Como diferenciar um cão Dachshund de um Cocker Spaniel?
As diferenças físicas são bastante aparentes, isso não dá para negar. Enquanto o cachorro da raça Dachshund tem pelo menos três tipos de pelagens distintas - longa, curta ou com os pelos mais duros -, o cachorro Cocker é dono de pelos longos e que podem ser ondulados ou lisos, dando um charme incrível ao animal. Além disso, apesar de serem ambos serem considerados cães de porte pequeno, os tamanhos podem variar. O Cocker Spaniel na sua versão inglesa, que é tida como a “original”, é um pouquinho maior do que o cão americano. Já a raça de cachorro salsicha Dachshund pode ser de três tamanhos: miniatura, anão e padrão.
Mas além dos aspectos físicos, a personalidade e o comportamento dos bichinhos também pode variar de acordo com a raça. Enquanto o cão Dachshund é mais agitado, temperamental (o que não significa agressivo) e está sempre procurando alguma forma de se distrair para gastar energia, a raça Cocker tem um jeitinho mais sensível e delicado que ama receber carinho e amor da sua família. Por isso, são um pouco mais calmos do que os salsichinhas (mas não menos curiosos). De toda forma, ambos são uma excelente escolha de pet para se ter em casa - principalmente se tiver crianças por perto, já que as duas raças se dão muito bem com os pequenos.
Dachshund: cachorro da raça é brincalhão e muito atento
É comum que muita gente se refira aos cachorros de corpo mais alongado como cachorro salsicha, ou até mesmo “linguicinha”, mas a principal raça associada a esse nome é a do cão Dachshund. Com uma fonte de energia que parece inesgotável, os cachorros dessa raça geralmente são muito alegres, brincalhões e tem um pique danado quando o assunto é diversão! Mas apesar do lado mais extrovertido, esses cãezinhos estão sempre em alerta e não hesitam em latir quando sentem algo de errado no ambiente.
As características físicas do Dachshund, assim como mostram as fotos do cachorro salsicha, são definidas pelo seu longo corpo, orelhas caídas, focinho alongado e patinhas curtas. Mas é importante dar uma atenção especial à coluna desses bichinhos, viu? Devido ao formato do seu corpo, uma das doenças mais comuns nesta raça afeta o disco intervertebral, causando muita dor e incômodo no animal.
Cocker Spaniel: cachorro dócil e muito apegado aos donos
Antes de mais nada, você precisa saber que a raça Cocker é dividida em dois tipos de cachorros diferentes (mas não tanto): o Cocker Spaniel Inglês e o Americano. Isso traz algumas mudanças no corpo do animal, principalmente no que diz respeito a pelagem e tamanho. O primeiro é maior e possui pelos longos e ondulados, além de um focinho grosso e alongado, proporcional à sua cabeça quadrada. Já o Cocker Spaniel Inglês é dono de pelos longos e lisos, com a cabeça mais arredondada e focinho curto. As longas orelhas caídas também são outra característica muito marcante - que precisa de cuidados muito específicos, já que são mais suscetíveis a inflamações.
Entretanto, quando se trata de questões comportamentais ou do temperamento do bichinho, não há com o que se preocupar, pois eles são bem parecidos nesse aspecto. Amigáveis, companheiros fiéis e muito dóceis, o cachorro Cocker é muito apegado aos seus tutores e sempre está disposto a dar e receber carinho.
Redação: Juliana Melo